Durante cinco dias, de 9 a 13 de setembro, 40 dirigentes e associados de cooperativas do ramo Agropecuário, integrantes da FecoAgro/RS, do Sistema Ocergs-Sescoop/RS e da Escoop, participaram de uma Missão ao Vale do Silício, na Califórnia, nos Estados Unidos, onde tiveram acesso ao mundo da inovação e tecnologia, com o objetivo de buscar subsídios para estimular o processo de inovação nas sociedades cooperativas do Rio Grande do Sul. Participaram da Missão, o presidente da FecoAgro/RS, Paulo Pires, o vice-presidente da FecoAgro/RS e diretor da Ocergs, Darci Hartmann, os gerentes de Formação Profissional e Promoção Social do Sescoop/RS, Hélio Loureiro e José Máximo Daronco, a coordenadora da Pós-Graduação da Escoop, Paola Londero e o coordenador de Graduação da Escoop, Carlos Alberto Oliveira de Oliveira.

Conectados ao ambiente de inovação, os participantes tiveram acesso ao ecossistema de startups, aceleradoras, incubadoras e centros de inovação, sempre com o objetivo de buscar um ambiente mais flexível e horizontal, adaptado às necessidades atuais. Conduzidos pela Startse, empresa contratada pelo Sescoop/RS, os participantes foram impactados pelas novas tecnologias e novas formas de gestão e modelos de negócios. Na Missão organizada pela Escoop Agro, a comitiva visitou ambientes e assistiu a palestras sobre assuntos específicos de sua área de atuação, como apresentação de histórico, funcionalidades e perspectivas da tecnologia do produto Field View – utilizada por vários participantes da missão; como as tecnologias estão impactando e irão impactar no trabalho e emprego, novos modelos educacionais que estão sendo desenvolvidos em várias partes do mundo pelos mais renomados profissionais em atuação no Vale do Silício, alguns destes temas com aplicação transversal nas cooperativas e nas instituições de ensino superior.

Netflix

Uma das palestras foi com o brasileiro nascido na Capital do Cooperativismo, Nova Petrópolis, engenheiro de performance do Netflix, Martin Spier. Assista ao vídeo sobre a importância da liberdade para agilizar os processos de inovação – foco menor em processos e burocracias e maior em resolução de problemas.

CLIQUE AQUI

Hypercubes

Confira aqui a entrevista com o Co-fundador da Hypercubes, Fábio Teixeira. O empreendedor traz mais inovação para o campo, desenvolvendo satélites com capacidade de captar imagem hiperespectral, que possibilita a análise da composição química do solo e outras informações importantes para nossa agricultura.

CLIQUE AQUI

“Importante visita ao Vale do Silício com dirigentes e colaboradores de cooperativas para olharmos juntos o que devemos fazer. Esse não é o nosso momento, no entanto esse futuro já existe. Independente de estarmos enxergando ou não em nosso dia a dia. Fundamental para a continuidade da nossa forma de negócio, da nossa forma de pensar enquanto cooperativas, estar aqui para ver e ajudar a construir um futuro melhor para as nossas cooperativas através da inovação”, afirmou o diretor-superintendente da CCGL Cruz Alta, Guillermo Dawson.

Para o presidente da Cotrisel, José Paulo Salerno, a visita foi uma surpresa em termos de inovação, processos e produtos. “Tomamos um choque de realidade, maior do que se esperava. São coisas que estão para acontecer e outras que já estão acontecendo na evolução ligada à agricultura. A Missão correspondeu à nossa expectativa inicial, em muitas oportunidades. Esse contato com pessoas que estão fazendo o progresso do negócio ligado ao Agro, interessadas em fazer progressos. São surpresas boas, que até nos deixam preocupados, mas a expectativa foi integralmente atingida”, comentou.

Para o coordenador de Graduação da Escoop, Carlos Alberto Oliveira de Oliveira, mais uma missão da Escoop foi concluída de forma produtiva. “Trazer as cooperativas agropecuárias até aqui foi como se possibilitássemos que, ao abrirem uma janela o futuro, estivesse no nosso campo de visão. O recompensador é verificar que muito do que está acontecendo no Vale do Silício é graças à educação, ao apoio na pesquisa, ou seja, no investimento nas pessoas. Então, acreditamos que a ação conjunta das cooperativas com o Sescoop/RS e a Escoop é o caminho para uma sociedade próspera e melhor”, concluiu.

Após a viagem, será realizado na Escoop um seminário de avaliação da Missão e traçados os próximos passos do projeto, com a verificação do aproveitamento dos conhecimentos adquiridos no dia-a-dia das cooperativas.

Para acompanhar a cobertura completa da Missão da Escoop Agro ao Vale do Silício, acesse o Facebook da Escoop: CLIQUE AQUI

CONFIRA TAMBÉM