MBA GESTÃO DE COOPERATIVAS – Turma Pelotas

FINALIZADO

INÍCIO: 22 DE MAIO DE 2015

OBJETIVO: Visa qualificar profissionais para participarem ativamente com competência na gestão das empresas cooperativas, conciliando teoria, prática e técnicas administrativas, com a história e doutrina cooperativista.

Carga Horária: 370 horas.

Coordenador: Derli Schmidt

Sextas-feiras: Tarde e Noite ( das 13h30min às 22h30min)
Sábados: Manhã e Tarde. (das 8h às 18h30min)

REGISTRE SEU INTERESSE EM NOVAS TURMAS, mande um e-mail para interesse@escoop.edu.br e aguarde novidades.

Comportamento Organizacional e Gestão da Mudança – Comportamento organizacional e vantagem competitiva. Liderança e formação de equipes. Gestão do conhecimento e o desenvolvimento organizacional. Postura Estratégica e a Gestão de Pessoas.
Empreendedorismo e Plano de Negócios – Conceitos de empreendedorismo. O fomento da cultura empreendedora. A importância dos empreendedores para o desenvolvimento do cooperativismo. Plano de negócios como ferramenta para o cooperativismo. Elaboração e estrutura do plano de negócios. Uso de conceitos relacionados ao marketing, estratégia e finanças para viabilização de negócio.
Direito Cooperativo – Legislação brasileira. Direito comparado no campo das sociedades cooperativas, visando a instrumentalizar os profissionais da área nas especificidades jurídicas. O marco jurídico próprio que norteia o cooperativismo e as especificidades dos segmentos cooperativos.
Relações Públicas e Comunicação Empresarial – As diferenças entre o público da Comunicação. Público Interno: a comunicação interna como ferramenta da gestão. O Endomarketing. A mídia interna (meios, veículos e técnicas). Público Externo: os diferentes grupos que compõem o público externo. Formas de relacionamento com cada segmento do público externo. A mídia externa (meios, veículos e técnicas). Os critérios de classificação social. Os conceitos de mídia. Os critérios de escolha de agência. A campanha eficaz. As etapas da campanha. Os critérios de avaliação de campanha.
Tendências na Gestão de Cooperativas – Visão geral dos principais conceitos vinculados às novas teorias administrativas. O papel dos executivos das cooperativas e suas contribuições ligadas às práticas de gestão.
Governança Cooperativa – Estuda a governança corporativa nas cooperativas. Códigos de governança. Divulgação de informação no ambiente da governança. Fatores de influência sobre a governança corporativa no cooperativismo.
Cenários Econômicos – O Cooperativismo e o contexto econômico brasileiro e internacional. O perfil de dirigentes e gerentes diante da nova realidade do mercado.
Marketing para Sociedades Cooperativas – Comercialização com ênfase na administração de marketing de cooperativas – planejamento, organização, direção e controle da área comercial. Instrumentos de marketing e a atividade de vendas: estratégias de desenvolvimento, divulgação e distribuição

2016

Região Sul: Perspectivas Socioeconômicas – Estuda as transformações econômicas, políticas e sociais da Região Sul. Desenvolve estudos das fraquezas e fortalezas do sistema cooperativa regional neste cenário e quais as perspectivas par ao futuro.
Contabilidade em Cooperativas – Estudo da contabilidade, dos controles internos indispensáveis e da tributação das sociedades cooperativas.
Metodologia da Pesquisa – Estrutura do conhecimento. Epistemologia. Tipos de pesquisa. Problemas de pesquisa. Hipóteses. Métodos estatísticos. Revisão bibliográfica. Métodos e técnicas de pesquisa.
Gestão Financeira nas Sociedades Cooperativas – Visão geral do mercado financeiro. Políticas de captações e empréstimos de recursos financeiros adotados no âmbito das instituições financeiras.
Gestão Tributária de Sociedades Cooperativas – Estudo da legislação tributária brasileira, cotejando com a legislação cooperativa na área de tributos. Planejamento Tributário.
Fundamentos De Didática – Possibilitar o conhecimento do processo ensino-aprendizagem a luz das múltiplas dimensões da formação e prática docente universitária. Capacitação dos alunos para a docência.
Planejamento Estratégico de Cooperativas – Identidade organizacional. Plano estratégico: objetivo, estratégia, estrutura. Análise de ambiente e organização. Integração dos planos (estratégia, tática, operacional).
Negociação Estratégica para Cooperativas – Caracterização do sistema cooperativista diante das transformações econômicas, políticas e sociais atuais; lógica que rege seu comportamento; fraquezas e fortalezas deste sistema e perspectivas para o futuro. Visando a negociação estratégica nas cooperativas.
Responsabilidade Socioempresarial pelas Sociedades Cooperativas – As organizações cooperativas como empresas de economia social e as diferenças em relação a empresas de capital, estudando a responsabilidade sócio empresarial nas cooperativas.
Orientação de TCC – Orientação para a pesquisa e para a realização do trabalho monográfico.