Curso de Formação de Lideranças – IN COMPANY

Acesse o Projeto Pedagógico do Curso: Curso para Lideranças – Sicredi Metrop. – VAluno


 

Demandante: Sicredi União Metropolitana RS – Porto Alegre

Modalidade: Curso de Extensão

Nível: Curta Duração sem Pré-requisito de Formação

Título: Curso para Lideranças de Sociedades Cooperativas

Público: Lideranças de Agência; Conselheiros de Administração e Conselheiros Fiscais

Metodologia: Presencial

Turma Presencial a cada edição: 50 vagas.

Início:31 de Outubro de 2019

Número de módulos: 5 módulos

Carga horária – Curso presencial: 40 horas

Horário: 8:30-12:30 e 13:30-17:30

Local de realização – Curso presencial:Rua Gonçalo de Carvalho,390 – Floresta, Porto Alegre – Irmãs Selesinas

Coordenador:José Máximo Daronco


DETALHAMENTO DAS EMENTAS DOS MÓDULOS

1. Módulo I.a – Identidade, Gestão e Governança em Cooperativa – 4H
O módulo oferece ao discente uma discussão sobre a evolução do pensamento cooperativista, sob a ótica da perspectiva econômica e doutrinária. Permite que o discente estabeleça relação entre os princípios e valores do cooperativismo, a estrutura de funcionamento e os aspectos jurídicos dascooperativas. Ademais, explora os mecanismos e modelos de governançaesuasaplicaçõesemcooperativas.Aevoluçãodagovernançacorporativa no Brasil, casos de fracasso e suas tendências.

1. Módulo I.b – Desenvolvimento Regional – 4H
Conceitos, métodos e instrumentos de planejamento territorial e desenvolvimento regional. As diferentes visões do desenvolvimento, a importância do planejamento e da dimensão territorial. Também trabalhará a regionalização enquanto processo, tratando do período técnico-científico informacional e o papel da região. Ainda, aborda políticas públicas territoriais no Brasil e o uso delas por sociedades cooperativas.

2. Módulo II.a – Tópicos em Legislação Trabalhista – 4H
Jurisprudência trabalhista mais recente e importante e suas aplicações nas relações de trabalho. Contratos e regulamentações especiais de trabalho: a preocupação prática e soluções de problemas do cotidiano. Trabalho subordinado e o trabalho autônomo. A negociação coletiva como forma ideal de regulação e o movimento sindical brasileiro e suas características.

2. Módulo II.b – Análise de Investimento – 4H
As funções financeiras, gestão e criação de valor, interpretação dos balanços e demonstrações de resultados, gestão dinâmica do capital de giro, geração e controle do fluxo de caixa operacional, financiamento das atividades e crescimento sustentável, fluxo de caixa livre. Discute os critérios de análise de projetos de investimentos: payback, retorno contábil, Valor Presente Líquido (VPL) e Taxa Interna de Retorno (TIR). Explora a administração e planejamento financeiro das sociedades cooperativas.

3. Módulo III – Liderança e Motivação– 8H
Visões sobre líder e liderança. Poder e liderança. Modelos e estilos de liderança. Perfil do líder do cooperativismo. Formação e desenvolvimento de líderes para o cooperativismo. A importância fundamental da motivação no trabalho. Visões sobre motivação. Cooperativismo e motivação. O líder motivador. Como motivar para o trabalho.

4. Módulo IV – Ecossistema de Inovação em Cooperativas – 8H
Conceito de inovação. Tipologias de inovação. Competências para inovar. Modelo de negócio e proposta de valor. Reflexos estratégicos da inovação em relação ao desempenho das organizações e suas aplicações no mundo corporativo. Discussão de modelos de gestão para desenvolvimento da capacidade inovadora no ambiente empresarial.

5. Módulo V -Vivências em Cooperativismo – 8H
A disciplina busca possibilitar a interação prática com as cooperativas, favorecendo a troca de experiências e o aprendizado coletivo. Por meio de uma missão técnica à cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul ou palestras sobre tendências no cooperativismo de crédito.