Na noite de ontem (13/09), os alunos do curso de graduação Gestão em Cooperativas da Escoop assistiram à exibição do documentário “Substantivo Feminino”, dirigido por Daniela Sallet e Juan Zapata. A atividade fez parte da disciplina de Educação Cooperativa, ministrada pela professora Rosane Zimmer. Participaram também os alunos da disciplina Vivências em Cooperativismo V – Gestão da Qualidade, ministrada pelo professor Fernando Dewes.

O objetivo da atividade, segundo a professora Rosane, é desenvolver reflexões em torno dos desafios e perspectivas da educação em tempos de liquidez em diferentes eixos.

“O eixo Mulher, recebeu recortes das tantas regulações pelas quais estas vivem no mundo e, em especial, nos casos brasileiro e gaúcho. Para aferir sobre as emancipações, a nutrição estética pela via do filme ‘Substantivo Feminino’ nos pareceu um exemplar singular, pois permitiu potencializar o protagonismo e empoderamento de mulheres que militaram a causa ambiental. Em tempos de tantas regulações, falar em emancipações, significa a promoção de alentos à causa humana, à causa educativa, uma inspiração ao cooperativismo. Tratou-se, portanto de uma noite onde o cinema documental foi muito além da abordagem genealógica, pois recolocou a pujança do ativismo na equidade de gênero. O debate da turma junto de Daniela Sallet e Alexandre de Freitas promoveram reflexões que perdurarão ao longo da disciplina”.

Substantivo Feminino é um longa-metragem documental que resgata a história de duas mulheres pioneiras e fundamentais para a militância ambiental no Rio Grande do Sul e no Brasil. Mais do que isso, a atuação de ambas teve inserção internacional no movimento em defesa do meio ambiente.

Integrantes de famílias tradicionais e com trânsito nos meios políticos e sociais, Giselda Castro e Magda Renner eram mães quando se depararam com causas que as mobilizaram para além dos limites domésticos. E não se calaram diante de ações que ameaçavam o Meio Ambiente, os animais e as pessoas. As ativistas começaram em 1964, promovendo ações de cidadania junto à população carente e desinformada na Ação Democrática Feminina Gaúcha (ADFG). Pela atuação de Giselda e Magda, a ADFG se tornou o braço brasileiro da Friends of the Earth (Amigos da Terra). A organização internacional de proteção ao Meio Ambiente tem representações em mais de 70 países. A partir de então, as duas percorreram o mundo em conferências internacionais, na ONU e no Banco Mundial. O documentário tem depoimentos de ativistas brasileiros e de estrangeiros que conviveram com Magda e Giselda nas mobilizações internacionais.

Após a exibição do documentário, a diretora Daniela Sallet contou sobre como o filme foi idealizado e como foi o trabalho de cinco anos de produção.

“Eu costumo dizer que esse não é um filme para grandes plateias e sim para plateias que estejam engajadas e com o coração aberto para ouvir e se inspirar e pensar no que cada um pode fazer para mobilizar quem está a sua volta”. Eu tiro o chapéu para as nossas protagonistas e para quem sai do conforto do seu lar para lutar em prol do coletivo. E o cooperativismo tem tudo a ver com isso, pois ele trabalha em conjunto pelo bem da coletividade e do desenvolvimento regional”.

O editor de arte do filme e monitor da Fundação Gaia, Alexandre Rates de Freitas, comentou sobre a surpresa de trabalhar no filme, a importância do documentário como componente histórico e sobre questões como a “atual crise de percepção da realidade”, mencionada por José Antônio Kroeff Lutzenberger, ambientalista brasileiro que participou ativamente na luta pela preservação ambiental, juntamente com Magda e Giselda.

“Me apaixonei pelo senso de liberdade das protagonistas. Uma das grandes pegadas desse filme é que os personagens não terminam como começaram. Elas se transformaram ao longo da trajetória, passaram por cima de suas próprias ideologias para lutar por uma causa maior e promover situações de diálogo”.

Após, um debate foi promovido abordando questões de gênero, formas de ecologismo, consumo consciente, políticas, dentre outras.

O documentário Substantivo Feminino recebeu, recentemente, Menção Honrosa na 6ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, em São Paulo. Assista ao trailer:

CONFIRA TAMBÉM

Cooperativas  gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop  Projeto, coordenado pela professora Cinara Alves, foi aprovado pelo Conselho Acadêmico e Administrativo   As cooperativas do Rio Grande do Sul serão objeto de pesquisa da Escoop a partir deste mês. O...