Referência em território nacional, a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop, primeira instituição de ensino superior focada neste setor, recebeu na manhã dessa terça-feira (6/10) a visita de uma comitiva composta por representantes de cooperativas Habitacionais, de Crédito e Trabalho do estado do Maranhão (MA). Ao todo, nove integrantes, incluindo o presidente do Sescoop/MA, Marlon Aguiar, assistiram à apresentação do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, que explanou sobre os números e o desempenho do cooperativismo no Rio Grande do Sul.

Perius ressaltou o desenvolvimento do cooperativismo gaúcho, refletido no aumento dos seus ingressos, que nos últimos cinco anos registraram uma expansão de 68,2%. Em 2014, as cooperativas do Rio Grande do Sul apresentaram crescimento de 10,7% em relação ao ano de 2013 e registraram um faturamento de R$ 31,2 bilhões.

O presidente da entidade cooperativista gaúcha chamou atenção também para o salário médio dos empregados em cooperativas do Estado.

Em 2014, segundo pesquisa da Fundação de Economia e Estatística (FEE) e do Sescoop/RS, o salário médio dos empregados de cooperativas gaúchas foi 30,3% superior ao salário médio do empregados do setor privado

Vergilio Perius

Outro ponto destacado pelo presidente do Sistema Cooperativista Gaúcho foi o crescimento do número de associados e empregados do Rio Grande do Sul, que conta atualmente com 2,6 milhões de associados e 58,4 mil empregos diretos.

Após a apresentação do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, foi a vez do diretor geral da Escoop, Derli Schmidt, falar sobre a instituição de ensino superior, seu pioneirismo no Brasil e sua contribuição na formação profissional e capacitação de gestores de cooperativas.

Na parte da tarde, os integrantes da comitiva maranhense conheceram as dependências da sede do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, em Porto Alegre, e tiveram contato com os setores da entidade. Nesta terça-feira, o grupo realizará um city tour no município de Carlos Barbosa, onde visitam amanhã (7/10) a Cooperativa Santa Clara e a Cooperativa Vinícola Aurora, em Bento Gonçalves.

Grupo participará do 4° Epecoop

A comitiva formada pelo presidente do Sescoop/MA e por representantes dos ramos Crédito, Habitacional e Trabalho participará do 4° Encontro de Presidentes e Executivos de Cooperativas, nos dias 8 e 9 de outubro, no Weiand Hotel, em Lajeado.

2015_10_06_Maranhão_Escoop_068_Int_L

CONFIRA TAMBÉM

Volta às aulas: Escoop inicia ano letivo de 2024 na graduação

Volta às aulas: Escoop inicia ano letivo de 2024 na graduação

Volta às aulas: Escoop inicia ano letivo de 2024 na graduação  Primeira semana contou com encontros para acolhimento e também uma Aula Magna sobre gerência de cooperativas A Escola Superior do Cooperativismo (Escoop) deu início a mais um ano letivo, da graduação. Na...