MBA EM GESTÃO DE COOPERATIVAS VITIVINÍCOLAS (em andamento)

INÍCIO : 19 de maio de 2017

OBJETIVO: Qualificar os profissionais oriundos das cooperativas agropecuárias a participarem com competência na gestão, conciliando teoria e prática, através das técnicas administrativas, com base nos conhecimentos da história e doutrina cooperativista.

Carga Horária: 380 horas

Coordenador: Derli Schmidt

Horários: Sextas – das 13h30min às 22h30min e Sábados – das 08h30min às 18h30min

Vagas: 30

Local: Farroupilha/Rio Grande do Sul


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DISCIPLINAS:

Gestão estratégica de recursos humanos – 20h

Cultura e o estilo de gestão como fatores do processo de mudança. A mudança a partir das pessoas e as lideranças. Relacionamento e o clima de trabalho nas equipes. Motivação humana. Clima organizacional e produtividade. Variáveis que afetam o clima organizacional. O comportamento humano nas organizações. Fatores de satisfação no trabalho.

 

Modelos de gestão e doutrina cooperativa – 20h

A disciplina discute a identidade das cooperativas, analisando as organizações como empresas de economia social e as diferenças em relação às empresas de capital.

 

Cenários macroeconômicos – 20h

O Cooperativismo e o contexto socioeconômico rural brasileiro. O perfil de dirigentes e gerentes mediante a nova realidade do mercado. Estuda o agronegócio brasileiro com ênfase na administração destacando aspectos de organização, direção e comercialização a nível nacional e de comercio exterior. Estuda estratégias de desenvolvimento, divulgação, distribuição e comercialização de produtos agrícolas em nível de mercado interno e externo.

 

Cenários e tendências da vitivinicultura – 20h

A disciplina analisa o presente e o futuro dos negócios agroindustriais da vitivinicultura  nos aspectos de negócios e mercados.

 

Gestão financeira em sociedades cooperativas – 20h

Visão geral do mercado financeiro; políticas de captações e empréstimos de recursos financeiros adotados no âmbito das instituições financeiras. Estuda aspectos específicos na abordagem sobre controles internos.

 

Auditoria e controladoria nas cooperativas – 20h

Estudo da Controladoria, os controles internos indispensáveis e da tributação das sociedades Cooperativas.

 

Planejamento estratégico para cooperativas – 20h

A disciplina está organizada para dar uma visão geral dos principais conceitos vinculados às novas teorias administrativas. Tem como ponto de vista fundamental os executivos e dirigentes das cooperativas e suas contribuições ligadas às práticas de gestão.

 

Negociação e governança em cooperativas – 20h

Estuda práticas de negociação e Governança nas Sociedades Cooperativas. Prática de Governança, estrutura dos órgãos de Administração e de Gestão. Informação e transparência nas decisões administrativas. Responsabilidade e sua divisão. A profissionalização da gestão e as partes relacionadas.

 

Empreendedorismo e plano de negócios – 20h

Conceitos de empreendedorismo. Características dos empreendedores. Importância dos empreendedores para o desenvolvimento. Intraempreendedorismo. Atividade empreendedora como opção de carreira, micro e pequenas empresas e formas associativas. Introdução ao plano de negócios. Relações institucionais e operacionais das entidades Cooperativas entre seus diversos segmentos e o poder público municipal, estadual e federal, numa visão educacional cooperativista. Caracterização da empresa. Estrutura e etapas do projeto. Conceitos iniciais. Estudo de mercado. Localização. Escala de produção. Engenharia de projeto. Investimentos. Orçamento de custos e receitas. Fontes e usos dos recursos.

 

Estratégia de marketing e comunicação cooperativa – 20h

Estuda a comercialização, com ênfase na administração de marketing de cooperativas, destacando aspectos de planejamento, organização, direção e controle da área comercial. Instrumentos de marketing e a atividade de vendas: estratégias de desenvolvimento, divulgação e distribuição.

 

Metodologia da pesquisa – 20h

Estrutura do conhecimento. Epistemologia. Tipos de pesquisa. Problemas de pesquisa. Hipóteses. Métodos estatísticos. Revisão bibliográfica. Métodos e técnicas de pesquisa. Orientação para elaboração do TCC.

 

Viticultura e Enologia – 20h

Estuda a produção vitícola e a enologia, quanto a situação atual e novas tecnologias.

 

Planejamento e gestão tributária nas cooperativas – 20h

Estudo da administração e planejamento tributário das sociedades cooperativas.

 

Gestão ambiental e o cooperativismo – 20h

Importância estratégica da qualidade e da questão ambiental no agronegócio. Conceitos e desenvolvimento histórico da gestão da qualidade e gestão ambiental. Instrumentos e métodos da gestão da qualidade e sua implementação na gestão ambiental. Estudo legislativo da questão ambiental do agronegócio brasileiro.

 

Inovação e cooperação – 20h

A disciplina coteja a sociologia da cooperação e o seu diálogo com o século XXI através das cooperativas vinícolas.

 

Responsabilidade socioempresarial nas sociedades cooperativas – 20h

Inclusão social, conservação e educação socioambiental. Vantagens do crescimento sustentado da economia mundial, regional, local e da cooperativa.

 

Vivências em cooperativismo – 30h

A disciplina buscará proporcionar aos alunos conhecer as experiências do cooperativismo no mundo, através de uma viagem de estudos, buscando uma compreensão e análise do Cooperativismo, tanto em relação ao referencial teórico-metodológico, quanto à práxis cooperativa.

 

Orientação de trabalho de conclusão de curso – 10h

Orientação dos Trabalhos de Conclusão do Curso consiste na produção de artigo científico.