Um espaço para docentes discutirem experiências, desafios e possibilidades didáticas em sala de aula, em um contexto cooperativista. Esta é a proposta do Encontro de Docentes do Cooperativismo, organizado pela Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop, que ocorrerá em 8 de novembro, no Hotel Dall’Onder, em Bento Gonçalves.

O evento contará com a participação de outras cinco instituições do Rio Grande do Sul que possuem graduação em Gestão de cooperativas: Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal de Rio Grande (FURG), Instituto Federal Sul-Riograndense (IFSul), Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijui) e Centro de Ensino Superior Riograndense (Cesurg). Essas instituições irão apresentar seus cases de sucesso em metodologias ativas de ensino no campo da educação superior em gestão de cooperativas.

A Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop, através de seu Núcleo de Pesquisa, e com apoio do Sescoop/RS, promove o evento na Serra Gaúcha. Para o coordenador do evento e professor da Escoop, Deivid Ilecki Forgiarini, o Encontro é uma oportunidade dos professores compartilharem ideias e experiências de ensino em sala de aula. “Este evento criará um ambiente ímpar de contato dos docentes do ensino superior em gestão de cooperativas. Este é um primeiro passo importante para que possamos trabalhar o princípio da intercooperação, já indicado pelo Seminário Gaúcho do Cooperativismo em 2016, também no âmbito do ensino do cooperativismo. Por isso o destaque para as metodologias ativas, como um processo inovador de educação na esteira da busca do equilíbrio entre o econômico e social das cooperativas”, destaca Forgiarini.

PALESTRA

O Encontro de Docentes do Cooperativismo recebe a professora associada do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP, Silvia Pereira de Castro Casanova, a professora adjunta da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Edvalda Araújo Leal, e o doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (FEA/USP), Gilberto José Miranda, que apresentarão a palestra “Revolucionando sala de aula: Como envolver o estudante aplicando as técnicas e metodologias ativas de aprendizagem”.

OFICINAS

O evento contará com as seguintes oficinas de trabalho:

Oficina 1: RPG-ROLE PLAYING GAME

Com a utilização da metodologia de Role Playing Game, o conhecimento é transmitido com base na vivência e na observação de situações práticas construídas em conjunto em sala de aula.

Oficina 2: STORYTELLING

A metodologia de Storytelling é fundamentada no relato de fatos reais ou desenvolvidos com base na experiência humana para a transmissão do conhecimento.

Oficina 3: PBL – PROBLEM BASED LEARNING

A metodologia Problem Based Learning é centrada no aluno e tem como propósito a resolução de problemas, reais ou simulados, a partir de ações colaborativas.

INSCRIÇÕES

Destinado a instituições de ensino superior com cursos em gestão de cooperativas, o Encontro de Docentes do Cooperativismo recebe inscrições pelo site do Sescoop/RS (http://www.sescooprs.coop.br) a partir de 7 de agosto. As vagas são limitadas e não há taxa de inscrição.

Para mais informações entre em contato com a Escoop através do telefone (51) 3222-5500 ou pelo e-mail deivid-forgiarini@sescooprs.coop.br.

8h – Credenciamento

8h45 – Abertura

9h – Painel de Abertura – Inovação e práticas pedagógicas no ensino do cooperativismo

10h – Coffee Break