MBA GESTÃO DE COOPERATIVAS ODONTOLÓGICAS – Porto Alegre

FINALIZADO

INÍCIO : 10 de julho de 2015

OBJETIVO: Visa qualificar profissionais para participarem ativamente com competência na gestão das empresas cooperativas, conciliando teoria, prática e técnicas administrativas, com a história e doutrina cooperativista

Carga Horária: 370 horas.

Coordenador: Derli Schmidt

Horários
Sextas-feiras: Tarde e Noite (das 13h30min às 22h30min)
Sábados: Manhã e Tarde. (das 8h às 18h30min)

 


REGISTRE SEU INTERESSE EM NOVAS TURMAS, mande um e-mail para interesse@escoop.edu.br e aguarde novidades.


 

Matriz curricular e Ementas

2015

Comportamento Organizacional e Gestão da Mudança – 20h – Comportamento organizacional e vantagem competitiva. Liderança e formação de equipes. Gestão do conhecimento e o desenvolvimento organizacional. Postura Estratégica e a Gestão de Pessoas.
Relações Públicas e Comunicação Empresarial – 20h – As diferenças entre o público da Comunicação. Público Interno: a comunicação interna como ferramenta da gestão. O Endomarketing. A mídia interna (meios, veículos e técnicas). Público Externo: os diferentes grupos que compõem o público externo. Formas de relacionamento com cada segmento do público externo. A mídia externa (meios, veículos e técnicas). Os critérios de classificação social. Os conceitos de mídia. Os critérios de escolha de agência. A campanha eficaz. As etapas da campanha. Os critérios de avaliação de campanha.
Seminário Nacional: Importância da Unidade Cooperativa/UNIODONTO – 40h  – Experiências do mundo cooperativo odontológico. Participação em debates sobre a compreensão e análise de cooperativismo e seus desafios, tanto em relação ao referencial teórico metodológico quanto à práxis cooperativa contemporânea.
Legislação na Área da Saúde – 20h  – Compreender a importância, o dimensionamento, estruturação e aplicabilidade da legislação vigente no país na área da saúde. Legislação do cooperativismo cotejado com a legislação nacional na saúde.
Estrutura de Custos e Cálculo Atuarial – 20h – Discussões sobre os aspectos de uma avaliação atuarial e sua aplicabilidade. Conceitos introdutórios de atuária. Interação da ciência atuarial com a gestão. As exigências da legislação em relação à área atuarial.
Odonto Social – 20h – Breve histórico da odontologia atualizada. Impacto da odontologia planejada. Principais modelos e respectivas características. Principais aspectos relacionados à regulamentação. Principais noções relativas à gestão de planos odontológicos: desenho de planos; estruturação e gestão de redes assistenciais; estrutura de remuneração e preços; auditoria, regras operacionais e protocolos; prevenção estratégica e avaliação de risco.

2016

Contabilidade em Cooperativas – 20h – Estudo da contabilidade, dos controles internos indispensáveis e da tributação das sociedades cooperativas.
Cenários Econômicos – 20h – O Cooperativismo e o contexto econômico brasileiro e internacional. O perfil de dirigentes e gerentes diante da nova realidade do mercado.
Gestão Financeira e Controladoria nas Sociedades Cooperativas – 20h – Visão geral do mercado financeiro. Políticas de captações e empréstimos de recursos financeiros adotados no âmbito das instituições financeiras. Problemas contábeis e financeiros das sociedades cooperativas – aspectos mais relevantes com influência na apuração dos resultados, detalhamento dos aspectos tributários específicos e abordagem sobre os controles internos.
Metodologia da Pesquisa – 20h – Estrutura do conhecimento. Epistemologia. Tipos de pesquisa. Problemas de pesquisa. Hipóteses. Métodos estatísticos. Revisão bibliográfica. Métodos e técnicas de pesquisa.
Marketing para Sociedades Cooperativas – 20h – Comercialização com ênfase na administração de marketing de cooperativas – planejamento, organização, direção e controle da área comercial. Instrumentos de marketing e a atividade de vendas: estratégias de desenvolvimento, divulgação e distribuição.
Responsabilidade Sócio-Empresarial pelas Sociedades Cooperativas – 20h – As organizações cooperativas como empresas de economia social e as diferenças em relação a empresas de capital, estudando a responsabilidade sócio empresarial nas cooperativas.
Empreendedorismo e Plano de Negócios – 20h – Conceitos de empreendedorismo. O fomento da cultura empreendedora. A importância dos empreendedores para o desenvolvimento do cooperativismo. Plano de negócios como ferramenta para o cooperativismo. Elaboração e estrutura do plano de negócios. Uso de conceitos relacionados ao marketing, estratégia e finanças para viabilização de negócio.
Planejamento Estratégico de Cooperativas – 20h – Identidade organizacional. Plano estratégico: objetivo, estratégia, estrutura. Análise de ambiente e organização. Integração dos planos (estratégia, tática, operacional).
Direito Cooperativo/Questões Estatutárias – 20h – Breve introdução ao Direito. Direito cooperativo. Estatuto Social e Regimento Interno. Princípios do Cooperativismo. Valores Cooperativos e Natureza Jurídica. Fases do Cooperativismo Brasileiro. Lei 5.764/71 e demais legislações aplicáveis. Definição de Sociedade Cooperativa. Objeto e Finalidade da Sociedade Cooperativa. Cooperativas singulares, federações e confederações. Constituição de cooperativa. Critérios de admissão e permanência do associado. Direitos e Deveres dos Associados. Restrições ao direito de votar e ser votado. Capital social. Fundos. Desligamento do Associado (demissão, eliminação e exclusão) e a previsão estatutária. Responsabilidade do Associado. Assembleias Gerais (ordinária e extraordinária). Alterações Estatutárias. Órgãos Administrativos. Conselho de Administração e/ou Diretoria. Conselho Fiscal. Competências. Fusão, Incorporação e Desmembramento. Liquidação das Sociedades Cooperativas. A Impossibilidade de Transformação das Sociedades Cooperativas. Ato Cooperativo.
Auditoria em Saúde – 20h – Estuda auditoria odontológica e concorrente. Importância dos indicadores de saúde odontológica. Os indicadores de saúde no mercado nacional e mundial. Os processos e importância do controle no custo da cooperativa odontológica.
Gestão Tributária de Sociedades Cooperativas – 20h – Estudo da legislação tributária brasileira, cotejando com a legislação cooperativa na área de tributos. Planejamento Tributário.
Orientação de TCC – 10h – Orientação para a pesquisa e para a realização do trabalho monográfico.