Capacitação em gestão da inovação em sociedades cooperativas

Capacitação em gestão da inovação em sociedades cooperativas

 

 

Nível: Workshop de Sensibilização para Inovação

Público: Cooperados e Colaboradores de Cooperativas

Metodologia: Presencial

Turma Presencial: 40 participantes

Número de módulos: 6 módulos

Carga horária: 48 horas

Coordenador: José Máximo Daronco

Objetivo: A capacitação em gestão da inovação visa a qualificação na criação, no gerenciamento e na implementação de projetos com foco em inovação. A sinergia entre um profundo entendimento das pessoas, a estruturação de modelos de negócio consistentes e a viabilidade tecnológica permitem a construção de uma vantagem competitiva efetiva e sustentável para sociedades cooperativas.

 


 

Módulos:

  1. Criatividade e Cultura para Inovação – 8h

Apresentar conceitos, modelos e técnicas associados à inovação, com base em uma perspectiva estratégica, voltada à geração de valor e à obtenção de vantagens competitivas efetivas e sustentáveis. Discutir técnicas e processos para o estímulo, direcionamento e aplicação prática de processos criativos, abordando as ferramentas para construção criativa de soluções como design thinking e métodos ágeis.

 

  1. Estratégia Tecnológica e Inovação– 8h

Aborda as tecnologias disponíveis e seus usos nas organizações. Apresenta o leque de recursos tecnológicos e digitais disponíveis. Representante de cooperativa aborda como tais ferramentas estão sendo aplicadas nas atividades da cooperativa.

 

  1. Inovação corporativa e suas estratégias – 8h

Explora os modelos de governança e gestão financeira das atividades de inovação. O professor apresenta os modelos de governança e gestão financeira tratados na literatura. Representante de cooperativa compartilha as suas experiências com as práticas em uso na cooperativa e como o recurso financeiro é destinado as ações de inovação.

 

  1. Ecossistemas de inovação e o cooperativismo – 8h

Aborda os agentes e ambientes envolvidos no ecossistema de inovação e como ocorre a interação. O professor apresenta as características de cada elemento do ecossistema de inovação. A aula ocorre em um ambiente de inovação (parque tecnológico; ou espaço de coworking) e um representante de uma cooperativa relata como se dá a interação como os outros agentes.

 

  1. Aceleração de ideias e projetos inovadores – 8h

Discute o caminho adequado para tratar ideias e estruturar o seu desenvolvimento. Utilizando método como o Canvas, lean start up e experimentação para facilitar o inovar a reduzir riscos e aumentar as chances de sucesso de iniciativas.

 

  1. Projeto de inovação – 8h

Tem como proposta que cada participante proponha um projeto de estrutura da inovação na cooperativa. O enfoque é destinado para a elaboração e apresentação de uma proposta aplicada a cooperativa com o objetivo de promover a cultura da inovação na cooperativa.

 


Ficou interessado? Manifeste seu interesse AQUI ou envie seu interesse e dúvidas para relacionamento@escoop.edu.br