2017_05_17_Interna

A Escoop recebeu no dia 9 de maio a visita de mais uma comitiva de 24 alunos do curso de Especialização Gestão em Cooperativas, promovido pelo Sistema OCB/MT, através do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso – Sescoop/MT. A viagem fez parte do Módulo do MBA ‘Visita Técnica – Vivências em Cooperativismo’, e teve como objetivo proporcionar aos alunos vivenciar experiências do mundo cooperativo, através de viagem, palestras, buscando uma compreensão e análise do cooperativismo, tanto em relação ao referencial teórico-metodológico, quanto à práxis cooperativa no RS, estado considerado o “berço do cooperativismo”.

A programação da visita técnica começou com a palestra do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, que discorreu sobre “A Expressão do Cooperativismo Gaúcho”. Ao falar da parceria com o Mato Grosso, ele ressaltou que o cooperativismo parte do conhecimento e educação cooperativa, e que isso está sendo construído com a parceria entre os dois estados. “Devemos estreitar ainda mais esta ponte que liga dois estados brasileiros. Estamos felizes em poder colaborar e podemos assim avançar neste processo de conhecimento”, ressaltou.

Em seguida, a analista técnica do Sescoop/RS, Ubiracy Ávila, discorreu sobre os objetivos do Módulo Vivências Cooperativistas: visualizar novas realidades e tendências, realizar contato com cooperativas referência, aplicar novos conhecimentos na área de gestão e multiplicar vivências e conhecimentos através de ações regionais.

A terceira palestra foi “Diretrizes e Estratégias na Formação Profissional”, com o diretor da Escoop, Derli Schmidt. Ele defendeu que a Escoop é uma educação que vai preparar o cooperativismo para o século 21. “Ao investir maciçamente em MBAs, agora no Instituto do Cooperativismo, vamos construir e sustentar o desenvolvimento do cooperativismo do Mato Grosso. Sabemos que o cooperativismo cresce por si, mas a educação qualifica, agrega valor”, reiterou.

Ao final do evento, o superintendente do Sistema OCB/MT, Adair Mazzotti, recebeu uma homenagem do Sistema cooperativo gaúcho pela sua dedicação em prol do Ensino Cooperativista.