TECNOLOGIA EM GESTÃO


DE COOPERATIVAS


Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas tem origem na preocupação do Sistema OCERGS-SESCOOP/RS em atender demandas de qualificação. O profissional estará apto a participar com competência da gestão de empresas cooperativas.

A história do cooperativismo ensina que a administração ideal de cooperativas se atinge pela educação e formação. Executar funções administrativas exige direção competente, colaboradores qualificados, isso demanda formar gerentes e administradores com mentalidade executiva e com sentimento idealista. O desempenho das atividades administrativas exige ação profissional fundamentada em um sólido conhecimento teórico-prático, visando atender os desafios da moderna gestão cooperativa.

TECNOLOGIA EM
GESTÃO DE COOPERATIVAS


Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas tem origem na preocupação do Sistema OCERGS-SESCOOP/RS em atender demandas de qualificação. O profissional estará apto a participar com competência da gestão de empresas cooperativas.

A história do cooperativismo ensina que a administração ideal de cooperativas se atinge pela educação e formação. Executar funções administrativas exige direção competente, colaboradores qualificados, isso demanda formar gerentes e administradores com mentalidade executiva e com sentimento idealista. O desempenho das atividades administrativas exige ação profissional fundamentada em um sólido conhecimento teórico-prático, visando atender os desafios da moderna gestão cooperativa.

Coordenador: Deivid Forgiarini

Carga Horária: 1620 horas

Duração: 5 Semestres

Local: Escoop – Porto Alegre

Horários: 19:00 às 22:30

DISCIPLINAS

1º SEMESTRE
Fundamentos de Economia 60h | 4 créditos

EMENTA: Ciência econômica: conceito e objeto de estudo. Demanda e oferta. Mercados concorrenciais. Conceitos básicos da teoria econômica vinculados à análise macroeconômica.

Modelos de Gestão Cooperativa 60h | 4 créditos

EMENTA: Modelos de gestão, organização, direção e controle de cooperativas. Modelos de organização do quadro social.

História e Doutrina do Cooperativismo 60h | 4 créditos

EMENTA: Evolução do pensamento cooperativista, dos precursores e dos pioneiros do cooperativismo como movimento. Democracia, socialização, primazia do trabalho sobre o capital. Relação entre a associação de pessoas e a empresa, entre a dimensão social e econômica.

Direito e Legislação Cooperativa 60h | 4 créditos

EMENTA: Estudo da legislação brasileira, notadamente afim com o Direito Cooperativo, como o Direito Comparado, no campo das sociedades cooperativas e conhecimento da legislação positiva para as cooperativas brasileiras. Marco regulatório geral, as especificidades de segmentos cooperativos.

Fundamentos de Finanças e Orçamento 60h | 4 créditos

EMENTA: Introdução à administração financeira. Demonstrações financeiras básicas. Instrumentos de análise e apoio decisório: índices financeiros. Cálculo do ponto de equilíbrio. Capital de giro. Políticas de crédito e cobrança. Fluxo de caixa. Estrutura de capital.

Carga horária total: 300h | 20 créditos

2º SEMESTRE
Fundamentos de Administração 60h | 4 créditos

EMENTA: Teoria Geral da Administração. Escolas administrativas. História, evolução e tendências da administração nas organizações. Enfoques contemporâneos e modernos da administração. Planejamento: conceituação, características. Tipos de planos: estratégico, tático e operacional. Organização: conceituação, estrutura formal e informal. Coordenação. Controle: conceituação, importância e tipos de controles. Técnicas de administração. Liderança: conceituação, funções, estilos e liderança situacional.

Educação Cooperativa 60h | 4 créditos

EMENTA: Sociedade humana de modo geral e, em especial, sociedade contemporânea, visão macrossocial, sob diferentes aspectos. Questão ambiental e mudanças do mundo do trabalho a partir das relações sociais das organizações autogestionárias.

Vivências em Cooperativismo I – Marketing em Sociedades Cooperativas 60h | 4 créditos

EMENTA: Identidade das cooperativas: associações e empresas-associadas. Organizações cooperativas como empresas de economia social e as diferenças em relação a empresas de capital ou estatais. Problemas, perspectivas e tendências de adaptação do cooperativismo aos desafios do tempo atual. O marketing nas sociedades cooperativas. Planejamento, organização, direção e controle da área comercial. Instrumentos de marketing e atividades de venda. Estratégias de desenvolvimento, divulgação e distribuição.

