Graduação

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas tem origem na preocupação do Sistema OCERGS-SESCOOP/RS em atender demandas de qualificação. O profissional estará apto a participar com competência da gestão de empresas cooperativas.

A história do cooperativismo ensina que a administração ideal de cooperativas se atinge pela educação e formação. Executar funções administrativas exige direção competente, colaboradores qualificados, isso demanda formar gerentes e administradores com mentalidade executiva e com sentimento idealista. O desempenho das atividades administrativas exige ação profissional fundamentada em um sólido conhecimento teórico-prático, visando atender os desafios da moderna gestão cooperativa.

Coordenador do Curso: Prof. Derli Schmidt

Disciplinas

1° Semestre

1G1

Fundamentos de Economia

EMENTA: Ciência econômica: conceito e objeto de estudo. Demanda e oferta. Mercados concorrenciais. Conceitos básicos da teoria econômica vinculados à análise macroeconômica.

60 4
2G1

Modelos de Gestão Cooperativa

EMENTA: Modelos de gestão, organização, direção e controle de cooperativas. Modelos de organização do quadro social.

60 4
3G1

História e Doutrina do Cooperativismo

EMENTA: Evolução do pensamento cooperativista, dos precursores e dos pioneiros do cooperativismo como movimento. Democracia, socialização, primazia do trabalho sobre o capital. Relação entre a associação de pessoas e a empresa, entre a dimensão social e econômica.

60 4
4G1

Direito e Legislação Cooperativa

EMENTA: Estudo da legislação brasileira, notadamente afim com o Direito Cooperativo, como o Direito Comparado, no campo das sociedades cooperativas e conhecimento da legislação positiva para as cooperativas brasileiras. Marco regulatório geral, as especificidades de segmentos cooperativos.

60 4
5G1

Fundamentos de Finanças e Orçamento

EMENTA: Introdução à administração financeira. Demonstrações financeiras básicas. Instrumentos de análise e apoio decisório: índices financeiros. Cálculo do ponto de equilíbrio. Capital de giro. Políticas de crédito e cobrança. Fluxo de caixa. Estrutura de capital.

60 4
Total carga horária: 300 
Total de créditos: 20 

2° Semestre

6G1

Fundamentos de Administração

EMENTA: Teoria Geral da Administração. Escolas administrativas. História, evolução e tendências da administração nas organizações. Enfoques contemporâneos e modernos da administração. Planejamento: conceituação, características. Tipos de planos: estratégico, tático e operacional. Organização: conceituação, estrutura formal e informal. Coordenação. Controle: conceituação, importância e tipos de controles. Técnicas de administração. Liderança: conceituação, funções, estilos e liderança situacional.

60 4
7G1

Educação Cooperativa

EMENTA: Sociedade humana de modo geral e, em especial, sociedade contemporânea, visão macrossocial, sob diferentes aspectos. Questão ambiental e mudanças do mundo do trabalho a partir das relações sociais das organizações autogestionárias.

60 4
33G2

Vivências em Cooperativismo I – Marketing em Sociedades Cooperativas

EMENTA: Identidade das cooperativas: associações e empresas-associadas. Organizações cooperativas como empresas de economia social e as diferenças em relação a empresas de capital ou estatais. Problemas, perspectivas e tendências de adaptação do cooperativismo aos desafios do tempo atual. O marketing nas sociedades cooperativas. Planejamento, organização, direção e controle da área comercial. Instrumentos de marketing e atividades de venda.  Estratégias de desenvolvimento, divulgação e distribuição.

60 4
10G1

Estrutura Organizacional das Sociedades Cooperativas

EMENTA: Desenvolvimento. Sustentabilidade. Desenvolvimento sustentável. Estruturas das organizações cooperativas. Princípios Organizativos. Planejamento: estratégico, operacional e tático. Divisão do poder dentro das organizações cooperativas. Processo de tomada de decisão. Participação dos associados. Método participativo. Extensão cooperativa. Cidadania e Inclusão social. Questões das populações negras e indígenas.

60 4
34G2

Metodologia e Técnica de Pesquisa

EMENTA: Construção do conhecimento científico. Método científico. Pesquisa científica. Projeto de pesquisa: situação problema, referencial teórico, método, cronograma e referências bibliográficas. Apresentação de trabalhos científicos. Elaboração e apresentação de trabalhos  científicos.

