Na tarde de quarta-feira, dia 12 de junho, um grupo de representantes das cooperativas de Moçambique realizou visita institucional à Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop. O objetivo dos integrantes da comitiva do país africano na visita ao Brasil foi buscar elementos para a formulação de propostas de políticas públicas que possam beneficiar e estruturar o cooperativismo em Moçambique, em especial na educação cooperativista e em questões tributárias. Ao recepcioná-los, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, apresentou a história e os dados atualizados do cooperativismo gaúcho, com ênfase na legislação cooperativista. “Nossa lei cooperativista é de 1971, elaborada após a unificação dos sistemas cooperativistas do país no Sistema OCB. A nossa lei cooperativista, a 5.764/71, é uma lei que nos atende muito bem. Sobre as questões tributárias, tivemos a consolidação do ato cooperativo com a norma constitucional de 1988”, concluiu Perius.

Na sequência, o diretor da Escoop, Mário de Conto, apresentou a Faculdade e os projetos que podem, no futuro, gerar possibilidades de intercooperação. “Temos a faculdade desde 2011, como uma estratégia de execução direta para o atendimento das cooperativas. Atuamos também como outras instituições de ensino superior, mas através da Escoop chegamos na real necessidade das cooperativas”, complementou o diretor. De Conto explicitou ainda as funções da Escoop para o cooperativismo gaúcho, como executar o ensino de formação profissional para as cooperativas, fomentar a produção científica no campo do cooperativismo e disseminar o conhecimento do cooperativismo em seus aspectos sociais e econômicos.

Nos últimos dez anos, os movimentos cooperativistas do Brasil e de Moçambique tem cooperado para o fortalecimento das cooperativas no país africano. Neste período, OCB e Ocesp prestaram cooperação técnica e jurídica que resultou na proposta e aprovação da Lei Geral de Cooperativas de Moçambique. O diretor executivo da Associação Moçambicana de Promoção do Cooperativismo Moderno, Cecílio Valentim, agradeceu a oportunidade de conhecer o sistema cooperativista do Rio Grande do Sul e do interesse na busca de conhecimentos e subsídios para o aprimoramento do cooperativismo em seu país. “Decidimos, uma vez que o cooperativismo ainda é um desafio em nosso país, em forma de cooperação, aprender o que pudermos sobre as cooperativas do Brasil para conseguirmos da melhor forma estruturarmos o setor em nosso país”, ressaltou. Em Moçambique, existem 102 cooperativas e 210 mil cooperados, com atuação principal na agropecuária, consumo e produção.

A comitiva moçambicana foi representada pelo diretor executivo da Associação Moçambicana de Promoção do Cooperativismo Moderno, Cecílio Valentim, chefe do departamento de Política Comercial no ministério da Indústria e Comércio, José Maria do Rosário Guilherme, e pelo funcionário da Autoridade Tributária de Moçambique, Edson Cláudio Lifaniça. Estavam presentes no evento, além do presidente do Sistema e do diretor da Escoop, a coordenadora de Pós-Graduação da Escoop, Paola Londero, e a analista técnica do Sescoop/RS, Ubiraci Ávila.

Os dirigentes gaúchos deixaram em aberto a possibilidade de convênios e estudos técnicos de cooperação com as cooperativas de Moçambique, com a alternativa de capacitação de professores e técnicos do país para o atendimento das demandas do setor naquele país. Após a visita ao Sistema Ocergs-Sescoop/RS e a Escoop, a comitiva de Moçambique visitou a Confederação Sicredi, em Porto Alegre, a cooperativa Piá e a Fecoopes Pioneira, em Nova Petrópolis, e a Cooperativa Coogamai, do ramo Mineral, sediada em Ametista do Sul.

CONFIRA TAMBÉM

Cooperativas  gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop  Projeto, coordenado pela professora Cinara Alves, foi aprovado pelo Conselho Acadêmico e Administrativo   As cooperativas do Rio Grande do Sul serão objeto de pesquisa da Escoop a partir deste mês. O...