Estrutura Organizacional das Sociedades Cooperativas 60h | 4 créditos

EMENTA: Desenvolvimento. Sustentabilidade. Desenvolvimento sustentável. Estruturas das organizações cooperativas. Princípios Organizativos. Planejamento: estratégico, operacional e tático. Divisão do poder dentro das organizações cooperativas. Processo de tomada de decisão. Participação dos associados. Método participativo. Extensão cooperativa. Cidadania e Inclusão social. Questões das populações negras e indígenas.

Metodologia e Técnica de Pesquisa 60h | 4 créditos

EMENTA: Construção do conhecimento científico. Método científico. Pesquisa científica. Projeto de pesquisa: situação problema, referencial teórico, método, cronograma e referências bibliográficas. Apresentação de trabalhos científicos. Elaboração e apresentação de trabalhos científicos.

Carga horária total: 300h | 20 créditos

3º SEMESTRE
Gestão de Pessoas em Sociedades Cooperativas 60h | 4 créditos

EMENTA: Gestão do relacionamento com o cooperado e o relacionamento entre cooperados, visando garantir a qualidade dos serviços, construir elos de ligação. O cooperado como sócio e responsável pelo empreendimento. A responsabilidade social compartilhada entre a cooperativa e seus associados. Os conflitos e sua gestão. Gestão do relacionamento com os colaboradores, visando garantir a qualidade dos serviços, construir elos de ligação, com atendimento personalizado. Gestão de pessoas num ambiente cooperativo e competitivo.

Português Instrumental 60h | 4 créditos

EMENTA: Compreensão e domínio do idioma, colocando ordem nas relações de quem fala e quem ouve, entre quem escreve e quem lê, aumentando a efetividade na comunicação, tendo como suporte aspectos referentes à comunicação, redação. Português técnico e profissionalizante e tópicos gramaticais.

Ambiente de Negócios Globalizados e Cooperativismo 60h | 4 créditos

EMENTA: Economia e o meio ambiente. A sociedade inserida no ambiente global. A preservação dos recursos naturais e a convivência socioeconômica. Consumo de recursos naturais. Economia urbana e o meio ambiente. Economia rural, propriedade rural e a responsabilidade com a manutenção do ambiente global. Consumo de energia e suas implicações econômicas e sociais.

Vivências em Cooperativismo II Governança Cooperativa 60h | 4 créditos

EMENTA: Governança em Sociedades Cooperativas. Práticas de Governança, estruturação dos órgãos de administração e de gestão. Informação e transparência nas decisões administrativas. Responsabilidade e sua divisão. A profissionalização da gestão e as partes relacionadas.

Vivências em Cooperativismo III Desenvolvimento Regional 60h | 4 créditos

EMENTA: Desenvolvimento Regional. Teorias do desenvolvimento regional. Teoria do crescimento endógeno. As sociedades cooperativas e seu reflexo nas comunidades locais. Os paradigmas do crescimento. Visão multidisciplinar dos problemas e alternativas do desenvolvimento regional. Geração de emprego e renda.

Carga horária total: 300h | 20 créditos

4º SEMESTRE
Vivências em Cooperativismo IV – Estudo de Caso Prático 60h | 4 créditos

EMENTA: Integração teórico-prática. Atividade de observação/intervenção em que o aluno realiza um diagnóstico da situação na área de gestão na organização observada. O diagnóstico orientado nas diversas áreas de gestão das cooperativas – Recursos humanos, Finanças, Comunicação, Doutrina e Legislação Cooperativa; Gestão Administrativa e Operacional e financeira originará um relatório com proposições gerenciais da área observada.

Vivências em Cooperativismo V – Gestão da Qualidade 60h | 4 créditos

EMENTA: Gestão da Qualidade: conceitos básicos da qualidade e de sua gestão. Sistemas de qualidade. O custo e os benefícios da qualidade. A qualidade total. Os programas de qualidade (governamentais e privados) (ISO 9000, 14000, 26000, 31000, 50001)

Relações Públicas e Comunicação Empresarial 60h | 4 créditos

EMENTA: Comunicação como processo de construção de sentidos. Noções de: organização, imagem, cultura, comunicação e poder na organização. Estratégias de comunicação organizacional. Relacionamento com os públicos. Construção da comunicação cooperativa para associados, colaboradores e sociedade.

