Curso de Capacitação de Conselheiros em Cooperativas

Curso de Capacitação de Conselheiros em Cooperativas

Nível: Curta Duração sem Pré-requisito de Formação

Público: Atuais conselheiros de administração e conselheiros fiscais, bem como os futuros conselheiros da cooperativa

Metodologia: Presencial

Turma Presencial: 40 participantes

Número de módulos: 6 módulos

Carga horária: 60 horas

Coordenador: José Máximo Daronco

Objetivo: Desenvolver conhecimentos que contribuirão para orientação e planejamento da gestão e governança das sociedades cooperativas, visando o melhor desempenho das cooperativas, alicerçado nos princípios do cooperativismo e na responsabilidade socioambiental contemporânea.

 


 

Módulos:

  1. Doutrina e Tendências do Cooperativismo – 6h

Aprofunda a discussão sobre a identidade cooperativas como uma vantagem competitiva. Permite que o discente estabeleça relação entre os princípios e valores do cooperativismo, a estrutura de funcionamento e os aspectos jurídicos das cooperativas. Ademais, possibilita ao aluno assimilação e ordenação do conhecimento sobre os processos de negócios, por meio do estudo e construção de cenários futuros, compreendendo a definição das sociedades cooperativas em relação aos diversos ambientes com os quais está transaciona, dentro de um contexto globalizado.

 

  1. Governança e Contratos – 6h

Entender os princípios, práticas e objetivos de governança para conselheiros, as atribuições e responsabilidades do conselho fiscal e de administração, identificando melhorias no processo de governança. Discutir a elaboração de contratos sob a luz da estrutura de governança e visando a redução da assimetria de informação existente. Aborda as boas práticas de governança corporativa no Brasil e no mundo, e o manual de boas práticas de governança cooperativa.

 

  1. Gestão Estratégica – 6h

Apresenta o conceito e modelos de gestão estratégica. Discute os conceitos de eficiência, eficácia e efetividade, bem como a diferença e vínculos entre os planos estratégicos, táticos e operacionais, com exemplos em cooperativas. Explora a necessidade e o processo de elaboração análise do ambiente externo e setorial: análise PESTAL e forças competitivas; CANVAS; e, a análise do ambiente interno, para a formulação da Matriz SWOT.

 

  1. Contabilidade e Análise das Demonstrações – 6h

Oferece um panorama sobre a estrutura das demonstrações contábeis de acordo com as normas internacionais de contabilidade e ITG 2004. Estuda o Balanço Patrimonial, das Demonstrações de Sobras e Perdas, do Resultado Abrangente, das Mutações do Patrimônio Líquido e do Fluxo de Caixa. Ademais, apresenta o conceito, finalidade e características da auditoria contábil nas sociedades cooperativas, bem como o objetivo, função e vantagens da auditoria interna e seu vínculo com o conselho fiscal. Discute a análise por meio de índices, com ênfase nos índices de liquidez, endividamento, rentabilidade, atividades e estrutura. Estuda a análise vertical e horizontal das demonstrações contábeis.

 

  1. Inovação – 6h

Conceitos de empreendedorismo. Características dos empreendedores. Importância dos empreendedores para o desenvolvimento. Intraempreendedorismo. Conceito de inovação. Tipologias de inovação. Competências para inovar. Modelo de negócio e proposta de valor.

 

  1. Desenvolvimento de Projetos – 6h

Procura oferecer uma reflexão acerca do processo de seleção e avaliação de projetos com base na orientação estratégica da cooperativa. Explora elementos como o gerenciamento da qualidade, comunicação, do cronograma, dos custos, escopos e recursos dos projetos. Discute sobre a análise de risco, gestão das aquisições e contratos, acompanhamento de projetos, e o processo de avaliação dos resultados do projeto.

 

  1. Gestão de Riscos e Compliance – 6h

Introdução a gestão e gerenciamento de riscos, tratando sua evolução no tempo, principais conceitos e modelos existentes no mercado e cenário atual. Estuda os papéis e responsabilidades dentro da cooperativa. Apresenta os frameworks e modelos de referência para gerenciamento de riscos. Discute o processo de identificação e classificação dos riscos, avaliação, mensuração, tratamento, monitoramento, informação e comunicação dos riscos. Explora o conceito de Compliance como instrumento da Governança Corporativa e dos instrumentos para sua aplicação e sua mensuração nos processos de controle. Aborda a implementação de políticas e as diretrizes nas sociedades cooperativas para cumprir com normas legais e regulamentares que as cooperativas são expostas..

 

  1. Sustentabilidade Organizacional – 6h

A crise socioambiental, causas e cenários. Desenvolvimento sustentável e sustentabilidade cooperativa. Responsabilidade ambiental e gestão ambiental pública e privada. Ferramentas de gestão ambiental. Responsabilidade Social. Desenho e implementação de programas de Responsabilidade Social. Performance Social das organizações cooperativas. Instrumentos de mensuração e divulgação de resultados de ações sustentáveis

 

  1. Desenvolvimento da Competência interpessoal – 6h

Compreensão dos processos envolvidos na dinâmica das relações interpessoais: comunicação intra e interpessoal, auto e hetero-percepção, empatia, saber ouvir, auto-estima, prática do feedback no relacionamento interpessoal.

 

  1. Desenvolvimento do Plano Estratégico de Desenvolvimento Cooperativista – 6h

Tem como proposta a formulação de um plano de trabalho cujo o enfoque é destinado para a elaboração e apresentação de uma proposta aplicada a cooperativa com o objetivo de aprimoramento do controle, acompanhamento e avaliação das ferramentas de governança.

 


Ficou interessado? Manifeste seu interesse AQUI ou envie seu interesse e dúvidas para relacionamento@escoop.edu.br