Durante cinco dias, de 30 de setembro a 4 de outubro, 38 dirigentes e associados de cooperativas do ramo Crédito, integrantes dos sistemas Unicred e Sicredi, do Sistema Ocergs-Sescoop/RS e da Escoop, participaram da Missão ao Vale do Silício, na Califórnia, nos Estados Unidos, onde tiveram acesso ao mundo da inovação e tecnologia, com o objetivo de buscar subsídios para estimular o processo de inovação nas sociedades cooperativas do Rio Grande do Sul. Participaram da Missão, o vice-presidente da Central Sicredi Sul Sudeste, Marcio Port e o diretor geral da Unicred Central RS, Rodrigo Borges, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, o superintendente do Sescoop/RS, Norberto Tomasini, o gerente de Promoção Social do Sescoop/RS, José Zigomar Vieira dos Santos, o analista técnico do Sescoop/RS, Cássio Triches e o coordenador de Graduação da Escoop, Carlos Alberto Oliveira de Oliveira.

Conectados ao ambiente de inovação, os participantes tiveram acesso ao ecossistema de startups, aceleradoras, incubadoras e centros de inovação, sempre com o objetivo de buscar um ambiente mais flexível e horizontal, adaptado às necessidades atuais. Conduzidos pela Startse, empresa contratada pelo Sescoop/RS, os participantes foram impactados pelas novas tecnologias e novas formas de gestão e modelos de negócios. Na Missão organizada pela Escoop Cred, a comitiva visitou ambientes e assistiu a palestras sobre assuntos específicos de sua área de atuação, como aprimorar a experiência entre cliente e instituição financeira com simplicidade e transparência nas relações em todos os ambientes digitais, as características e o estágio de desenvolvimento e adoção da Inteligência Artificial, a gama de tecnologias disponíveis e a agilidade que a cultura organizacional das startups apresenta para o ambiente de negócios, dentre outros.

Plug and Play

No primeiro dia, os participantes visitaram a Plug and Play, que é considerada a maior aceleradora de startups do mundo, interagindo com diversos empreendedores. Entre as atividades, Neal Siganporia, que é gestor de soluções da Startup Moxtra, fez um pitch para o grupo da missão. A Moxtra está desenvolvendo um serviço que aprimora a gestão do relacionamento entre os negócios e seus clientes. A solução que Neal apresentou tem como propósito aprimorar a experiência entre cliente e instituição financeira com simplicidade e transparência nas relações em todos os ambientes digitais.

Universidade da Califórnia, Berkeley

O diretor da Faculdade e professor de Inteligência Artificial na Universidade da Califórnia, Berkeley, Alberto Todeschini, abordou as características e o estágio de desenvolvimento e adoção da Inteligência Artificial. O objetivo da IA é perceber o mundo a partir de vídeos, imagens, textos e áudios para fazer predições e realizar tomadas de decisão. Segundo Alberto, somente 0,5 a 1% de todos os dados disponíveis são utilizados para aplicações de Inteligência Artificial.

Startup Brex

Lucas Fox, da startup Brex, comentou sobre como as cooperativas de crédito podem estimular o ecossistema de inovação no Brasil. A Brex é uma startup que fornece cartão de crédito corporativo para outras startups. Confira o vídeo AQUI.

Programa de aceleração VISA

Gestora de Inovação no Brasil do Programa de Aceleração VISA, Beatriz Montiani, que contou que a VISA conta com um programa para apoiar startups com equity free, ou seja, sem exigência de participação acionária no negócio.

Beatriz explicou o formato do projeto e destacou que o programa teve mais de 3.400 inscritos e mais de 400 mentorias já foram realizadas.

Getmore

Edgar Scherer, CEO e Co-Founder da Getmore, explicou que a empresa reúne, em sua plataforma, lojas, produtos, preços, cupons e promoções, mostrando o que o cliente busca, e possibilitando um cashback, ou seja, a condição de recuperação de parte do valor das compras.

Startup Juntos

Érico Gomes, da startup Juntos, propõe um relacionamento baseado na confiança, criando um envolvimento bidirecional entre instituições e demandantes dos serviços nas relações digitais. A Juntos é uma fintech subcredenciadora no arranjo de pagamentos dos cartões de crédito e débito, de bandeiras mundialmente aceitas, como Visa e Mastercard. Especializada em hardware, software e fullservice para o varejo, fornece uma série de facilidades integradas ao aplicativo do usuário final de cashback e cashless, operando sob uma conta digital de pagamento.

