MBA EM AUDITORIA E CONTABILIDADE COOPERATIVA POA/RS

Qualificar os profissionais oriundos das cooperativas para participarem com eficiência empresarial na gestão, conciliando teoria e prática, através das técnicas administrativas, com base nos conhecimentos da história e doutrina cooperativista.

Carga Horária Total do Curso: 370 horas

Coordenador de Curso: Professor Derli Schmidt

 

 

Comportamento Organizacional e Gestão da Mudança – 20h

Comportamento organizacional e vantagem competitiva. Liderança e formação de equipes. Gestão de conhecimento e o desenvolvimento organizacional. Postura Estratégica e a Gestão de Pessoas.

 

Cenários Econômicos – 20h

O cooperativismo e o contexto econômico brasileiro e internacional. O perfil de dirigentes e gerentes diante da nova realidade do mercado.

 

Gestão Financeira em Sociedades Cooperativas – 20h

Visão geral do mercado financeiro. Políticas de captações e empréstimos de recursos financeiros adotados no âmbito das instituições financeiras.

 

Direito Cooperativo – 20h

Legislação do cooperativismo, responsabilidade civil e penal do cooperado e da Direção. Realiza estudos sobre a legislação brasileira, bem como sobre o direito comparado no campo das sociedades cooperativas, visando a instrumentalizar os profissionais da área nas especificidades jurídicas. Estuda o marco jurídico próprio que norteia o cooperativismo e as especificidades dos segmentos cooperativos.

 

Controladoria nas Sociedades Cooperativas – 20h

Estuda controle, o processo de planejamento e orçamento. A controladoria e o sistema de informações, numa visão multidisciplinar, na construção de sistemas de informações e modelos de gestão, visando que o processo de gestão na cooperativa seja mais eficiente.

 

Governança Cooperativa – 20h

Trata-se de um modelo de direção estratégica, fundamentado nos valores e princípios cooperativistas, que estabelece práticas éticas visando garantir a consecução dos objetivos sociais e assegurar a gestão da cooperativa de modo sustentável em consonância com os interesses dos cooperados. Aborda a análise teórica e prática das estruturas de administração de sociedades cooperativas. Agentes da governança em cooperativas. Responsabilidade dos administradores.  Problemas e soluções   mais   frequentes   em   governança cooperativa, como assimetria de informação, conflito de interesses, comitês de assessoramento. Evolução das práticas de governança   no Brasil e no mundo. As implicações dos diferentes modelos de governança nos resultados das organizações. Debate de casos práticos e seus diferentes impactos na performance das cooperativas.

 

Empreendedorismo e Plano de Negócios – 20h

Conceitos de empreendedorismo. O fomento da cultura empreendedora. A importância dos empreendedores para o desenvolvimento do cooperativismo. Plano de negócios como ferramenta para o cooperativismo. Elaboração e estrutura do plano de negócios. Uso de conceitos relacionados ao marketing, estratégia e finanças para viabilização de negócio.

 

Relações Públicas e Comunicação Empresarial Cooperativa – 20h

As diferenças entre o público da Comunicação. Público Interno: a comunicação interna como ferramenta da gestão. O Endomarketing. A mídia interna (meios veículos e técnicas). Público Externo: os diferentes grupos que compõem o público externo. Formas de relacionamento com cada segmento do público externo. A mídia externa (meios veículos e técnicas). Os critérios de classificação social. Os conceitos de mídia. Os critérios de escolha de agência.  A campanha eficaz. As etapas da campanha. Os critérios de avaliação de campanha.

 

Contabilidade das Sociedades Cooperativas – 20h

Estudo da contabilidade, dos controles internos indispensáveis e da tributação das sociedades cooperativas.

 

Estrutura e Análise das Demonstrações Contábeis – 20h

Estrutura das demonstrações contábeis; contabilização, avaliação e apresentação dos elementos patrimoniais e do resultado; estudo das demonstrações de sobras e perdas, do resultado abrangente, de origens e aplicações de recursos e do fluxo de caixa pelo método direto e indireto; notas explicativas, relatório da administração/diretoria; consolidação parcial e total de demonstrações contábeis; e, contabilidade de segmentos específicos. Aplicação prática das principais ferramentas e técnicas de análise, estimulando a visão crítica e a exposição de ideias.