Empreendedorismo Cooperativo 60h | 4 créditos

EMENTA: Conceitos de empreendedorismo. Características dos empreendedores. Importância dos empreendedores para o desenvolvimento. Intraempreendedorismo. Atividade empreendedora como opção de carreira, micro e pequenas empresas e formas associativas. Introdução ao plano de negócios. Relações institucionais e operacionais das entidades cooperativas entre seus diversos segmentos e o poder municipal, estadual e federal, numa visão educacional cooperativista.

Administração Financeira em Sociedades Cooperativas 60h | 4 créditos

EMENTA: Estudo da administração e planejamento financeiro das sociedades cooperativas. Fontes de recursos e suas aplicações. Capital de giro, estrutura de capital e avaliação de projetos.

Contabilidade e Controladoria em Sociedades Cooperativas 60h | 4 créditos

EMENTA: Estudo da contabilidade, dos controles internos indispensáveis e da tributação das sociedades cooperativas.

Carga horária total: 390h | 26 créditos

5° SEMESTRE
VVivências em Cooperativismo VI – Tecnologia da Informação 60h | 4 créditos

EMENTA: Tecnologia da Informação. A informática na gestão das entidades. Sistemas de informação. Serviços de informação eletrônica. Base de dados. As ferramentas e técnicas de pesquisa da informação. Geração e armazenamento da informação. Software e hardware. Novas tecnologias e tendências.

Plano de Negócios 60h | 4 créditos

EMENTA: Caracterização da empresa. Estrutura e etapas do projeto. Conceitos iniciais. Estudo de mercado. Localização. Escala de produção. Engenharia do projeto. Investimentos. Orçamento de custos e receitas. Fontes e usos dos recursos.

Mercados Cooperativos e Comercialização Cooperativa 60h | 4 créditos

EMENTA: O mercado global e seus diversos atores. A concorrência e os conflitos entre entidades e entre setores das entidades. Negociação: conceitos e princípios; estratégia de negociação.Negociador de hoje e do futuro. Comercialização: Divulgação da marca Cooperativa. Selo de qualidade Cooperativo. Denominação de Origem. Produtos industrializados. Perecíveis. Comodities. Mercado interno e externo. As bolsas de mercadorias e mercado futuro. Preços e perspectivas.

Planejamento e Estratégias Organizacionais 60h | 4 créditos

EMENTA: Introdução ao planejamento. Conceituação básica. Característica. Níveis de decisão. Tipos de planos: estratégico, tático e operacional. Políticas organizacionais. Conceitos de estratégia empresarial. Relações da empresa com os cenários ambientes. Análise ambiental: pontos fortes e fracos. Recursos empresariais. Análise ambiental externa. Ameaças e oportunidades. Estratégias genéricas. Vantagem competitiva. Grupos estratégicos. Alianças estratégicas. Clusters.

Seminário em Ramos do Cooperativismo 60h | 4 créditos

EMENTA: Seminários sobre os diversos ramos do cooperativismo. Ciclo de palestras com expoentes de ramos do cooperativismo. Estudo da organização e funcionamento sistêmico de cooperativas de saúde. Estrutura, governança e políticas corporativas.

Vivências em Cooperativismo VII – Tópicos Especiais em Cooperativismo (eletiva) 60h | 4 créditos

EMENTA: Integração teórico-prática. Estudos de tópicos especiais em gestão cooperativa, propiciando o aprofundamento de temas de interesse do aluno. Discussão sobre temas coordenados e interface entre o aluno pesquisador e seus professores, com ênfase na discussão, análise e difusão dos resultados obtidos. Incentivo ao debate, apresentação e publicação da produção realizada.

Libras (eletiva) 60h | 4 créditos

EMENTA: Noções básicas sobre a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Noções sobre o processo linguístico que envolve a comunicação entre surdos e ouvintes. Cultura surda. Demandas sociais e educacionais da comunidade surda.

Carga horária total: 330h | 22 créditos

DISCIPLINAS

1º SEMESTRE
Fundamentos de Economia 60h | 4 créditos

EMENTA: Ciência econômica: conceito e objeto de estudo. Demanda e oferta. Mercados concorrenciais. Conceitos básicos da teoria econômica vinculados à análise macroeconômica.

Modelos de Gestão Cooperativa 60h | 4 créditos

EMENTA: Modelos de gestão, organização, direção e controle de cooperativas. Modelos de organização do quadro social.

