Promover uma reflexão sobre a contribuição, participação e inserção dos negros e negras na sociedade brasileira. Com esse objetivo, em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop promoveu na noite dessa quarta-feira (25/11), no auditório Édio Spier, a palestra “O papel da mulher negra na transferência da cultura afro”, com a psicóloga, especialista em criminologia e secretária executiva do Conselho do Povo de Terreiro do RS, Iya Sandrali d’Osun e a professora de História e atuante em movimentos de apoio a mulheres negras, Vanessa Rodrigues da Silva.

O evento faz parte da 3ª Semana da Consciência Negra, realizado pela Escoop, sob a orientação da professora Rejane Inês Kieling. A data foi escolhida para coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares e símbolo da resistência e luta contra a escravidão.

O papel da mulher negra na transferência da cultura afro

Segundo Iya Sandrali, a iniciativa da Escoop deve ser valorizada, pois trabalha com uma concepção inserida dentro da sociedade brasileira. “A sociedade brasileira não está acostumada, ela não aprendeu que a maioria da população brasileira é composta por negros e negras, a sociedade brasileira não consegue se enxergar como um todo”, disse. Iya explanou sobre a tradição de matriz africana e ressaltou que o papel da mulher nesse caso nunca foi de submissão. “A mulher é o ser que vai cuidar do aspecto da solidariedade, do cooperativismo e tem o poder de organizar a comunidade”, complementa.

2015_11_25_Semana_Consciência_Negra_8294_L

Após a apresentação de Iya, Vanessa explanou sobre a experiência de participar da organização da 1ª Semana da Consciência Negra do Palácio Piratini, em novembro de 2013. Integrante do Coletivo Oluchi Turbantes e atuante no Fórum Livre de Mulheres Negras do RS, a professora de História, que também trabalha na ONG Feminista Coletivo Feminino Plural, falou sobre o seu trabalho na luta contra o racismo e outras formas de discriminação contra a população negra.

Sobre o Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra busca remeter à resistência do negro e da negra contra a escravidão, o racismo e quaisquer formas de discriminação contra a população negra. Foi criado em 2003 e instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, sendo considerado feriado em mais de mil cidades em todo o País.

CONFIRA TAMBÉM

Cooperativas  gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop  Projeto, coordenado pela professora Cinara Alves, foi aprovado pelo Conselho Acadêmico e Administrativo   As cooperativas do Rio Grande do Sul serão objeto de pesquisa da Escoop a partir deste mês. O...