 

Auditoria Interna e de Gestão – 20h

A auditoria interna é uma atividade independente e objetiva de avaliação (assurance) e de consultoria, desenhada para adicionar valor e melhorar as operações de uma organização. Ela auxilia uma organização a realizar seus objetivos a partir da aplicação de uma abordagem sistemática e disciplinada para avaliar e melhorar a eficácia dos processos de gerenciamento de riscos, controle e governança. Auditoria de Gestão:  conceitos e características. Auditoria Interna: Conceito, objetivos, função e vantagens. Ambiente de Controles Internos – COSO – “The Committee of Sponsoring Organizations”. Desenvolvimento do Plano de Auditoria Interna. Papéis de Trabalho de Auditoria. Normas e Procedimentos do Trabalho de Auditoria Monitoramento da Evolução das Ações Corretivas. Princípios e Regras de Conduta.

 

Metodologia da Pesquisa – 20h

Estrutura e conhecimento. Epistemologia. Tipos de pesquisa. Problemas de pesquisa. Hipóteses. Métodos estatísticos. Revisão bibliográfica. Métodos e técnicas de pesquisa.

 

Planejamento Estratégico para Cooperativas – 20h

A disciplina está organizada para dar uma visão geral dos principais conceitos vinculados às novas teorias administrativas. Tem como ponto de vista fundamental os executivos e dirigentes das cooperativas e suas contribuições ligadas às práticas de gestão.

 

Gestão Estratégica de Custos em Cooperativas – 20h

A disciplina contempla temas relacionados ao custeio e análises de custos. Tais temas   servem   de   sustentação   para   o   desenvolvimento   de   análises   de   maior profundidade, cuja utilidade centra-se avaliação do desempenho do negócio sob a ótica de custos para decisões e a utilização da informação de custos no contexto da gestão estratégica organizacional.

 

Normas e Procedimentos de Auditoria Externa – 20h

Auditoria: conceito e finalidade. Avaliação de controles internos.  Instrumentos para execução dos trabalhos de Auditoria:  papéis de trabalho, programa de Auditoria das Demonstrações Contábeis. Aborda em as principais normas e práticas de acordo com as Normas e Procedimentos Auditoria Independente, ambiente regulatório, finalizando com a apresentação de normas complementares. Identificação e avaliação de riscos de distorções relevantes nas demonstrações contábeis, tais como riscos de fraude, provenientes de contingências. Traz ainda as abordagens que podem ser adotadas nos trabalhos de auditoria e as respostas da auditoria aos riscos. Perfil ético do auditor.

 

Planejamento e Gestão Tributária nas Cooperativas – 20h

Regime de tributação a que estão sujeitas as sociedades cooperativas. O adequado tratamento tributário ao ato cooperado. Ato não cooperativo. Segregação dos atos.  Tributos incidentes sobre o faturamento. Reorganização empresarial e planejamento tributário. Desenvolver o raciocínio lógico para a solução de problemas que envolvem cenários contábeis-tributários. Subsídios para o planejamento tributário e os reflexos   nos resultados.  As tendências de posicionamento das empresas frente ao planejamento tributário. Resultados de Atos Cooperativos e Não Cooperativos. Descaracterização das Cooperativas.

 

Gestão de Risco e Compliance – 20h

Análise da importância e do tratamento a ser dados pelas sociedades Cooperativas na Gestão de Riscos e no ambiente de Compliance a que estão sujeitas. Identificação e Avaliação da estrutura de governança e do processo decisório nas Cooperativas.  Introdução a Gestão e Gerenciamento de Riscos, tratando sua evolução no tempo, principais conceitos e modelos existentes no mercado e cenário atual. Introduzir o conceito de Compliance como instrumento da Governança Corporativa e dos instrumentos para sua aplicação e sua mensuração nos processos de controle.

 

Seminário de TCC – 20h

Momento de socialização dos trabalhos de conclusão do curso.

 

Orientação de TCC – 10h

Orientação dos Trabalhos de Conclusão do Curso consiste na produção de artigo científico.

 

Horários do Curso:

Sextas-feiras: Tarde e Noite (das 13h30 às 22h30)

Sábados: Manhã e Tarde (das 8h30 às 18h30)

Período do Curso:

De 8 de julho de 2016 até maio de 2018

Número de Vagas: 31 vagas

Local de Realização: ESCOOP

 

Professores:

Dr. Fernando Dewes

Ms. Oswaldo Paleo

Dr. José Eduardo Zdanowicz

Esp. Tiago Machado

Dr. José Eduardo Zdanowicz

Ms. José Máximo Daronco

Ms. Carlos Alberto de Oliveira

Ms. Sandro Kirst

Esp. Erni Dickel

Ms. Ciro Weber

Ms. Rejane Kieling

Dr. Roberto T. R.Morais

Ms.Cleber Marcos Rodniski

Prof. Paulo Alaniz

Dorly Dickel

Esp. Dario Fonseca Junior