No dia 17 de agosto, último sábado, no auditório da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop), aconteceu a formatura da turma do ano de 2017 do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas. Reconhecida como a primeira instituição de ensino superior do Brasil voltada à pesquisa, ensino e extensão em Cooperativismo, a Escoop formou 15 alunos.

O coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão, José Máximo Daronco, realizou a abertura da cerimônia. Após os presentes ouvirem a execução do hino nacional, o secretário acadêmico da Escoop, Jaime Coutinho, realizou a leitura da ata de conclusão do curso.

Após o juramento dos formandos, representados pelo juramentista Allan Coelho, aconteceu a chamada nominal dos alunos para receber a outorga de grau do diretor. Em seguida, o patrono da turma, professor Ernesto Krug, saudou e parabenizou todos os envolvidos na realização da formatura.

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, saudou e parabenizou os formandos e principalmente, aos familiares por terem indicado o melhor caminho, o do cooperativismo. “Hoje, 15 jovens se formam na faculdade que ensina e vivencia o melhor modelo de negócio de todos os tempos. O cooperativismo cresce a cada dia e, a partir de hoje, o papel de vocês é aplicar e disseminar seus princípios. Só assim poderemos tornar o mundo um lugar melhor para viver. Muito sucesso a todos”!

Após, o paraninfo da turma, Gerônimo Grando, falou do orgulho de ser paraninfo, e de como a turma contribuiu a cada dia para que ele visse sentido em sua profissão. “Há alguns semestres vocês idealizaram um sonho. Vocês estão aptos a fazer a diferença no cooperativismo gaúcho e brasileiro. Vocês calcularão e escreverão o futuro do cooperativismo. Vocês fazem parte de uma parcela de 18% de jovens com ensino superior no Brasil. Isso lhes confere um diferencial competitivo, mas mais do que isso, um diferencial de responsabilidades. A partir de hoje, vocês são os protagonistas, estão prontos para fazer história”.

Os oradores da turma, Marcelo Gottems Lima e Damiane Estamado Miranda, realizaram seu pronunciamento em nome da turma. Eles lembraram de momentos marcantes do curso, dos desafios e conquistas e agradeceram aos familiares pelo apoio e compreensão pelas ausências, à diretoria do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, aos funcionários, professores e diretor da Faculdade que possibilitaram a realização do sonho da formatura no curso de graduação da Escoop.

Em seguida, os alunos prestaram suas homenagens ao coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão da Escoop, José Máximo Daronco, ao patrono, Ernesto Krug, ao paraninfo, Gerônimo Grando, aos professores homenageados, Rosane Zimmer e Jorge Marcelo, ao coordenador de graduação, Carlos Alberto de Oliveira, ao presidente Vergilio Perius e ao funcionário homenageado, Eli de Oliveira. E também aos familiares.

Após a mensagem em vídeo do diretor da Escoop aos formandos, Mário De Conto, o coordenador José Máximo Daronco parabenizou a todos e realizou o encerramento da cerimônia. “Honra-me presidir essa cerimônia que coroa os esforços de todos vocês e de todos que trabalham diariamente para que a Escoop alcance seu propósito. Esperamos que vocês levem as cooperativas a um desenvolvimento sustentável. Precisamos preparar uma nova realidade, expandir os horizontes, gerar resultados. Sigam seus propósitos. O cooperativismo conta com vocês”.