Entre os dias 14 e 16 de março, a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop recebeu 25 alunos do Curso de MBA Gestão de Cooperativas da Bahia. A viagem faz parte da disciplina de Vivências do Cooperativismo e teve como objetivo proporcionar aos alunos, conhecimento e experiências do mundo cooperativo no Rio Grande do Sul, Estado que é considerado o berço do cooperativismo.

Na Escoop, os alunos assistiram à apresentação do gerente de Monitoramento do Sescoop/RS, José Máximo Daronco, sobre o Sescoop/RS; do presidente da Cooplib, Ernesto Krug, sobre os desafios do ramo Trabalho; do diretor administrativo da Coopeeb, Vitor Marega Mörschbächer, sobre a história da cooperativa e do presidente da Uniodonto Vale dos Sinos, Marco Antonio Machado, sobre os desafios de gestão da cooperativa.

O roteiro incluiu também visita às cooperativas Sicredi Pioneira, Piá e Vinícola Garibaldi, oportunidade em que os visitantes conheceram mais sobre a educação cooperativa, processo industrial e desafios de gestão e governança e influência dos princípios nos fundamentos das cooperativas.

A docente da disciplina e coordenadora de Pós-Graduação da Escoop, Paola Londero, destacou a importância de momentos como esse: “As vivências que tivemos nas visitas técnicas trouxeram relevantes contribuições e reflexões sobre as práticas de gestão, governança, educação e doutrina do cooperativismo. Nossos discentes tiveram a oportunidade de trocar conhecimentos e experiências que enriqueceram sua formação teórica e que, com certeza, também trará impacto na sua vida profissional”.