Notícias

escoop
. .

Escoop dá início à semana de atividades acadêmicas

A Escoop iniciou ontem, dia 18 de novembro, sua tradicional semana de atividades voltadas aos estudos e reflexões acadêmicas. A atividade de abertura foi o evento Portas Abertas, um espaço de interação com a comunidade, com o objetivo de criar um momento para que as pessoas conheçam os espaços e atividades da Faculdade. Na ocasião, os estudantes do curso de Educação Física da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) coordenaram os Jogos Cooperativos com os participantes e mostraram, através de atividades lúdicas, que a cooperação é a chave para alcançar os objetivos tanto na vida pessoal como profissional.

Em seguida, o coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão da Escoop, José Máximo Daronco, apresentou o portfólio da Faculdade e suas atividades previstas para 2020. O Portas Abertas encerrou com a palestra “Educação Financeira – Aprenda a lidar com o dinheiro priorizando a realização de sonhos”, com o gerente de Desenvolvimento de Negócios da Unicred Central RS, Marcelo Hoffmeister. Na ocasião, ele apresentou alguns cenários financeiros, deu dicas de como acompanhar investimentos, gastos, como organizar as finanças de uma maneira mais fácil. “O mais importante para ter uma vida financeira mais saudável é ter equilíbrio e disciplina. Equilíbrio para conseguir fazer reservas, mas não deixar de realizar seus sonhos. E disciplina para seguir o planejamento”, indicou.

6ª Semana Acadêmica

A abertura da Semana Acadêmica e da Mostra Científica, que tem como tema norteador “O futuro do trabalho e o impacto da tecnologia”, foi realizada pelo coordenador de Graduação da Escoop, Carlos Oliveira, que falou da satisfação em promover mais uma edição de eventos como esse que proporcionam a oportunidade de trocar experiências e vivências sobre diferentes temas dos que são tratados no dia a dia.

A atividade do primeiro dia foi a exibição do filme “GIG: a uberização do trabalho”, que aborda os novos modelos de trabalho que surgiram com as plataformas digitais e, na sequência, a professora da Escoop, Cinara Alves, conduziu a discussão sobre o documentário. Houve a participação dos alunos, professores e demais presentes sobre como as novas tecnologias e modelos de negócios estão impactando a realidade do trabalho e como o cooperativismo se apresenta como importante possibilidade de trabalho coletivo.

6ª Mostra Científica

Destinada a tecnólogos em cooperativismo, pós-graduandos, bolsistas de iniciação científica, acadêmicos, professores e demais profissionais envolvidos em atividades de pesquisa e extensão da Escoop e de outras instituições de ensino superior, a Mostra ocorre durante a programação da 6ª Semana Acadêmica da Escoop, em que os participantes podem conferir os artigos desenvolvidos sobre temas livres.

As atividades da Semana Acadêmica e da Mostra Científica acontecem até o dia 20 de novembro. E a semana encerra com palestras alusivas ao Dia da Consciência Negra, no dia 21 de novembro, sempre a partir das 19h, na Escoop.