HP

O diretor sênior da HP, Global Device-as-a-Service, Vinicius David, falou sobre a importância da cultura organizacional e da valorização das pessoas para o incentivo à inovação. Ele destacou que a tecnologia, na grande maioria das organizações, é um meio de alcançar os objetivos e não um fim em si só, da mesma forma que, em uma organização focada nas pessoas, a educação e uma mentalidade de melhoria constante são consideradas como caminho para prosperidade.

Device-as-a-Service (DaaS) é o programa da HP de gerenciamento de aparelhos para cobrir os sistemas iOS e macOS, da Apple. Como parte dessa nova oferta de DaaS expandida, mais conhecida pelo termo “managed mobility services (MMS / serviços gerenciados de mobilidade), os usuários podem integrar dispositivos como iPhones, iPads e Macs com o suporte e os serviços gerenciados e de análise da HP.

StartSe

O sócio da StartSe, Mauricio Benvenutti, comentou sobre a importância das pessoas por trás das inovações e tecnologias. “Toda gente talentosa é digna de autonomia e prospera na liberdade”. Confira AQUI o vídeo completo.

PayPal

Fundado por Elon Musk, Max Levchin e Peter Thiel, em 1998, com a visão de democratizar os serviços financeiros e empoderar os usuários da plataforma, o Paypal alcançou crescimento rápido, o que levou para um IPO 4 anos depois da sua fundação. E, pouco depois, foi adquirida pelo eBay por US$1,5 bilhão. Atualmente, o PayPal é líder global em soluções de pagamento online com mais de 244 milhões de contas em todo o mundo. Em sua palestra aos membros da Missão EscoopCred ao Vale do Silício, o chefe de parcerias de pagamentos corporativos do PayPal, Eduardo Righi, destacou a importância da segurança cibernética para realização de transações financeiras no contexto digital.

Depoimentos

Para Vergilio Perius, a viagem proporcionou refletir sobre a adaptação das cooperativas gaúchas. “No mundo cada vez mais competitivo e tecnológico, a Escoop tem um papel fundamental em ajudar as cooperativas a encontrarem os melhores caminhos para seu desenvolvimento. Temos muito espaço para crescer. O Sescoop/RS quer cada vez ser mais auxiliar na capacitação das cooperativas”.

Márcio Port avalia a viagem de forma positiva no sentido de aproveitarem o ecossistema de inovação da região. “Reiteramos que não precisamos trabalhar sozinhos e sim trabalhar de forma colaborativa. Apesar de ser uma região predominantemente tecnológica, as startups priorizam as pessoas e não os processos. É importante refletirmos. Nosso foco deve ser na satisfação e relacionamento com as pessoas. Isso sempre será difícil de ser copiado. É importante que as cooperativas tenham clareza sobre seu real propósito, o motivo pelo qual elas foram criadas”.

Rodrigo Borges destaca a importância da missão e do sistema cooperativo do Rio Grande do Sul, juntamente com a Escoop, buscar incentivar e engajar as pessoas para o novo momento de inovação. “Bebemos direto da fonte, onde as pessoas contribuem e fazem as coisas acontecerem juntas. E o sistema do RS tem isso na sua essência: as pessoas se engajam por um propósito em comum e essa é a nossa oportunidade de melhorar. Vamos voltar da viagem e multiplicar o conhecimento para que possamos trabalhar juntos e ir cada vez mais longe”.

Pós Missão Vale do Silício

Após a viagem, será realizado na Escoop um seminário de avaliação da Missão e traçados os próximos passos do projeto, com a verificação do aproveitamento dos conhecimentos adquiridos no dia a dia das cooperativas.

Para acompanhar a cobertura completa da Missão da Escoop Cred ao Vale do Silício, acesse o Facebook da Escoop: CLIQUE AQUI

CONFIRA TAMBÉM

Volta às aulas: Escoop inicia ano letivo de 2024 na graduação

Volta às aulas: Escoop inicia ano letivo de 2024 na graduação

Volta às aulas: Escoop inicia ano letivo de 2024 na graduação  Primeira semana contou com encontros para acolhimento e também uma Aula Magna sobre gerência de cooperativas A Escola Superior do Cooperativismo (Escoop) deu início a mais um ano letivo, da graduação. Na...