História e Doutrina do Cooperativismo 60h | 4 créditos

EMENTA: Evolução do pensamento cooperativista, dos precursores e dos pioneiros do cooperativismo como movimento. Democracia, socialização, primazia do trabalho sobre o capital. Relação entre a associação de pessoas e a empresa, entre a dimensão social e econômica.

Direito e Legislação Cooperativa 60h | 4 créditos

EMENTA: Estudo da legislação brasileira, notadamente afim com o Direito Cooperativo, como o Direito Comparado, no campo das sociedades cooperativas e conhecimento da legislação positiva para as cooperativas brasileiras. Marco regulatório geral, as especificidades de segmentos cooperativos.

Fundamentos de Finanças e Orçamento 60h | 4 créditos

EMENTA: Introdução à administração financeira. Demonstrações financeiras básicas. Instrumentos de análise e apoio decisório: índices financeiros. Cálculo do ponto de equilíbrio. Capital de giro. Políticas de crédito e cobrança. Fluxo de caixa. Estrutura de capital.

Carga horária total: 300h | 20 créditos

2º SEMESTRE
Fundamentos de Administração 60h | 4 créditos

EMENTA: Teoria Geral da Administração. Escolas administrativas. História, evolução e tendências da administração nas organizações. Enfoques contemporâneos e modernos da administração. Planejamento: conceituação, características. Tipos de planos: estratégico, tático e operacional. Organização: conceituação, estrutura formal e informal. Coordenação. Controle: conceituação, importância e tipos de controles. Técnicas de administração. Liderança: conceituação, funções, estilos e liderança situacional.

Educação Cooperativa 60h | 4 créditos

EMENTA: Sociedade humana de modo geral e, em especial, sociedade contemporânea, visão macrossocial, sob diferentes aspectos. Questão ambiental e mudanças do mundo do trabalho a partir das relações sociais das organizações autogestionárias.

Vivências em Cooperativismo I – Marketing em Sociedades Cooperativas 60h | 4 créditos

EMENTA: Identidade das cooperativas: associações e empresas-associadas. Organizações cooperativas como empresas de economia social e as diferenças em relação a empresas de capital ou estatais. Problemas, perspectivas e tendências de adaptação do cooperativismo aos desafios do tempo atual. O marketing nas sociedades cooperativas. Planejamento, organização, direção e controle da área comercial. Instrumentos de marketing e atividades de venda. Estratégias de desenvolvimento, divulgação e distribuição.

Estrutura Organizacional das Sociedades Cooperativas 60h | 4 créditos

EMENTA: Desenvolvimento. Sustentabilidade. Desenvolvimento sustentável. Estruturas das organizações cooperativas. Princípios Organizativos. Planejamento: estratégico, operacional e tático. Divisão do poder dentro das organizações cooperativas. Processo de tomada de decisão. Participação dos associados. Método participativo. Extensão cooperativa. Cidadania e Inclusão social. Questões das populações negras e indígenas.

Metodologia e Técnica de Pesquisa 60h | 4 créditos

EMENTA: Construção do conhecimento científico. Método científico. Pesquisa científica. Projeto de pesquisa: situação problema, referencial teórico, método, cronograma e referências bibliográficas. Apresentação de trabalhos científicos. Elaboração e apresentação de trabalhos científicos.

Carga horária total: 300h | 20 créditos

3º SEMESTRE
Gestão de Pessoas em Sociedades Cooperativas 60h | 4 créditos

EMENTA: Gestão do relacionamento com o cooperado e o relacionamento entre cooperados, visando garantir a qualidade dos serviços, construir elos de ligação. O cooperado como sócio e responsável pelo empreendimento. A responsabilidade social compartilhada entre a cooperativa e seus associados. Os conflitos e sua gestão. Gestão do relacionamento com os colaboradores, visando garantir a qualidade dos serviços, construir elos de ligação, com atendimento personalizado. Gestão de pessoas num ambiente cooperativo e competitivo.

Português Instrumental 60h | 4 créditos

EMENTA: Compreensão e domínio do idioma, colocando ordem nas relações de quem fala e quem ouve, entre quem escreve e quem lê, aumentando a efetividade na comunicação, tendo como suporte aspectos referentes à comunicação, redação. Português técnico e profissionalizante e tópicos gramaticais.

