A didática e o processo de ensino e aprendizagem do cooperativismo foram discutidos na manhã do dia 8 de novembro, em Bento Gonçalves, durante o Encontro de Docentes do Cooperativismo, que com o tema  Compartilhando Ideias, reuniu mais de 100 docentes cooperativistas do Rio Grande do Sul, em evento promovido pela Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop. O Encontro foi aberto pelo presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, pelo diretor geral da Escoop, Mário De Conto e pelo professor pesquisador da Escoop, Deivid Forgiarini.

O primeiro painel do dia, intitulado “Inovação e Práticas Pedagógicas no Ensino do Cooperativismo” foi conduzido pelos professores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Edvalda Araújo Leal e Gilberto José Miranda, e pela professora da Universidade de São Paulo (USP), Silvia Pereira de Castro Casa Nova. Todos os participantes receberam o livro de autoria dos professores “Revolucionando a Sala de Aula: Como envolver o estudante Aplicando as Técnicas de Metodologias Ativas de Aprendizagem” dos professores que apresentaram o painel, e após a apresentação inicial, foram divididos em oficinas de trabalho por temas específicos, que ofereceram discussões orientadas à instrumentalização para o uso de estratégias de ensino aplicadas no processo educativo, como liderança, comunicação, capacidade de resolução de problemas, trabalho em equipe e pesquisas.

Oficina 1: RPG-ROLE PLAY GAME

Gilberto José Miranda conduziu a oficina sobre RPG, uma metodologia que é como um jogo de papéis, no qual os estudantes aprendem por meio de uma atuação teatral.

Oficina 2: STORYTELLING

A professora adjunta da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Edvalda Araújo Leal, conduziu a oficina sobre Storytelling, uma metodologia fundamentada no relato de fatos reais ou desenvolvidos com base na experiência humana para a transmissão do conhecimento.

Oficina 3: PBL – PROBLEM BASED LEARNING

A professora associada do Departamento de Contabilidade e atuária da FEA/USP, Silvia Casa Nova trabalhou a oficina sobre Problem Based Learning (PBL). A metodologia utiliza a resolução de problemas a fim de incentivar e promover a aprendizagem dos conhecimentos.

Confira a apresentação AQUI

O evento contou ainda com a apresentação de cases de seis instituições do Rio Grande do Sul que possuem graduação em Gestão de cooperativas: Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), pela professora Fabiana Letícia Pereira Alves Steca; Universidade Federal de Rio Grande (FURG), pela professora Patricia Tometich; Instituto Federal Sul-Riograndense (IFSul), pelo professor Marcelo Freitas Gil; Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijui), pelo professor Pedro Büttenbebder; Centro de Ensino Superior Riograndense (Cesurg) pelo professor Carlos Daniel Baioto; e Escoop, pelo professor Geronimo Grando, que apresentaram suas metodologias ativas de ensino no campo da educação superior em gestão de cooperativas e experiências de sucesso no campo cooperativista.

O Encontro de Docentes do Cooperativismo teve como objetivo principal oferecer espaço para docentes discutirem, em um contexto cooperativista, experiências, desafios e possibilidades didáticas em sala de aula.