MBA EM GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES COOPERATIVAS – PORTO ALEGRE/RS

Promover o desenvolvimento de competências e habilidades que agreguem valor ao desempenho de funções em áreas ligadas à Gestão de Pessoas nas organizações cooperativistas.

Carga Horária Total do Curso: 370 horas

Coordenador de Curso: Prof. Fernando Dewes

 

Autoconhecimento para a Gestão de Pessoas – 20h

Importância do autoconhecimento. Modelos de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Exercícios práticos de autoconhecimento. Elaboração de um Plano de Desenvolvimento Pessoal e Profissional.

Prof.ª Fabiana Diaz

 

Gestão de Cargos, Carreiras e Remuneração – 20h

Transformações no mundo do trabalho e análise do seu impacto na forma como as organizações remuneram seus empregados. Comparação entre as limitações da forma tradicional de remunerar e os novos modelos de remuneração que estão surgindo. Conceito de planejamento de carreira e a importância do planejamento de carreira. O papel da empresa no planejamento de carreira; o papel das pessoas no planejamento de carreira; tendências gerais na gestão de carreira. Etapas de planejamento de carreira. Exercício de planejamento de carreira. Modelos de carreiras.

Prof.ª Rosecler Gioli

 

Análise dos Cenários Macroeconômicos – 20h

O Cooperativismo e o contexto econômico brasileiro e internacional e análise das tendências. O perfil de dirigentes e gerentes diante da nova realidade do mercado.

Prof. Oswaldo Paleo

 

Atração e Seleção de Pessoas – 20h

Processo de recrutamento e seleção dentro do ambiente organizacional cooperativista, incluindo metodologias, tendências e o papel de recursos humanos. Técnicas de seleção, aspectos legais, seleção interna, terceirização.

Prof. Renato Fortes

 

Avaliação e Capacitação de Pessoas – 20h

Gestão do Desempenho Humano: o que é desempenho. Modelos de avaliação integrada de desempenho. Indicadores de desempenho organizacionais. Alinhamento entre Gestão Organizacional e Desempenho. Construção de instrumentos de avaliação de desempenho. Treinamento e desenvolvimento. Gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional. Universidade corporativa. Ensino a distância e tendências na área de treinamento e desenvolvimento.

Prof.ª Maria Cristina Bonhenberger

 

Saúde, Segurança do Trabalho e Qualidade de Vida – 20h

Novos cenários no mundo do trabalho e as consequências pessoais das transformações no mundo do trabalho. Análise da qualidade de vida e saúde no trabalho. Compreensão e análise dos tempos de desengajamento, ou a grande transformação. O trabalho como enigma. Trabalho prescrito e trabalho real. Trabalho imaterial. O mundo do trabalho e a psicodinâmica do trabalho. O trabalho entre sofrimento e prazer. O estresse e a carreira. Estratégias de defesa coletivas. Mitos e realidades sobre o estresse dos gerentes. Gestão, Subjetividade e Saúde: desafios e impasses frente ao novo milênio.

Prof. Sidnei Fochesatto

 

Planejamento Estratégico em Gestão de Pessoas – 20h

Identidade organizacional. Plano estratégico: objetivo, estratégia, estrutura. Análise do ambiente e da organização. Alinhamento das estratégias de gestão de pessoas ao planejamento estratégico da cooperativa.

Prof.ª Ana Cláudia M. Padilha

 

Diagnóstico e Medidas do Comportamento Organizacional – 20h

Bases e modelos de diagnóstico organizacional e comportamental. Indicadores qualitativos e quantitativos do comportamento organizacional. Critérios e instrumentos de medida do comportamento organizacional. Construção e desenvolvimento de instrumentos de medida específicos para a cooperativa. Fases do diagnóstico do comportamento organizacional.

