Notícias

2016_11_17_capa
. .

Escoop assina acordo de cooperação com a Confederação Uruguaia de Cooperativas

A Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop, assinou no dia 17 de novembro, em Montevidéu, no Uruguai, durante o Congresso da Aci-Américas um acorde de cooperação com a Cudecoop – Confederação Uruguaia de Entidades Cooperativas. O acordo tem como objetivo a cooperação técnico-científica, profissional e cultural com o intuito de desenvolver projetos e atividades dirigidas à promoção do ensino, pesquisa e extensão do ensino cooperativo.

Segundo o professor Derli Schmidt, diretor geral da Escoop e representante do cooperativismo gaúcho no Congresso da ACI Américas, a assinatura do convênio se deu após a visita dos uruguaios ao Brasil, quando conheceram a estrutura da Escoop e reconheceram a importância do pioneirismo da inciativa. “Eles tiveram a possibilidade de verificar in loco a nossa estrutura e vivenciar a qualidade do que fizemos aqui no ensino cooperativista”, ressaltou Schmidt.

Para Gabriel Isola, representante da Cudecoop e responsável pela relação com o cooperativismo brasileiro, “a experiência da Escoop, capitaneada pelo Sistema Ocergs-Sescoop/RS, tem sido um elemento inspirador para a Cudeccop, já que decidimos em 2016 darmos início a decisão de avançar na criação da escola nacional de cooperativismo”, relatou Isola. Segundo o professor uruguaio, será a oportunidade de articular iniciativas de formação e capacitação que nossas distintas federações já estão desenvolvendo de forma independente.