MBA GESTÃO DE COOPERATIVAS – Turma Pelotas

Visa qualificar profissionais para participarem ativamente com competência na gestão das empresas cooperativas, conciliando teoria, prática e técnicas administrativas, com a história e doutrina cooperativista.
A carga horária do MBA em Gestão de Cooperativas – Turma Pelotas é de 370 horas.

Coordenador do Curso: Prof. Derli Schmidt

Comportamento Organizacional e Gestão da Mudança – Comportamento organizacional e vantagem competitiva. Liderança e formação de equipes. Gestão do conhecimento e o desenvolvimento organizacional. Postura Estratégica e a Gestão de Pessoas.
Empreendedorismo e Plano de Negócios – Conceitos de empreendedorismo. O fomento da cultura empreendedora. A importância dos empreendedores para o desenvolvimento do cooperativismo. Plano de negócios como ferramenta para o cooperativismo. Elaboração e estrutura do plano de negócios. Uso de conceitos relacionados ao marketing, estratégia e finanças para viabilização de negócio.
Direito Cooperativo – Legislação brasileira. Direito comparado no campo das sociedades cooperativas, visando a instrumentalizar os profissionais da área nas especificidades jurídicas. O marco jurídico próprio que norteia o cooperativismo e as especificidades dos segmentos cooperativos.
Relações Públicas e Comunicação Empresarial – As diferenças entre o público da Comunicação. Público Interno: a comunicação interna como ferramenta da gestão. O Endomarketing. A mídia interna (meios, veículos e técnicas). Público Externo: os diferentes grupos que compõem o público externo. Formas de relacionamento com cada segmento do público externo. A mídia externa (meios, veículos e técnicas). Os critérios de classificação social. Os conceitos de mídia. Os critérios de escolha de agência. A campanha eficaz. As etapas da campanha. Os critérios de avaliação de campanha.
Tendências na Gestão de Cooperativas – Visão geral dos principais conceitos vinculados às novas teorias administrativas. O papel dos executivos das cooperativas e suas contribuições ligadas às práticas de gestão.
Governança Cooperativa – Estuda a governança corporativa nas cooperativas. Códigos de governança. Divulgação de informação no ambiente da governança. Fatores de influência sobre a governança corporativa no cooperativismo.
Cenários Econômicos – O Cooperativismo e o contexto econômico brasileiro e internacional. O perfil de dirigentes e gerentes diante da nova realidade do mercado.
Marketing para Sociedades Cooperativas – Comercialização com ênfase na administração de marketing de cooperativas – planejamento, organização, direção e controle da área comercial. Instrumentos de marketing e a atividade de vendas: estratégias de desenvolvimento, divulgação e distribuição

2016

Região Sul: Perspectivas Socioeconômicas – Estuda as transformações econômicas, políticas e sociais da Região Sul. Desenvolve estudos das fraquezas e fortalezas do sistema cooperativa regional neste cenário e quais as perspectivas par ao futuro.
Contabilidade em Cooperativas – Estudo da contabilidade, dos controles internos indispensáveis e da tributação das sociedades cooperativas.
Metodologia da Pesquisa – Estrutura do conhecimento. Epistemologia. Tipos de pesquisa. Problemas de pesquisa. Hipóteses. Métodos estatísticos. Revisão bibliográfica. Métodos e técnicas de pesquisa.
Gestão Financeira nas Sociedades Cooperativas – Visão geral do mercado financeiro. Políticas de captações e empréstimos de recursos financeiros adotados no âmbito das instituições financeiras.
Gestão Tributária de Sociedades Cooperativas – Estudo da legislação tributária brasileira, cotejando com a legislação cooperativa na área de tributos. Planejamento Tributário.
Fundamentos De Didática – Possibilitar o conhecimento do processo ensino-aprendizagem a luz das múltiplas dimensões da formação e prática docente universitária. Capacitação dos alunos para a docência.
Planejamento Estratégico de Cooperativas – Identidade organizacional. Plano estratégico: objetivo, estratégia, estrutura. Análise de ambiente e organização. Integração dos planos (estratégia, tática, operacional).
Negociação Estratégica para Cooperativas – Caracterização do sistema cooperativista diante das transformações econômicas, políticas e sociais atuais; lógica que rege seu comportamento; fraquezas e fortalezas deste sistema e perspectivas para o futuro. Visando a negociação estratégica nas cooperativas.
Responsabilidade Socioempresarial pelas Sociedades Cooperativas – As organizações cooperativas como empresas de economia social e as diferenças em relação a empresas de capital, estudando a responsabilidade sócio empresarial nas cooperativas.
Orientação de TCC – Orientação para a pesquisa e para a realização do trabalho monográfico.

Sextas-feiras: Tarde e Noite ( das 13h30min às 22h30min)
Sábados: Manhã e Tarde. (das 8h às 18h30min)

Ms. Carlos Alberto Oliveira de Oliveira
Dr. Mário De Conto
Dr. Roberto Tadeu Ramos Morais
Ms. Cláudia Lemos
Ms. Oswaldo Paleo
Ms. Claralúcia Prates Machado
Ms. Jorge Marcelo Wohlgemuth
Esp. Carmen E. F. Schmidt
Ms. Rogério A. F. Fernandes
Ms. Ernesto E. B. Krug
Esp. Ivan Novello

O MBA em Gestão de Cooperativas – Turma Pelotas foi aprovado pelo Conselho Acadêmico e Administrativo da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – ESCOOP em ATA Nº 001/14.