Notícias

case-cesurg-coopser-2018-10-11-jr
. .

Cesurg participará do encontro de Docentes do Cooperativismo promovido pela Escoop

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas do Centro de Ensino Superior Rio-Grandense (CESURG), campus Sarandi, estará presente no Encontro de Docentes do Cooperativismo, que acontecerá no dia 08 de novembro, em Bento Gonçalves. Os professores e alunos apresentarão como se organiza uma cooperativa constituída com base no protagonismo dos alunos, tendo com referência as experiências acadêmicas. Segundo o professor responsável pelo projeto, Carlos Daniel Baioto, “avaliamos que a constituição da cooperativa evidencia o compromisso do curso em conciliar teoria e prática na formação dos discentes”, ressalta. Baioto justifica também que ter como referências elementos de inovação e empreendedorismo, focados na gestão de projetos, facilita o aprendizado dos alunos. O Encontro de Docentes busca integrar professores e instituições de ensino superior cooperativistas, oferecendo espaço para docentes discutirem, em um contexto cooperativista, experiências, desafios e possibilidades didáticas em sala de aula e faz parte da programação do XVIII Seminário Gaúcho do Cooperativismo.

Conheça o case do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas do Centro de Ensino Superior Rio-Grandense (CESURG), campus Sarandi

Empreendedorismo cooperativista entre a teoria e a prática

O case objetiva evidenciar a relação entre a formação obtida no curso e a iniciativa de criação de uma cooperativa. Tendo com referência a interação entre teoria e prática como base metodológica do curso, os alunos foram provocados em desenvolver a organização de um plano de negócios de um modelo de empresa, para o seminário acadêmico da instituição. Com base nesta experiência, os alunos do curso sentiram-se motivados para colocar em prática o plano de negócios que montaram para a atividade acadêmica, e assim surgiu a Cooperativa de Prestação de Serviços, a COOPSER. A cooperativa representa uma iniciativa de acadêmicos do curso com base de apoio dos professores dentro de suas disciplinas. Inicialmente composta por alunos, posteriormente foram convidados professores do curso para compor a cooperativa, bem como algumas pessoas da comunidade. A cooperativa foi após a análise das demandas locais na área de prestação de serviço da comunidade regional, aproveitando as potencialidades de mão de obra disponíveis na própria região. A COOPSER está iniciando suas atividades, mas conta com constituição jurídica formal, sendo as áreas de atuação, relacionadas às áreas de aprendizagem com sede na cidade de Sarandi, com atuação na região do Planalto Médio do Estado do Rio Grande do Sul.