Como atividade da disciplina de Português Instrumental da graduação em Gestão de Cooperativas da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop, alunos da turma de 2017 lançaram, no dia 5 de julho, o curta-metragem “Cooperar é a minha língua”, que foi utilizada como recurso didático pela professora Rosane Zimmer.

O filme mostra as atividades desenvolvidas ao longo do semestre pela turma, que tinham como objetivo trabalhar de forma mais intensa a compreensão e domínio do idioma, o entendimento de quem fala e quem ouve, abordando as reflexões sobre a língua e suas implicações na comunicação humana.

Após a exibição do filme, os alunos convidaram todos os presentes a cantar e dançar o samba enredo Minha Pátria é Minha Língua da Escola de Samba Mangueira.

“A minha pátria é minha língua Idolatrada obra-prima te faço imortal

Salve… poetas e compositores

Salve também os escritores

Que enriqueceram a tua história

Ó meu Brasil… Dos filhos deste solo és mãe gentil

Hoje a herança portuguesa nos conduz

A Estação da Luz!

Vem no vira da Mangueira vem sambar

Meu idioma tem o dom de transformar bis

Faz do palácio do samba uma Casa Portuguesa

É uma Casa Portuguesa com certeza”.

Em seguida, o diretor da Escoop, Mário De Conto, parabenizou a todos pelo trabalho. “Esse é um trabalho que a professora já desenvolve há alguns anos e é maravilhoso ver o engajamento das turmas a cada final de semestre, com o encerramento das atividades. Continuem com essa alegria e levem essa garra para as nossas cooperativas”.

Após a homenagem dos alunos à professora Rosane, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, parabenizou a todos pelo trabalho e criatividade. E a professora finalizou: “Agradeço pelo desafio. Trabalhamos para fazer uma edição com o material do semestre todo, tentando traduzir a língua nos seus diferentes contextos: oralidade, escrita. Mas, fundamentalmente, para que os alunos se apaixonem pela nossa língua. Essa turma é diferenciada. Ela leva a cabo o sentido real da palavra cooperar. Precisamos ser felizes também, além de cooperativistas. E eu agradeço por ter sido feliz nesse semestre junto de vocês”, finalizou.

A estreia do filme encerrou com um coquetel e com uma exposição de fotos da turma.

CONFIRA TAMBÉM