60 4
Total carga horária: 300
Total de créditos: 20

3° Semestre

35G2

Gestão de Pessoas em Sociedades Cooperativas

EMENTA: Gestão do relacionamento com o cooperado e o relacionamento entre cooperados, visando garantir a qualidade dos serviços, construir elos de ligação. O cooperado como sócio e responsável pelo empreendimento. A responsabilidade social compartilhada entre a cooperativa e seus associados. Os conflitos e sua gestão. Gestão do relacionamento com os colaboradores, visando garantir a qualidade dos serviços, construir elos de ligação, com atendimento personalizado. Gestão de pessoas num ambiente cooperativo e competitivo.

60 4
36G2

Português Instrumental

EMENTA: Compreensão e domínio do idioma, colocando ordem nas relações de quem fala e quem ouve, entre quem escreve e quem lê, aumentando a efetividade na comunicação, tendo como suporte aspectos referentes à comunicação, redação. Português técnico e profissionalizante e tópicos gramaticais.

60 4
15G1 Ambiente de Negócios Globalizados e Cooperativismo

EMENTA: Economia e o meio ambiente. A sociedade inserida no ambiente global. A preservação dos recursos naturais e a convivência socioeconômica. Consumo de recursos  naturais. Economia urbana e o meio ambiente. Economia rural, propriedade rural e a responsabilidade com a manutenção do ambiente global. Consumo de energia e suas implicações econômicas e sociais.

60 4
37G2

Vivências em Cooperativismo II Governança Cooperativa

EMENTA: Governança em Sociedades Cooperativas. Práticas de Governança, estruturação dos órgãos de administração e de gestão. Informação e transparência nas decisões administrativas. Responsabilidade e sua divisão. A profissionalização da gestão e as partes relacionadas.

60 4
38G2

Vivências em Cooperativismo III Desenvolvimento Regional

EMENTA: Desenvolvimento Regional. Teorias do desenvolvimento regional. Teoria do crescimento endógeno. As sociedades cooperativas e seu reflexo nas comunidades locais. Os paradigmas do crescimento. Visão multidisciplinar dos problemas e alternativas do desenvolvimento regional. Geração de emprego e renda.

60 4
Total carga horária: 300
Total de créditos: 20

4° Semestre

39G2

Vivências em Cooperativismo IV – Estudo de Caso Prático

EMENTA: Integração teórico-prática. Atividade de observação/intervenção em que o aluno realiza um diagnóstico da situação na área de gestão na organização observada. O diagnóstico orientado nas diversas áreas de gestão das cooperativas – Recursos humanos, Finanças, Comunicação, Doutrina e Legislação Cooperativa; Gestão Administrativa e Operacional e  financeira originará um relatório com proposições gerenciais da área observada.

60 4
40G2

Vivências em Cooperativismo V – Gestão da Qualidade

EMENTA: Gestão da Qualidade: conceitos básicos da qualidade e de sua gestão. Sistemas de qualidade. O custo e os benefícios da qualidade. A qualidade total. Os programas de qualidade (governamentais e privados) (ISO 9000, 14000, 26000, 31000, 50001)

60 4
20G1

Relações Públicas e Comunicação Empresarial

EMENTA: Comunicação como processo de construção de sentidos. Noções de: organização, imagem, cultura, comunicação e poder na organização. Estratégias de comunicação organizacional. Relacionamento com os públicos. Construção da comunicação cooperativa para associados, colaboradores e sociedade.

60 4
22G1

Empreendedorismo Cooperativo

EMENTA: Conceitos de empreendedorismo. Características dos empreendedores. Importância dos empreendedores para o desenvolvimento. Intraempreendedorismo. Atividade empreendedora como opção de carreira, micro e pequenas empresas e formas associativas. Introdução ao plano de negócios. Relações institucionais e operacionais das entidades cooperativas entre seus diversos segmentos e o poder municipal, estadual e federal, numa visão educacional cooperativista.

60 4
23G1

Administração Financeira em Sociedades Cooperativas

EMENTA: Estudo da administração e planejamento financeiro das sociedades cooperativas. Fontes de recursos e suas aplicações. Capital de giro, estrutura de capital e avaliação de projetos.

60 4
21G1

Contabilidade e Controladoria em Sociedades Cooperativas

EMENTA: Estudo da contabilidade, dos controles internos indispensáveis e da tributação das sociedades cooperativas.

60 4
Total carga horária: 390
Total créditos: 26

5° Semestre

41G2

Vivências em Cooperativismo VI – Tecnologia da Informação

EMENTA: Tecnologia da Informação. A informática na gestão das entidades. Sistemas de informação. Serviços de informação eletrônica. Base de dados. As ferramentas e técnicas de pesquisa da informação. Geração e armazenamento da informação. Software e hardware. Novas tecnologias e tendências.

