Empresas e cooperativas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná voltadas ao comércio exterior contam desde outubro de 2019 com escritório para a região sul da Apex-Brasil em Porto Alegre, facilitando o acesso a serviços de promoção de exportações e internacionalização.

Diante disso o Sistema Ocergs-Sescoop/RS, através da Escoop – Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo iniciou tratativas com a APEX tendo como objetivo promover uma maior inserção das cooperativas no comércio exterior, onde vislumbra-se algumas possibilidades que podem gerar sinergias e maior engajamento entre as cooperativas para otimização das negociações internacionais.

Como primeiros resultados dessa articulação já foram realizadas reuniões em dezembro de 2019 entre as coordenações regionais da Apex e cooperativas exportadoras do Rio Grande do Sul. Considerando que cada vez mais as cooperativas brasileiras descobrem os benefícios da ampliação internacional de suas operações e a relação direta com ganhos de competitividade e aumento dos seus negócios no exterior, nessa quinta-feira (09/01), dando seguimento nessa prospecção, a Escoop, em parceria com a Apex participou da reunião de diretoria da Fecovinho, buscando maior aproximação das entidades junto ao setor vitivinícola.

Como próximos passos, há perspectivas de ampliar as ações junto a outros segmentos cooperativos, que operam especialmente com a exportação de proteína animal e cereais buscando conscientizar as cooperativas e preparar para o comércio exterior através de eventos que serão realizados na Expodireto e na Expointer, e no desenvolvimento de programas de capacitação, assim como apoio institucional da Apex na divulgação dos produtos das cooperativas em feiras internacionais.

CONFIRA TAMBÉM

Volta às aulas: Escoop inicia ano letivo de 2024 na graduação

Volta às aulas: Escoop inicia ano letivo de 2024 na graduação

Volta às aulas: Escoop inicia ano letivo de 2024 na graduação  Primeira semana contou com encontros para acolhimento e também uma Aula Magna sobre gerência de cooperativas A Escola Superior do Cooperativismo (Escoop) deu início a mais um ano letivo, da graduação. Na...