A Escoop promoveu entre os dias 8 e 10 de novembro, no auditório Édio Spier, na sede da Faculdade, a quarta edição da Semana Acadêmica e da Mostra de Iniciação Científica. Com o tema Cooperativismo: Inovação e Sustentabilidade, o coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão da Escoop, Mário De Conto, destacou em seu discurso de abertura a presença de muitas atitudes inovadoras nas cooperativas gaúchas. “O cooperativismo em si já traz consigo esse DNA da inovação, principalmente em um momento histórico que nós vivemos agora, das chamadas tecnologias disruptivas, que vêm mudando consideravelmente a forma de pensar e de negociar”, explica o coordenador da Escoop.

Após a abertura de Mário De Conto, os alunos e convidados prestigiaram no primeiro dia do evento a intervenção do consultor Alexandre Garcia, que falou sobre Criatividade e Inovação. Mestre em Administração com estudos na área de Gestão da Inovação (Unisinos), Garcia explanou sobre os conceitos básicos de inovação e como a criatividade está inserida dentro desse processo. “Somos educados em uma sociedade onde a gente vai se transformando, a gente vai mudando, a gente vai crescendo, algumas pessoas vão se distanciando da capacidade de serem criativas. Aquelas pessoas que conseguem se manter conectados com a sua essência normalmente são aquelas pessoas que são mais criativas, porque elas não estão muito preocupadas com o padrão social, com o que os outros vão pensar”, ressalta.

Segundo Alexandre Garcia, a construção do processo de inovação passa pelo rompimento de alguns paradigmas e pela essência da pessoa. “Criatividade, se eu quero chegar na inovação, eu preciso passar pela invenção, mas para passar pela invenção eu preciso ter ideias. Para as ideias, eu necessito ser eu mesmo, preciso me conectar com os diferentes, exercer um pensamento divergente e, de alguma forma, além de me permitir ser eu mesmo tenho que parar com a desculpa de que algumas pessoas são criativas e eu não sou”, conclui.

Na sequência, os professores do Núcleo de Pesquisa da Escoop, Paola Richter Londero; Heitor José Cademartori Mendina; Aziz Eduardo Calzolaio e Deivid Ilecki Forgiarini, explanaram sobre a linha de pesquisa que trata dos fatores restritivos à inovação e apresentaram cases de sucesso de inovação das cooperativas Unimed Porto Alegre e Sicoob Justiça. Dentre os fatores restritivos à inovação apresentados, os professores ressaltaram a cumulatividade do conhecimento, o custo, a imprevisibilidade e o tempo de maturação de um projeto de inovação, e o risco de insucesso.

9 de novembro

A segunda noite contou com a apresentação de cases de sucesso de três cooperativas gaúchas. A responsável pela área de Desenvolvimento de Negócios da SIG Combibloc, Celma Sammarco e o técnico em Agropecuária da Languiru, Mauro Eduardo Aschebrock, apresentaram o lançamento da tecnologia desenvolvida pela Cooperativa, em parceria com a SIG Combibloc, que permite, através de um QR Code, o acompanhamento do processo de qualidade envolvido na captação da matéria-prima até a industrialização e comercialização do leite Languiru. E destacaram o diferencial da solução, que é a utilização de um código exclusivo por embalagem e outro por caixa, que garantem a rastreabilidade do leite até o ponto de venda.

Em seguida, o supervisor técnico do Detec da Cotripal, Dênio Oerlecke, apresentou a cooperativa, municípios de atuação, o campo experimental, a equipe do departamento e seu perfil, o objetivo do departamento, como é o processo de gestão e transparência e os diferenciais dos serviços da Cooperativa. “O nosso relacionamento com o produtor é muito próximo. Os técnicos levam e trazem para o associado as informações e são gerentes de mudança”, afirmou Dênio.

Por fim, o diretor da Ocergs e presidente da Rede Transporte, Abel Paré, apresentou a Rede, como funciona e quais as vantagens do Programa Integrado de Gestão de Fundos (Rede-Fundos) – como são feitos os registros disciplinares, os cadastros dos motoristas e dos veículos, as vistorias, as ocorrências, orçamentos que podem ser feitos através da plataforma. E ainda, o Rede Frete, um aplicativo de logística cooperativa centralizada, que está sendo desenvolvido pela Rede Transporte. “A ideia é integrar no mesmo ambiente tecnológico o compartilhamento de todas as cargas de todas as cooperativas que estiverem conosco no mesmo ambiente”. Destacou ainda os desafios de preparar as pessoas, processos e tecnologia de forma continuada, elementos que são a base para o sucesso e para melhor competir no mercado.

10 de novembro

Na terceira noite da 4ª Semana Acadêmica e Mostra de Iniciação Científica, os alunos e convidados assistiram a palestra da Mestre em Gestão e Negócios pela Unisinos, Camila Luconi Viana, Assessora Técnica de Sustentabilidade no Sicredi, que abordou a sustentabilidade nas instituições, sejam elas cooperativas ou não. Camila disse que a sustentabilidade possui dois pilares, o econômico e o ambiental, e que o conceito de sustentabilidade pode ser apresentado como a forma de entregar a missão e a política das instituições.

A segunda palestra da noite foi ministrada por Antônio Caires, integrante do setor de Transformação Digital do Sicredi, que discorreu sobre as iniciativas do banco cooperativo para estar atualizado frente as novas tecnologias e sobre o dia a dia desse trabalho, que acontece no TecnoPuc, em Porto Alegre. No Parque Científico e Tecnológico da PUCRS, a unidade do Sicredi lá instalada é responsável pela construção da nova plataforma digital do banco, criando novas ofertas e experiências digitais, com o objetivo de substituir os sistemas que processam os produtos e serviços (core bancário) do Sicredi e construir uma plataforma que ofereça uma experiência personalizada para os associados.

A Semana Acadêmica e Mostra de Iniciação Científica foi encerrada pelo professor Aziz Calzolaio, que abordou o tema A Internet das Coisas. Após a palestra do professor Calzolaio, foram apresentados os pôsters dos alunos. O diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão da Escoop, professor Mário de Conto, participou das atividades.

CONFIRA TAMBÉM

Volta às aulas: Escoop inicia ano letivo de 2024 na graduação

Volta às aulas: Escoop inicia ano letivo de 2024 na graduação

Volta às aulas: Escoop inicia ano letivo de 2024 na graduação  Primeira semana contou com encontros para acolhimento e também uma Aula Magna sobre gerência de cooperativas A Escola Superior do Cooperativismo (Escoop) deu início a mais um ano letivo, da graduação. Na...