Na quarta-feira, dia 22 de janeiro, em Ibirubá, a Coprel sediou a reunião de Planejamento Estratégico da Fecoergs – Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul. Dirigentes das 24 cooperativas que compõem a federação trabalharam na elaboração do Planejamento Estratégico da Fecoergs para os próximos 5 anos, sob a coordenação da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop).

As cooperativas que compõem o Sistema Fecoergs levam energia para mais de 1 milhão de gaúchos, atuando na área rural de 369 municípios e também atendendo a 72 áreas urbanas de cidades.

Para realizar o Planejamento Estratégico do período 2020-2025, as cooperativas prepararam dados e informações dos últimos anos. Os presidentes e dirigentes discutiram temas importantes, compartilharam experiências e definiram as áreas prioritárias de trabalho, investimentos e atuação. “A Fecoergs é uma federação muito atuante. Queremos que os nossos cooperados participem das nossas cooperativas, e buscamos dar o exemplo, tomando decisões em conjunto, buscando fazer um planejamento bem organizado e estruturado com as nossas coirmãs”, destacou o presidente da Fecoergs, Ilor de Pauli, que também é presidente da Cooperativa Ceriluz de Ijuí.

O presidente da Coprel, Jânio Vital Stefanello, sempre defendeu a importância da organização e do planejamento conjunto das cooperativas para trabalhar pautas de interesse conjunto. “Esta organização e trabalho institucional das cooperativas reflete diretamente na ponta, no cooperante. Nós planejamos, trocamos experiências, aprendemos uns com os outros e vamos colocando em prática os melhores exemplos. Juntos, também temos mais força para reivindicar junto à ANEEL as principais demandas das cooperativas. Chegamos a uma organização e unidade tão grande que conseguimos nos ajudar entre as cooperativas quando ocorrem fortes temporais em uma região. Vivemos o cooperativismo na prática, no dia a dia”, pontua Stefanello, que também preside a Infracoop – Confederação Nacional das Cooperativas de Infraestrutura, que reúne as federações estaduais de cooperativas de energia e geração.

Resultado da reunião, o documento de Planejamento Estratégico da Fecoergs para o período 2020-2025 será editado e no próximo mês estará à disposição das cooperativas para consultas e informações.

CONFIRA TAMBÉM

Cooperativas  gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop  Projeto, coordenado pela professora Cinara Alves, foi aprovado pelo Conselho Acadêmico e Administrativo   As cooperativas do Rio Grande do Sul serão objeto de pesquisa da Escoop a partir deste mês. O...