60 4
25G1

Plano de Negócios

EMENTA: Caracterização da empresa. Estrutura e etapas do projeto. Conceitos iniciais. Estudo de mercado. Localização. Escala de produção. Engenharia do projeto. Investimentos. Orçamento de custos e receitas. Fontes e usos dos recursos.

60 4
42G2

Mercados Cooperativos e Comercialização Cooperativa

EMENTA: O mercado global e seus diversos atores. A concorrência e os conflitos entre entidades e entre setores das entidades. Negociação: conceitos e princípios; estratégia de negociação.Negociador de hoje e do futuro. Comercialização: Divulgação da marca Cooperativa. Selo de qualidade Cooperativo. Denominação de Origem. Produtos industrializados. Perecíveis. Comodities. Mercado interno e externo. As bolsas de mercadorias e mercado futuro. Preços e perspectivas.

60 4
29G1

Planejamento e Estratégias Organizacionais

EMENTA: Introdução ao planejamento. Conceituação básica. Característica. Níveis de decisão. Tipos de planos: estratégico, tático e operacional. Políticas organizacionais. Conceitos de estratégia empresarial. Relações da empresa com os cenários ambientes. Análise ambiental: pontos fortes e fracos. Recursos empresariais. Análise ambiental externa. Ameaças e oportunidades. Estratégias genéricas. Vantagem competitiva. Grupos estratégicos. Alianças estratégicas. Clusters.

60 4
43G2

Seminário em Ramos do Cooperativismo

EMENTA: Seminários sobre os diversos ramos do cooperativismo. Ciclo de palestras com expoentes de ramos do cooperativismo. Estudo da organização e funcionamento sistêmico de cooperativas de saúde. Estrutura, governança e políticas corporativas.

30 2
 46G2

Vivências em Cooperativismo VII – Tópicos Especiais em Cooperativismo (eletiva)

EMENTA: Integração teórico-prática. Estudos de tópicos especiais em gestão cooperativa, propiciando o aprofundamento de temas de interesse do aluno. Discussão sobre temas coordenados e interface entre o aluno pesquisador e seus professores, com ênfase na discussão, análise e difusão dos resultados obtidos. Incentivo ao debate, apresentação e publicação da produção realizada.

60 4
45G2

Libras (eletiva)

EMENTA: Noções básicas sobre a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Noções sobre o processo linguístico que envolve a comunicação entre surdos e ouvintes. Cultura surda. Demandas sociais e educacionais da comunidade surda.

Total carga horária: 330
Total de créditos: 22

Duração

O curso tem duração de 5 semestres.

Turnos

De segundas as sextas-feiras, das 19:00 às 22:30 hs.

Professores

Derli Schmidt (Coordenador do Curso)
Mestre | Engenheiro Agronômo
Mário De Conto
Doutor | Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais
Alberto Bracagioli Neto
Mestre | Engenheiro Agronômo
Paola Davi Nolasco Rodrigues Merode
Mestre | Licenciatura em Letras
Jorge Marcelo Wohlgemuth
Mestre | Bacharel em Ciências Contábeis
Rejane Inês Kieling
Mestre | Bacharel em Ciências Econômicas
Ernesto Enio Budke Krug
Mestre | Engenheiro Agronômo
Roberto Tadeu Ramos Morais
Doutor | Bacharel em Administração
Fernando Dewes
Doutor | Psicólogo
Carlos Alberto Oliveira de Oliveira
Mestre | Engenheiro Agronômo
Gerônimo Grando
Mestre | Bacharel em Ciências Contábeis
Rosane Oliveira Zimmer
Doutora em Educação
José Zigomar Vieira dos Santos
Mestre | Bacharel em Administração
Silvia Cristina Nunes das Dores
Mestre | Tecnologia da Informação

Como ingressar

Ingresso por Vestibular

Último vestibular: 04/12/2016

Aguarde publicação de um novo edital.

 

Matrícula mínima: 4 disciplinas (16 créditos)
Valor do crédito: R$ 29,00

bolsas-btn

Associados e empregados de cooperativas têm direito a Bolsas de Estudo para cursarem atividades na ESCOOP, em nível de graduação e pós-graduação, custeadas pelo SESCOOP/RS, no valor de 70% (setenta por cento) das mensalidades.