Ambiente de Negócios Globalizados e Cooperativismo 60h | 4 créditos

EMENTA: Economia e o meio ambiente. A sociedade inserida no ambiente global. A preservação dos recursos naturais e a convivência socioeconômica. Consumo de recursos naturais. Economia urbana e o meio ambiente. Economia rural, propriedade rural e a responsabilidade com a manutenção do ambiente global. Consumo de energia e suas implicações econômicas e sociais.

Vivências em Cooperativismo II Governança Cooperativa 60h | 4 créditos

EMENTA: Governança em Sociedades Cooperativas. Práticas de Governança, estruturação dos órgãos de administração e de gestão. Informação e transparência nas decisões administrativas. Responsabilidade e sua divisão. A profissionalização da gestão e as partes relacionadas.

Vivências em Cooperativismo III Desenvolvimento Regional 60h | 4 créditos

EMENTA: Desenvolvimento Regional. Teorias do desenvolvimento regional. Teoria do crescimento endógeno. As sociedades cooperativas e seu reflexo nas comunidades locais. Os paradigmas do crescimento. Visão multidisciplinar dos problemas e alternativas do desenvolvimento regional. Geração de emprego e renda.

Carga horária total: 300h | 20 créditos

4º SEMESTRE
Vivências em Cooperativismo IV – Estudo de Caso Prático 60h | 4 créditos

EMENTA: Integração teórico-prática. Atividade de observação/intervenção em que o aluno realiza um diagnóstico da situação na área de gestão na organização observada. O diagnóstico orientado nas diversas áreas de gestão das cooperativas – Recursos humanos, Finanças, Comunicação, Doutrina e Legislação Cooperativa; Gestão Administrativa e Operacional e financeira originará um relatório com proposições gerenciais da área observada.

Vivências em Cooperativismo V – Gestão da Qualidade 60h | 4 créditos

EMENTA: Gestão da Qualidade: conceitos básicos da qualidade e de sua gestão. Sistemas de qualidade. O custo e os benefícios da qualidade. A qualidade total. Os programas de qualidade (governamentais e privados) (ISO 9000, 14000, 26000, 31000, 50001)

Relações Públicas e Comunicação Empresarial 60h | 4 créditos

EMENTA: Comunicação como processo de construção de sentidos. Noções de: organização, imagem, cultura, comunicação e poder na organização. Estratégias de comunicação organizacional. Relacionamento com os públicos. Construção da comunicação cooperativa para associados, colaboradores e sociedade.

Empreendedorismo Cooperativo 60h | 4 créditos

EMENTA: Conceitos de empreendedorismo. Características dos empreendedores. Importância dos empreendedores para o desenvolvimento. Intraempreendedorismo. Atividade empreendedora como opção de carreira, micro e pequenas empresas e formas associativas. Introdução ao plano de negócios. Relações institucionais e operacionais das entidades cooperativas entre seus diversos segmentos e o poder municipal, estadual e federal, numa visão educacional cooperativista.

Administração Financeira em Sociedades Cooperativas 60h | 4 créditos

EMENTA: Estudo da administração e planejamento financeiro das sociedades cooperativas. Fontes de recursos e suas aplicações. Capital de giro, estrutura de capital e avaliação de projetos.

Contabilidade e Controladoria em Sociedades Cooperativas 60h | 4 créditos

EMENTA: Estudo da contabilidade, dos controles internos indispensáveis e da tributação das sociedades cooperativas.

Carga horária total: 390h | 26 créditos

5° SEMESTRE
Vivências em Cooperativismo VI – Tecnologia da Informação 60h | 4 créditos

EMENTA: Tecnologia da Informação. A informática na gestão das entidades. Sistemas de informação. Serviços de informação eletrônica. Base de dados. As ferramentas e técnicas de pesquisa da informação. Geração e armazenamento da informação. Software e hardware. Novas tecnologias e tendências.

Plano de Negócios 60h | 4 créditos

EMENTA: Caracterização da empresa. Estrutura e etapas do projeto. Conceitos iniciais. Estudo de mercado. Localização. Escala de produção. Engenharia do projeto. Investimentos. Orçamento de custos e receitas. Fontes e usos dos recursos.

Mercados Cooperativos e Comercialização Cooperativa 60h | 4 créditos

EMENTA: O mercado global e seus diversos atores. A concorrência e os conflitos entre entidades e entre setores das entidades. Negociação: conceitos e princípios; estratégia de negociação.Negociador de hoje e do futuro. Comercialização: Divulgação da marca Cooperativa. Selo de qualidade Cooperativo. Denominação de Origem. Produtos industrializados. Perecíveis. Comodities. Mercado interno e externo. As bolsas de mercadorias e mercado futuro. Preços e perspectivas.

