Conhecer o sistema cooperativo do Rio Grande do Sul e colocar em prática o princípio do cooperativismo de Educação, Formação e Informação. É com essa proposta que um grupo de professores e o aluno Federico Destéfanis, do Centro Universitário Sunchales (Ices), município da província de Santa Fé, na Argentina, visitou na manhã dessa terça-feira (3/4) a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop.

A delegação argentina assistiu à palestra do analista administrativo do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Matheus Dias, que explanou sobre as atividades desenvolvidas pelas áreas finalísticas do Sescoop/RS, com ênfase no Programa Acompanhamento da Gestão das Cooperativas (PAGC), Programa Nacional de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) e no Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro (GDA).

Na sequência, o grupo prestigiou a palestra “Diretrizes e Estratégias na Formação Profissional”, ministrada pelo diretor-geral da Escoop, Derli Schmidt, que destacou o pioneirismo da Faculdade no Brasil como instituição de ensino superior voltada exclusivamente ao ensino, à pesquisa e à extensão em cooperativismo. O diretor da Escoop comentou sobre os cursos e atividades realizadas na instituição, e ressaltou a avaliação divulgada pelo Ministério da Educação, que atribuiu conceito 4 (numa escala até 5) para a Escoop, colocando a instituição entre as mais bem avaliadas faculdades do País.

Expressão do Cooperativismo Gaúcho     

O cenário do cooperativismo no Rio Grande do Sul foi tema da apresentação do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, que falou sobre o crescimento do cooperativismo no Estado. “São 2,8 milhões de associados e 58,9 mil empregos diretos gerados no Estado. As cooperativas gaúchas apresentaram crescimento de 14,22% em 2016 e registraram faturamento de R$ 41,2 bilhões”.

O dirigente também enalteceu a solidez do sistema cooperativista no RS, evidenciada pela evolução do patrimônio líquido, que em 2016 alcançou R$ 12,1 bilhões, o que representa um aumento de 12,76% em relação a 2015. Quanto aos ativos, o dirigente destacou o acréscimo de 11,79% entre 2015 e 2016.

A viagem de intercâmbio da delegação de Sunchales contou também com visita à Sicredi Pioneira RS, em Nova Petrópolis, e à Unisinos, em São Leopoldo.

CONFIRA TAMBÉM

Volta às aulas: Escoop inicia ano letivo de 2024 na graduação

Volta às aulas: Escoop inicia ano letivo de 2024 na graduação

Volta às aulas: Escoop inicia ano letivo de 2024 na graduação  Primeira semana contou com encontros para acolhimento e também uma Aula Magna sobre gerência de cooperativas A Escola Superior do Cooperativismo (Escoop) deu início a mais um ano letivo, da graduação. Na...

Vestibular Complementar II da ESCOOP

Vestibular Complementar II da ESCOOP

Inscrições abertas para o Vestibular Complementar II da ESCOOP Inscrições podem ser feitas até o dia 20 de março de 2024   Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Complementar II - Vestibular 2024 da Escola Superior do Cooperativismo – ESCOOP, para o...