I Seminário Internacional de Auditoria e Controle Interno

2015_08_06_Seminário_Auditoria_Controle_Interno_LProfissionais da contabilidade, auditores internos, auditores independentes e gestores das cooperativas gaúchas participaram hoje (06/08) no Centro de Formação Profissional Cooperativista (CFPC), em Porto Alegre, do I Seminário Internacional de Auditoria e Controle Interno, realizado em parceria com a DGRV. Participaram da abertura do evento o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, o coordenador do projeto de cooperação da DGRV, Arno Boerger, o diretor geral da Escoop, Derli Schimidt e o gerente de Monitoramento do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, José Máximo Daronco.

Durante todo o dia, cerca de 100 profissionais de 35 cooperativas dos ramos Agropecuário, Infraestrutura, Saúde e Crédito, além de dirigente e associados, ouviram as palestras de profissionais renomados na área. Vergilio Perius, ao saudar os participantes, disse que bons conhecimentos e práticas de auditoria e controles, muito próximos, estão sendo oferecidos no evento. “O importante é que podemos trazer para as cooperativas esses conhecimentos através de nosso projeto de cooperação bilateral com os alemães”, salientou Perius.

Arno Boerger, coordenador do projeto de cooperação da DGRV, destacou a importância do tema para o convênio da DGRV com o Sistema Ocergs-Sescoop/RS. “No começo discutíamos o que seria importante para o bom desenvolvimento das cooperativas e chegamos a conclusão, baseados no que temos na Alemanha, que o tema das Auditoria e Controle Interno seria importantes no desenvolvimento do projeto”, enfatizou Boerger. Disse que os controles tem um fim para melhoramento e esse é um ponto que precisa ser contemplado, para que haja uma conscientização das cooperativas para esse aspecto. “Sempre dizemos que auditoria e controles internos são dois lados da mesma medalha. Uma não anda sem a outra. E facilita a gestão das pessoas que tem a responsabilidade na cooperativa”, finalizou.

O diretor geral da Escoop, Derli Schmidt, disse da satisfação da Escoop em sediar tão importante evento e da importância dos profissionais que atuam nessa área. Citou ainda os cursos de graduação e pós-graduação nas mais variadas áreas que a Escoop proporciona aos cooperativistas do Brasil.

O Seminário teve por objetivo compartilhar informações, procedimentos e experiências relacionadas ao contexto da Gestão de Riscos nas Sociedades Cooperativas. Na programação, foram trabalhadas palestras com diferentes abordagens sobre o tema e debatidas as boas práticas aplicáveis nas cooperativas.

Confira a programação oferecida:

Papel da auditoria interna na gestão de riscos

Palestrante Dario Fonseca Junior e moderador Marcelo Edgar de Vargas Gais
Diferencial da auditoria cooperativa na Alemanha

Palestrante Christian Buschfort e moderador Dorly Dickel
Estrutura de controles e gestão de riscos nas cooperativas brasileiras

Palestrante Antonio Carlos Nasi e moderador Arno Boerger
Painel de encerramento

Estratégias e ações para adoção de boas práticas na gestão de riscos
Painelistas:
Christian Buschfort, Erni Dickel e Luciano Gomes dos Santos
Moderador
Arno Boerger