Planejamento e Estratégias Organizacionais 60h | 4 créditos

EMENTA: Introdução ao planejamento. Conceituação básica. Característica. Níveis de decisão. Tipos de planos: estratégico, tático e operacional. Políticas organizacionais. Conceitos de estratégia empresarial. Relações da empresa com os cenários ambientes. Análise ambiental: pontos fortes e fracos. Recursos empresariais. Análise ambiental externa. Ameaças e oportunidades. Estratégias genéricas. Vantagem competitiva. Grupos estratégicos. Alianças estratégicas. Clusters.

Seminário em Ramos do Cooperativismo 60h | 4 créditos

EMENTA: Seminários sobre os diversos ramos do cooperativismo. Ciclo de palestras com expoentes de ramos do cooperativismo. Estudo da organização e funcionamento sistêmico de cooperativas de saúde. Estrutura, governança e políticas corporativas.

Vivências em Cooperativismo VII – Tópicos Especiais em Cooperativismo (eletiva) 60h | 4 créditos

EMENTA: Integração teórico-prática. Estudos de tópicos especiais em gestão cooperativa, propiciando o aprofundamento de temas de interesse do aluno. Discussão sobre temas coordenados e interface entre o aluno pesquisador e seus professores, com ênfase na discussão, análise e difusão dos resultados obtidos. Incentivo ao debate, apresentação e publicação da produção realizada.

Libras (eletiva) 60h | 4 créditos

EMENTA: Noções básicas sobre a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Noções sobre o processo linguístico que envolve a comunicação entre surdos e ouvintes. Cultura surda. Demandas sociais e educacionais da comunidade surda.

Carga horária total: 330h | 22 créditos

Professores


NomeNível de FormaçãoÁrea
Mário De ContoDoutorCiências Jurídicas e Sociais
Heitor José MedinaDoutorAdministração
Jorge Marcelo WohlgemuthMestreCiências Contábeis
Rejane Inês KielingDoutoraCiências Econômicas
Ernesto Enio Budke KrugMestreEngenharia Agronômica
Roberto Tadeu Ramos MoraisDoutor Administração
Cinara Neumann AlvesDoutoraDesenvolvimento Regional
Carlos Alberto Oliveira de OliveiraMestreEngenharia Agronômica
Gerônimo GrandoMestreCiências Contábeis
Rosane Oliveira ZimmerDoutoraEducação
Roberto NicheMestreCiência da Computação
Paola Richter LonderoDoutora Ciências Contábeis
Deivid Ilecki ForgiariniDoutorDesenvolvimento Regional

Inscreva-se


BOLSAS DE ESTUDO: Associados e empregados de cooperativas têm direito a Bolsas de Estudo para cursarem atividades na ESCOOP, em nível de graduação e pós-graduação, custeadas pelo SESCOOP/RS, no valor de 70% (setenta por cento) das mensalidades.

Matrícula
Matrícula mínima: 4 disciplinas (16 créditos)
Valor do crédito: R$ 32,00

Professores


NomeNível de FormaçãoÁrea
Mário De ContoDoutorCiências Jurídicas e Sociais
Heitor José MedinaDoutorAdministração
Jorge Marcelo WohlgemuthMestreCiências Contábeis
Rejane Inês KielingDoutoraCiências Econômicas
Ernesto Enio Budke KrugMestreEngenharia Agronômica
Roberto Tadeu Ramos MoraisDoutor Administração
Cinara Neumann AlvesDoutoraDesenvolvimento Regional
Carlos Alberto Oliveira de OliveiraMestreEngenharia Agronômica
Gerônimo GrandoMestreCiências Contábeis
Rosane Oliveira ZimmerDoutoraEducação
Roberto NicheMestreCiência da Computação
Paola Richter LonderoDoutora Ciências Contábeis
Deivid Ilecki ForgiariniDoutorDesenvolvimento Regional

Inscreva-se


BOLSAS DE ESTUDO: Associados e empregados de cooperativas têm direito a Bolsas de Estudo para cursarem atividades na ESCOOP, em nível de graduação e pós-graduação, custeadas pelo SESCOOP/RS, no valor de 70% (setenta por cento) das mensalidades.

Matrícula
Matrícula mínima: 4 disciplinas (16 créditos)
Valor do crédito: R$ 32,00