A Escoop promoveu, entre os dias 18 e 20 de novembro, a 6ª edição da Semana Acadêmica, que tratou sobre o tema “O futuro do trabalho e o impacto da tecnologia”. No primeiro dia, os presentes participaram de um debate sobre o documentário “GIG: a uberização do trabalho”.

No segundo dia, a programação contou com uma palestra sobre tecnologias e o trabalho, com o especialista em Tecnologia da Informação, Valério Araújo da Silva, que atualmente lidera a iniciativa estratégica de Open Baking do Sicredi, abordou as tecnologias e o trabalho. Valério destacou como a velocidade da mudança no mundo tem impactado nossas vidas e a importância da capacidade de observação do ambiente. Nesse contexto, os nativos digitais (nascidos a partir de 1993), estão se tornando a maior força de trabalho e um dos principais grupos de consumidores. Muitas das profissões que serão comuns daqui a 10, 20 anos ainda não foram criadas.

Após, o Agile Coach, Rodrigo Caitano, que trabalha o conceito de agilidade e produtos digitais com a premissa que não é senso comum que transforma organizações, mas sim o desconforto com o status quo. Na sua palestra, Rodrigo destacou que não é possível ter uma organização com capacidade de futuro sem ter pessoas satisfeitas. “Uma falha é pensar que todas as pessoas são iguais e tratam e esperam o mesmo comportamento de todos – precisamos de um darwinismo organizacional”.

O encerramento das programações aconteceu ontem, dia 20 de novembro, com duas palestras. A primeira, com a administradora e mestre em gestão e negócios, Camila Viana, que atua com o tema de cooperativismo e sustentabilidade na iniciativa de transformação digital do Sicredi. Camila tratou do vínculo entre propósito e trabalho. Destacou a importância de organizações terem clareza, comunicarem e medirem o seu propósito.

E, por fim, a designer gráfica, Andressa Gallas, que faz parte do time de marketing da Dobra, compartilhou o modo como a Dobra vem atuando com o propósito de deixar o mundo mais aberto, irreverente e do bem. Explicou o modelo de autogestão em círculos implementado na organização e como todos os funcionários recebem salários iguais, além de apresentar as iniciativas de impacto social da Dobra.

A semana de atividades da Escoop encerra hoje, com palestras alusivas ao Dia da Consciência Negra, a partir das 19h. Participe!

CONFIRA TAMBÉM

Cooperativas  gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop  Projeto, coordenado pela professora Cinara Alves, foi aprovado pelo Conselho Acadêmico e Administrativo   As cooperativas do Rio Grande do Sul serão objeto de pesquisa da Escoop a partir deste mês. O...