Aluno da Escoop tem artigo publicado em revista da UFSM especializada em cooperativismo

Orientado pelo professor da Escoop, Carlos Alberto Oliveira de Oliveira, o aluno do curso de especialização em Gestão de Cooperativas da Escoop, Robson Rodrigo Pereira Konzen, teve seu artigo de conclusão de curso publicado na Revista do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), chamada RGC – Revista de Gestão e Organizações Cooperativas. Intercooperação entre cooperativas: barreiras e desafios a serem superados é o título do artigo escrito por Robson Konzen.

Em seu trabalho, Konzen afirma que o cooperativismo é uma forma de união entre indivíduos que tem como finalidade principal a ajuda mútua através do trabalho em conjunto e que possui em sua essência, princípios que norteiam seus valores. Nessa vertente, ele destaca que um desses princípios é a intercooperação, que é basicamente a cooperação entre cooperativas.

“Devido a fatores diversos, esse princípio possui resistência no setor. Portanto, o estudo tem como finalidade identificar as barreiras e os desafios que impedem maior intercooperação entre as cooperativas”, afirma o aluno da Escoop. A metodologia aplicada envolve pesquisa exploratória bibliográfica de análise qualitativa, com levantamento de casos de intercooperação entre cooperativas e de fatores de resistência a esse princípio cooperativista. Com o estudo, vislumbrou-se a intercooperação como alternativa para o desenvolvimento das cooperativas. Contudo, entre os principais desafios a serem superados estão as diferenças culturais de cada cooperativa, o medo de perda de autonomia ou de deixar de existir, o individualismo e oportunismo, a falta de formalização de alguns arranjos, a vaidade, a falta de confiança e o excesso de competitividade entre as próprias cooperativas.

O professor Carlos Alberto Oliveira de Oliveira, orientador de Konzen, ressalta que ao trabalhar o princípio cooperativo da intercooperação em suas aulas, surgiu no aluno o interesse em aprofundar o assunto e trabalhar a pauta em seu trabalho de conclusão. “Inicialmente ele tinha a intenção de abordar, principalmente, as vantagens da intercooperação. No entanto, conversamos e por ainda ser um princípio que enfrenta muitas barreiras e desafios para maior implementação seguimos com um levantamento de trabalhos que, principalmente, continham informações de dificuldades envolvendo a intercooperação”, revelou Oliveira.

Após a conclusão do trabalho, Oliveira sugeriu que submetessem o trabalho ao crivo de uma revista especializada, o que teve a concordância de Konzen, e assim, o trabalho foi avaliado por especialistas da área, que deram parecer favorável à publicação e solicitaram aprimoramentos no trabalho. “Essas ações ocorreram posteriormente à entrega do TCC, o que demonstra o comprometimento do Robson em realizar a publicação”, esclareceu Oliveira.

O trabalho está disponível no link de conhecimento para o cooperativismo http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/rgc2016_04_13_Artigo_Escoop