MBA GESTÃO DE COOPERATIVAS – Turma Belém

É um curso que tem como objetivo qualificar profissionais para participarem ativamente com competência na gestão das empresas cooperativas, conciliando teoria, prática e técnicas administrativas, com a história e doutrina cooperativista. A carga horária do Curso Pós-Graduação MBA Gestão de Cooperativas é de 360 horas.

Coordenador do Curso: Prof. Derli Schmidt.

Modelos de Gestão Cooperativa (A Luz da doutrina) –
Marketing para Cooperativas – Estuda a comercialização, com ênfase na administração de marketing de cooperativas, destacando aspectos de planejamento, organização, direção e controle da área comercial. Instrumentos de marketing e a atividade de vendas: estratégias de desenvolvimento, divulgação e distribuição.
Direito Cooperativo – Realiza estudos sobre a legislação brasileira, bem como sobre o direito comparado no campo das sociedades cooperativas, visando a instrumentalizar os profissionais da área nas especificidades jurídicas. Estuda o marco jurídico próprio que norteia o cooperativismo e as especificidades dos segmentos cooperativos.
Cenários Econômicos e Contabilidade Cooperativa – O Cooperativismo e o contexto econômico brasileiro e internacional. O perfil de dirigentes e gerentes mediante a nova realidade do mercado. Estuda os problemas contábeis e financeiros das sociedades cooperativas, destacando os aspectos mais relevantes com influência na apuração dos resultados.
Gestão Financeira e Controladoria nas Sociedades Cooperativas – Visão geral do mercado financeiro; políticas de captações e empréstimos de recursos financeiros adotados no âmbito das instituições financeiras. Estuda aspectos específicos na abordagem sobre controles internos.
Tributação das Sociedades Cooperativas – O adequado tratamento tributário do ato cooperativo. Tributação em espécie das sociedades cooperativas: tributos federais, estaduais e municipais. Estudo de casos da jurisprudência tributária dos tribunais superiores.

2013

Comportamento Organizacional e Gestão da Mudança – Cultura e o estilo de gestão como fatores do processo de mudança. A mudança a partir das pessoas e as lideranças. Relacionamento e o clima de trabalho nas equipes. Motivação humana. Clima organizacional e produtividade. Variáveis que afetam o clima organizacional. O comportamento humano nas organizações. Fatores de satisfação no trabalho.
Tendências na Gestão de Cooperativas – A disciplina está organizada para dar uma visão geral dos principais conceitos vinculados às novas teorias administrativas. Tem como ponto de vista fundamental os executivos e dirigentes das cooperativas e suas contribuições ligadas às práticas de gestão.
Relações Públicas e Comunicação Empresarial – As diferenças entre o público da Comunicação. Público Interno: a comunicação interna como ferramenta da gestão. O Endomarketing. A mídia interna (meios veículos e técnicas). Público Externo: os diferentes grupos que compõem o público externo. Formas de relacionamento com cada segmento do público externo. A mídia externa (meios veículos e técnicas). Os critérios de classificação social. Os conceitos de mídia. Os critérios de escolha de agência.  A campanha eficaz. As etapas da campanha. Os critérios de avaliação de campanha.
Metodologia de Pesquisa e Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) – Estrutura do conhecimento. Epistemologia. Tipos de pesquisa. Problemas de pesquisa. Hipóteses. Métodos estatísticos. Revisão bibliográfica. Métodos e técnicas de pesquisa. Orientação para elaboração do TCC.
Situação Atual e Tendências da Economia Regional – Estudo das transformações econômicas, políticas e sociais da região. Estudo das fraquezas e fortalezas do Sistema Cooperativo regional neste cenário e quais as perspectivas para o futuro.
Experiências Cooperativas Locais e Regionais – Seminários integrados, a partir do estudo de casos.
Planejamento Estratégico de Cooperativas – Identidade organizacional. Plano estratégico: objetivo, estratégia, estrutura. Análise de ambiente e organização. Integração dos planos (estratégia, tática, operacional).
Responsabilidade Sócio-Empresarial – Tendo em vista o cooperativismo ser um movimento social e econômico, a mesma estudará o enfoque social e responsabilidade das cooperativas com a comunidade em torno das empresas cooperativas. Estuda a Filosofia e estrutura da Organização do Quadro Social (O.Q.S.)
Fundamentos de Didática – Capacitar os alunos para o exercício da docência.
Vivências em Cooperativismo (Viagem de Estudos / Participação em Congresso, Seminários) – A disciplina buscará proporcionar aos alunos conhecer as experiências do mundo cooperativo, através de viagens, palestras, buscando uma compreensão e análise do Cooperativismo, tanto em relação ao referencial teórico-metodológico, quanto à práxis cooperativa.
Seminário de Defesa dos Trabalhos de Conclusão do Curso (TCC) – Atividades de orientação voltadas para a produção, por parte do aluno, do artigo científico exigido para a conclusão do curso de especialização.

Sextas-feiras: Manhã e Tarde
Sábados: Manhã e Tarde.

Dr. Eduardo Schneider
Dr. Mário De Conto
Ms. Rogério A. F. Carvalho
Dr. Roberto Tadeu Ramos Morais
Esp. Carmen E. F. Schmidt
Ms. Djalma Frade
Esp. Joélcio da Silva
Esp. Ivan Novello

O Curso Pós-Graduação MBA Gestão de Cooperativas – Turma Belém – foi aprovado pelo Conselho Acadêmico e Administrativo da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo em ATA Nº 001/11.