A didática e o processo de ensino e aprendizagem do cooperativismo foram discutidos na manhã do dia 8 de novembro, em Bento Gonçalves, durante o Encontro de Docentes do Cooperativismo, que com o tema  Compartilhando Ideias, reuniu mais de 100 docentes cooperativistas do Rio Grande do Sul, em evento promovido pela Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop. O Encontro foi aberto pelo presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, pelo diretor geral da Escoop, Mário De Conto e pelo professor pesquisador da Escoop, Deivid Forgiarini.

O primeiro painel do dia, intitulado “Inovação e Práticas Pedagógicas no Ensino do Cooperativismo” foi conduzido pelos professores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Edvalda Araújo Leal e Gilberto José Miranda, e pela professora da Universidade de São Paulo (USP), Silvia Pereira de Castro Casa Nova. Todos os participantes receberam o livro de autoria dos professores “Revolucionando a Sala de Aula: Como envolver o estudante Aplicando as Técnicas de Metodologias Ativas de Aprendizagem” dos professores que apresentaram o painel, e após a apresentação inicial, foram divididos em oficinas de trabalho por temas específicos, que ofereceram discussões orientadas à instrumentalização para o uso de estratégias de ensino aplicadas no processo educativo, como liderança, comunicação, capacidade de resolução de problemas, trabalho em equipe e pesquisas.

Confira a apresentação AQUI

Oficina 1: RPG-ROLE PLAY GAME

Gilberto José Miranda conduziu a oficina sobre RPG, uma metodologia que é como um jogo de papéis, no qual os estudantes aprendem por meio de uma atuação teatral.

Confira a apresentação AQUI

Oficina 2: STORYTELLING

A professora adjunta da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Edvalda Araújo Leal, conduziu a oficina sobre Storytelling, uma metodologia fundamentada no relato de fatos reais ou desenvolvidos com base na experiência humana para a transmissão do conhecimento.

Confira a apresentação AQUI

Oficina 3: PBL – PROBLEM BASED LEARNING

A professora associada do Departamento de Contabilidade e atuária da FEA/USP, Silvia Casa Nova trabalhou a oficina sobre Problem Based Learning (PBL). A metodologia utiliza a resolução de problemas a fim de incentivar e promover a aprendizagem dos conhecimentos.

Confira a apresentação AQUI

O evento contou ainda com a apresentação de cases de seis instituições do Rio Grande do Sul que possuem graduação em Gestão de cooperativas: Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), pela professora Fabiana Letícia Pereira Alves Steca; Universidade Federal de Rio Grande (FURG), pela professora Patricia Tometich; Instituto Federal Sul-Riograndense (IFSul), pelo professor Marcelo Freitas Gil; Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijui), pelo professor Pedro Büttenbebder; Centro de Ensino Superior Riograndense (Cesurg) pelo professor Carlos Daniel Baioto; e Escoop, pelo professor Geronimo Grando, que apresentaram suas metodologias ativas de ensino no campo da educação superior em gestão de cooperativas e experiências de sucesso no campo cooperativista.

O Encontro de Docentes do Cooperativismo teve como objetivo principal oferecer espaço para docentes discutirem, em um contexto cooperativista, experiências, desafios e possibilidades didáticas em sala de aula.

CONFIRA TAMBÉM

Cooperativas  gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop  Projeto, coordenado pela professora Cinara Alves, foi aprovado pelo Conselho Acadêmico e Administrativo   As cooperativas do Rio Grande do Sul serão objeto de pesquisa da Escoop a partir deste mês. O...