MBA GESTÃO DE COOPERATIVAS – Turma EMATER

O Curso tem como objetivo qualificar os profissionais da EMATER para participarem ativamente com competência na gestão das empresas cooperativas, conciliando teoria, prática e técnicas administrativas, com a história e doutrina cooperativista. A carga horária do Curso Pós-Graduação em Gestão de Cooperativas é de 370 horas.

Coordenador do Curso: Prof. Derli Schmidt.

Matriz curricular e Ementas

2012

Conjuntura Econômica e Social do Cooperativismo – A disciplina discute a identidade das cooperativas, enquanto associações e empresas-associadas; analisa as organizações cooperativas como empresas de economia social e as diferenças em relação a empresas de capital ou estatais; diagnostica problemas, perspectivas e tendências de adaptação do cooperativismo aos desafios do tempo atual.
Cenário Sócio Econômico Rural do Cooperativismo – O Cooperativismo e o contexto sócio-econômico rural brasileiro. O perfil de dirigentes e gerentes mediante a nova realidade do mercado.
Doutrina do Cooperativismo – Estuda a Evolução do pensamento cooperativista, dos precursores e dos pioneiros do cooperativismo como movimento.
Desenvolvimento Rural e o Cooperativismo – Estudo das transformações econômicas, políticas e sociais e o desenvolvimento rural. Estudo das fraquezas e fortalezas do Sistema Cooperativo neste cenário e quais as perspectivas para o futuro.
Tendências em Gestão Cooperativa / Planejamento Estratégico – A disciplina está organizada para dar uma visão geral dos principais conceitos vinculados às novas teorias administrativas. Tem como ponto de vista fundamental os executivos e dirigentes das cooperativas e suas contribuições ligadas às práticas de gestão.
Comportamento Organizacional e Gestão de Mudanças – Cultura e o estilo de gestão como fatores do processo de mudança. A mudança a partir das pessoas e as lideranças. Relacionamento e o clima de trabalho nas equipes. Motivação humana. Clima organizacional e produtividade. Variáveis que afetam o clima organizacional. O comportamento humano nas organizações. Fatores de satisfação no trabalho.
Direito Cooperativo – Realiza estudos sobre a legislação brasileira, bem como sobre o direito comparado no campo das sociedades cooperativas, visando a instrumentalizar os profissionais da área nas especificidades jurídicas. Estuda o marco jurídico próprio que norteia o cooperativismo e as especificidades dos segmentos cooperativos.
Marketing para Cooperativas – Estuda a comercialização, com ênfase na administração de marketing de cooperativas, destacando aspectos de planejamento, organização, direção e controle da área comercial. Instrumentos de marketing e a atividade de vendas: estratégias de desenvolvimento, divulgação e distribuição.
Relações Públicas e Comunicação Cooperativa – As diferenças entre o público da Comunicação. Público Interno: a comunicação interna como ferramenta da gestão. O Endomarketing. A mídia interna (meios veículos e técnicas). Público Externo: os diferentes grupos que compõem o público externo. Formas de relacionamento com cada segmento do público externo. A mídia externa (meios veículos e técnicas). Os critérios de classificação social. Os conceitos de mídia. Os critérios de escolha de agência.  A campanha eficaz. As etapas da campanha. Os critérios de avaliação de campanha.
Metodologia de Pesquisa – Estrutura do conhecimento. Epistemologia. Tipos de pesquisa. Problemas de pesquisa. Hipóteses. Métodos estatísticos. Revisão bibliográfica. Métodos e técnicas de pesquisa. Orientação para elaboração do TCC.

2013

Contabilidade de Cooperativas – Estuda os problemas contábeis e financeiros das sociedades cooperativas, destacando os aspectos mais relevantes com influência na apuração dos resultados.
Gestão Financeira de Cooperativas – Visão geral do mercado financeiro; políticas de captações e empréstimos de recursos financeiros adotados no âmbito das instituições financeiras. Estuda aspectos específicos na abordagem sobre controles internos.
Responsabilidade Sócio-Empresarial Cooperativa – Tendo em vista o cooperativismo ser um movimento social e econômico, a mesma estudará o enfoque social e responsabilidade das cooperativas com a comunidade em torno das empresas cooperativas.Estuda a Filosofia e estrutura da Organização do Quadro Social (O.Q.S.)
Modelos de Gestão e Vivências em Cooperativismo – A disciplina buscará proporcionar aos alunos conhecer as experiências do mundo cooperativo, através de viagens, palestras, buscando uma compreensão e análise do Cooperativismo, tanto em relação ao referencial teórico-metodológico, quanto à práxis cooperativa.
Orientação dos TCC`s – Orientação dos Trabalhos de Conclusão do Curso consiste na produção de artigo científico.
Seminário: Apresentação dos Artigos – Atividades de orientação voltadas para a produção, por parte do aluno, do artigo científico exigido para a conclusão do curso de especialização

Horários
Sextas-feiras: Manhã e Tarde
Sábados: Manhã e Tarde.

Professores
Ms. Derli Schmidt
Dr. Décio Cotrim
Ms. José Zigomar V. dos Santos
Dr. Roberto Tadeu Ramos Morais
Dr. Fernando Dewes
Dr. Mário De Conto
Dr. Eduardo Schneider
Ms. Denise Pagnussatt
Ms. Claralúcia Prates Machado
Esp. Carmen E. F. Schmidt
Ms. Rogério A. F. Fernandes
Ms. Gerônimo Grando
Dr. José Eduardo Zdanowicz
Esp. Ivan Novello
Dr. Antonio Carlos Fraquelli

Informações Legais
O Curso Pós-Graduação MBA Gestão de Cooperativas – Turma EMATER – foi aprovado pelo Conselho Acadêmico e Administrativo da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo em ATA Nº 001/11.