Uma comitiva de 22 alunos do MBA em Gestão Estratégica do Agronegócio – turma de Santa Maria, da Escoop, esteve na Alemanha entre os dias 21 e 30 de maio de 2016. A turma foi acompanhada pelo diretor-geral da Escoop, professor Derli Schmidt. Alunos da Cotripal, Languiru, Camnpal, Cooperoque, Cotrijuc, Coopermil, Cotrisel, Coasa e Cotrirosa participaram da viagem de estudos.

Segundo o aluno Arno Malheiros, assessor jurídico da Cotripal, de Panambi e conselheiro sindical na Ocergs, a viagem de estudos concluiu em nível muito elevado os estudos da turma. “Foi uma viagem muito proveitosa, tanto pelo roteiro e conteúdo elaborados à feição das expectativas dos formandos, como por propiciar conhecer o sistema cooperativo da Alemanha, desde a cooperativa singular até suas Centrais, Federações e Confederação, na sua comparação com o modelo nacional”, revelou Malheiros.

No Centro de Pesquisa para o Cooperativismo da Universidade de Hohenheim, em Stuttgart, os alunos tiveram conhecimento sobre Agronegócio e Política Agrícola da Europa e Alemanha. Já na BWGV – Federação Regional da Cooperativas, também em Stuttgart, as aulas focaram o papel e importância de uma federação regional de cooperativas, esclarecendo para os alunos sua estrutura, organização, governança, financiamento e prestação de serviços, em especial os serviços de auditoria e consultoria de gestão.

Outro local visitado foi Academia da BWGV, em Karlsruhe. Criada e mantida pela Federação, possui nove academias do gênero na Alemanha, mantidas por federações regionais, que dedicam-se à capacitação de funcionários das cooperativas, em sua maioria de crédito.

Na OGA Nordbaden eG, Industriestr, em Bruchsal, os alunos estiveram na divisão de negócios da cooperativa, que é uma das maiores na Alemanha em comercialização de produtos hortifrúti.

Já em Berlim, os alunos foram recebidos na Confederação Alemã de Cooperativas (Deutscher Genossenschafts- und Raiffeisenverband e.V. – DGRV), onde tiveram uma visão geral do sistema cooperativo na Alemanha. O maior grupo é composto por cooperativas de crédito, que conjugam cerca de 18 milhões de associados. São no total 5.688 cooperativas que abrigam 19,58 milhões de associados. Suas principais atividades são a representação, auditoria, consultoria e capacitações, dentre outras atividades, com atuação em cooperação com as organizações regionais de cooperativas. Por fim, estiveram na DRV (Deutscher Raiffeisenverband e.V), que é a Federação das Cooperativas Agropecuárias e abriga 2.316 cooperativas, sendo 400 de comercialização.

O curso

O MBA em Gestão Estratégica do Agronegócio da Escoop – turma com aulas em Santa Maria/RS, iniciou suas aulas em 31 de outubro de 2014 e tem previsão de término em outubro de 2016. Os 33 alunos tiveram uma carga horária total 370 horas, divididos em 17 disciplinas. O MBA da Escoop tem como objetivo qualificar os profissionais oriundos das cooperativas agropecuárias a participarem com competência na gestão, conciliando teoria e prática, através das técnicas administrativas, com base nos conhecimentos da história e doutrina cooperativista.

2016_07_22_0283_interna