 

Métodos e Técnicas de Pesquisa e de Produção de Artigos – 20h

Tipos de pesquisa e suas classificações. Planejamento da pesquisa: fases decisória, construtiva e redacional. Técnicas de tratamento e de análise dos dados. Revisão da literatura. Fontes de pesquisa e suas características. Normas de redação e formatação de artigos acadêmicos. Exercícios de produção de artigo.

Prof.ª Carmem Finkler

 

BSC Aplicado a Gestão de Pessoas – 20h

O BSC como ferramenta de gestão de pessoas. Indicadores de desempenho da área de gestão de pessoas. Sistemas de informações gerenciais, monitoramento e análise dos resultados.

 Prof. Roberto Moraes

 

Gestão dos Processos Organizacionais – 20h

Gestão de pessoas e gestão de processos. Identificação e mapeamento de processos organizacionais estratégicos. Análise dos processos e do grau de alinhamento dos mesmos as estratégias organizacionais. Construindo a sincronia organizacional. Projeto de novos processos.

 Prof. Roger M. Puglia

 

Desenvolvimento da Competência interpessoal – 20h

Compreensão dos processos envolvidos na dinâmica das relações interpessoais: comunicação intra e interpessoal, auto e hetero-percepção, empatia, saber ouvir, auto-estima, prática do feedback no relacionamento interpessoal. Princípios do coaching.

 

Tópicos de Legislação Trabalhista – 20h

Jurisprudência trabalhista mais recente e importante e suas aplicações nas relações de trabalho. Contratos e regulamentações especiais de trabalho: a preocupação prática e soluções de problemas do cotidiano. Trabalho subordinado e o trabalho autônomo. A negociação coletiva como forma ideal de regulação e o movimento sindical brasileiro e suas características.

Prof.  Alexandre Juliano Simões

 

Gestão da Comunicação Interna e de Conflitos – 20h

Comunicação e integridade organizacional. Endomarketing e a comunicação interna como ferramenta de gestão. Importância estratégica da comunicação. Problemas de comunicação intraorganizacional. Conflitos no trabalho e sua administração.

Prof. Sandro Kirst

 

Gestão da Criatividade e Inovação – 20h

A importância estratégica da gestão da criatividade. Aspectos do ambiente organizacional favoráveis a criatividade e inovação. Mudança organizacional como imperativo para a sobrevivência da cooperativa. Princípios da mudança organizacional. O papel da gestão de pessoas na criatividade, inovação e mudança organizacional.

Prof. Carlos Fernando Jung

 

Liderança e Motivação para o Trabalho – 20h

Visões sobre líder e liderança. Poder e liderança. Modelos e estilos de liderança. Perfil do líder do cooperativismo. Formação e desenvolvimento de líderes para o cooperativismo. A importância fundamental da motivação no trabalho. Visões sobre motivação. Cooperativismo e motivação. O líder motivador. Como motivar para o trabalho.

Prof. Fernando Dewes

 

Ética e Responsabilidade Socioempresarial – 20h

Reflexões sobre ética e moral. A ética e a doutrina do cooperativismo. Análise do compromisso e do papel da liderança empresarial como pilares de um paradigma de desenvolvimento sustentável. As organizações cooperativas como empresas de economia social e as diferenças em relação a empresas de capital: estudando a responsabilidade socioempresarial nas cooperativas.

Prof. Ivan Novello

 

Tópicos Especiais em Gestão de Pessoas – 20h

Seminários sobre temas atuais na Gestão de Pessoas: Espiritualidade no trabalho; Gestão de conflitos geracionais no ambiente de trabalho; Habilidades de negociação; Educação cooperativista e a Gestão de Pessoas.

 

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC – 10h

Orientação para pesquisa e redação do artigo final.

 

Horários do Curso:

Sextas-feiras: Tarde e Noite (das 13h30 às 22h30)

Sábados: Manhã e Tarde (das 8h30 às 18h30)

*As disciplinas ocorrerão uma vez a cada mês.

 

Período do Curso:

De 30 de setembro de 2016 até junho de 2018

 

Número de Vagas:

30 vagas

 

Local de Realização:

ESCOOP