Capacitação em gestão da inovação em sociedades cooperativas

A capacitação em gestão da inovação visa a qualificação na criação, no gerenciamento e na implementação de projetos com foco em inovação. A sinergia entre um profundo entendimento das pessoas, a estruturação de modelos de negócio consistentes e a viabilidade tecnológica permitem a construção de uma vantagem competitiva efetiva e sustentável para sociedades cooperativas.

Carga horária total do curso: 48 horas

Coordenador do curso: José Máximo Daronco

Estrutura

MÓDULO I - Criatividade e Cultura para Inovação

Apresentar conceitos, modelos e técnicas associados à inovação, com base em uma perspectiva estratégica, voltada à geração de valor e à obtenção de vantagens competitivas efetivas e sustentáveis. Discutir técnicas e processos para o estímulo, direcionamento e aplicação prática de processos criativos, abordando as ferramentas para construção criativa de soluções como design thinking e métodos ágeis.

MÓDULO II- Estratégia Tecnológica e Inovação

Aborda as tecnologias disponíveis e seus usos nas organizações. Apresenta o leque de recursos tecnológicos e digitais disponíveis. Representante de cooperativa aborda como tais ferramentas estão sendo aplicadas nas atividades da cooperativa.

MÓDULO III - Inovação corporativa e suas estratégias

Explora os modelos de governança e gestão financeira das atividades de inovação. O professor apresenta os modelos de governança e gestão financeira tratados na literatura. Representante de cooperativa compartilha as suas experiências com as práticas em uso na cooperativa e como o recurso financeiro é destinado as ações de inovação.

MÓDULO IV - Ecossistemas de inovação e o cooperativismo

Aborda os agentes e ambientes envolvidos no ecossistema de inovação e como ocorre a interação. O professor apresenta as características de cada elemento do ecossistema de inovação. A aula ocorre em um ambiente de inovação (parque tecnológico; ou espaço de coworking) e um representante de uma cooperativa relata como se dá a interação como os outros agentes.

MÓDULO V - Aceleração de ideias e projetos inovadores

Discute o caminho adequado para tratar ideias e estruturar o seu desenvolvimento. Utilizando método como o Canvas, lean start up e experimentação para facilitar o inovar a reduzir riscos e aumentar as chances de sucesso de iniciativas.

MÓDULO VI - Projeto de inovação

Tem como proposta que cada participante proponha um projeto de estrutura da inovação na cooperativa. O enfoque é destinado para a elaboração e apresentação de uma proposta aplicada a cooperativa com o objetivo de promover a cultura da inovação na cooperativa.

Compartilhar: