A Escoop já está recebendo os cases das instituições de ensino superior que participarão do Encontro de Docentes do Cooperativismo, que acontece em Bento Gonçalves, no dia 08 de novembro de 2018. O evento tem como objetivo oferecer espaço para docentes discutirem, em um contexto cooperativista, experiências, desafios e possibilidades didáticas em sala de aula, e é direcionado para docentes do campo de educação superior cooperativista. As instituições que já confirmaram participação são a Furg, UFSM, IFSUL, Unijuí e Cesurg. A Escoop se propõe a conectar todos os cursos superiores de gestão de cooperativas do Rio Grande do Sul, colocando em discussão as metodologias ativas no ensino do cooperativismo. O Encontro de Docentes faz parte da programação do XVIII Seminário Gaúcho do Cooperativismo.

Conheça o case da Furg – Curso de Tecnologia em Gestão de Cooperativas – Campus São Lourenço do Sul

Tem como objetivo a formação de profissionais tecnólogos, capazes de dirigir, fomentar e assessorar cooperativas, associações e outras organizações da sociedade civil, observando os princípios democráticos, a igualdade, a equidade e a solidariedade no processo de constituição e desenvolvimento dessas organizações. Conta com a atuação dos estudantes na promoção de eventos, realização de atividades de extensão e no acompanhamento de atividades complementares à sua formação.

Com ações voltadas à extensão, o curso tem ligação com a economia solidária. Em visita à Cooperativa Reciclar de Arroio Grande, por exemplo, os acadêmicos tiveram oportunidade de perceberem a transformação social que o cooperativismo oportuniza, com a geração de trabalho, renda e dignidade a diversos profissionais, contribuindo para um mundo sustentável.