Uma comitiva de 22 alunos do MBA em Gestão Estratégica do Agronegócio – turma de Santa Maria, da Escoop, esteve na Alemanha entre os dias 21 e 30 de maio de 2016. A turma foi acompanhada pelo diretor-geral da Escoop, professor Derli Schmidt. Alunos da Cotripal, Languiru, Camnpal, Cooperoque, Cotrijuc, Coopermil, Cotrisel, Coasa e Cotrirosa participaram da viagem de estudos.

Segundo o aluno Arno Malheiros, assessor jurídico da Cotripal, de Panambi e conselheiro sindical na Ocergs, a viagem de estudos concluiu em nível muito elevado os estudos da turma. “Foi uma viagem muito proveitosa, tanto pelo roteiro e conteúdo elaborados à feição das expectativas dos formandos, como por propiciar conhecer o sistema cooperativo da Alemanha, desde a cooperativa singular até suas Centrais, Federações e Confederação, na sua comparação com o modelo nacional”, revelou Malheiros.

No Centro de Pesquisa para o Cooperativismo da Universidade de Hohenheim, em Stuttgart, os alunos tiveram conhecimento sobre Agronegócio e Política Agrícola da Europa e Alemanha. Já na BWGV – Federação Regional da Cooperativas, também em Stuttgart, as aulas focaram o papel e importância de uma federação regional de cooperativas, esclarecendo para os alunos sua estrutura, organização, governança, financiamento e prestação de serviços, em especial os serviços de auditoria e consultoria de gestão.

Outro local visitado foi Academia da BWGV, em Karlsruhe. Criada e mantida pela Federação, possui nove academias do gênero na Alemanha, mantidas por federações regionais, que dedicam-se à capacitação de funcionários das cooperativas, em sua maioria de crédito.

Na OGA Nordbaden eG, Industriestr, em Bruchsal, os alunos estiveram na divisão de negócios da cooperativa, que é uma das maiores na Alemanha em comercialização de produtos hortifrúti.

Já em Berlim, os alunos foram recebidos na Confederação Alemã de Cooperativas (Deutscher Genossenschafts- und Raiffeisenverband e.V. – DGRV), onde tiveram uma visão geral do sistema cooperativo na Alemanha. O maior grupo é composto por cooperativas de crédito, que conjugam cerca de 18 milhões de associados. São no total 5.688 cooperativas que abrigam 19,58 milhões de associados. Suas principais atividades são a representação, auditoria, consultoria e capacitações, dentre outras atividades, com atuação em cooperação com as organizações regionais de cooperativas. Por fim, estiveram na DRV (Deutscher Raiffeisenverband e.V), que é a Federação das Cooperativas Agropecuárias e abriga 2.316 cooperativas, sendo 400 de comercialização.

O curso

O MBA em Gestão Estratégica do Agronegócio da Escoop – turma com aulas em Santa Maria/RS, iniciou suas aulas em 31 de outubro de 2014 e tem previsão de término em outubro de 2016. Os 33 alunos tiveram uma carga horária total 370 horas, divididos em 17 disciplinas. O MBA da Escoop tem como objetivo qualificar os profissionais oriundos das cooperativas agropecuárias a participarem com competência na gestão, conciliando teoria e prática, através das técnicas administrativas, com base nos conhecimentos da história e doutrina cooperativista.

2016_07_22_0283_interna

CONFIRA TAMBÉM

Cooperativas  gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop  Projeto, coordenado pela professora Cinara Alves, foi aprovado pelo Conselho Acadêmico e Administrativo   As cooperativas do Rio Grande do Sul serão objeto de pesquisa da Escoop a partir deste mês. O...