Alunos da disciplina de Empreendedorismo Cooperativo da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Esccop, ministrada pelo professor Roberto Morais, realizaram nos dias 1 e 2 de dezembro, no auditório principal da faculdade, a primeira Mostra de Iniciação Científica.

Divididos em oito grupos, os alunos apresentaram nos dois dias seus trabalhos para os colegas e público cooperativista. Na abertura da Mostra, o diretor geral da Escoop, Derli Schmidt, avaliou como positiva a iniciativa dos alunos.

Foi um trabalho de autogestão. E ele é necessário. Precisamos avançar nos estudos do cooperativismo a partir de problemas propostos, precisamos produzir novos conhecimentos para despertar novos horizontes para o cooperativismo”, salientou.

Já o professor Roberto Morais saudou a iniciativa de todos os participantes e grupos ao informar que esse é um trabalho não aplicado, de revisões teóricas que são fundamentais para o avanço do estudo do cooperativismo. Lembrou ainda da participação de alunos das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) e da Universidade Feevale.

Confira os trabalhos apresentados e seus integrantes:

Dia 01/12/2014

FORMAÇÃO DE EMPREENDEDORES ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
De Fabiano da Silva Viegas, Júlio Maurício Jorge Moreira e Rejane Marques de Almeida

EMPREENDEDORISMO E MODELOS ECONÔMICOS
De Liliane dos Santos Linhares
De Gabriela Lamaison Lermen, Paula Cortez Karkow e Roger Severo Barroso

TRAJETÓRIA DE DUAS COOPERATIVAS E ANÁLISE ENTRE COMPETÊNCIAS POTENCIAIS E ATITUDES EMPREENDEDORAS
De Edison Luiz Freitas Marques

Dia 02/12/2014

EMPREENDEDORISMO COOPERATIVO: UMA ABORDAGEM NECESSÁRIA
De Alice Cruz, Carlos Alberto Conde, Claudiomiro Santos e Ederson da Costa

INTRAEMPREENDEDORISMO E AS PERCEPÇÕES DO GESTOR SOBRE O PERFIL DE SEUS FUNCIONÁRIOS
De Eder Luis Farias, Eli de Olvieira Freitas, Joel Moreira de Melo, Leandro Gomes Maia e Luiz Antonio Thimóteo

A INTERCOOPERAÇÃO COMO ALAVANCA DO EMPREENDEDORISMO COOPERATIVO
De Claudio Calmo, Jussara e Rogério

TRAJETÓRIAS DE VIDA DE PRESIDENTAS DE COOPERATIVAS: QUEM SÃO AS MULHERES LÍDERES DO COOPERATIVISMO GAÚCHO?
De Rosângela Vargas Pedroso

APRESENTAÇÃO PÔSTERES – DIAS 01/12/2014 E 02/12/2014

COOPERATIVISMO: PRINCÍPIOS, VIRTUDES E A OBTENÇÃO DE VANTAGENS ATRAVÉS DE SEU DESENVOLVIMENTO
De Alexandre Aloys Matte Júnior, Bernardo Trintin, Bruno Dewes Wagner e Gabriel de Morais Pretto