MBA GESTÃO DE COOPERATIVAS – Turma Porto Alegre

Visa qualificar profissionais para participarem ativamente com competência na gestão das empresas cooperativas, conciliando teoria, prática e técnicas administrativas, com a história e doutrina cooperativista.

A carga horária do Curso MBA Gestão de Cooperativas (Lato Sensu) é de 370 horas.

Coordenador do Curso: Prof. Derli Schmidt.

2014

Modelos de Gestão Cooperativa (A luz da doutrina) – Modelos de gestão, organização, direção e controle de cooperativas. Modelos de organização do quadro social.
História e Doutrina do Cooperativismo – Evolução do pensamento cooperativista, dos precursores e dos pioneiros do cooperativismo como movimento. Democracia,  socialização, primazia do trabalho sobre o capital. Relação entre a associação de pessoas e a empresa, entre a dimensão social e a econômica.
Comportamento Organizacional e Gestão da Mudança – Comportamento organizacional e vantagem competitiva. Liderança e formação de equipes. Gestão do conhecimento e o desenvolvimento organizacional. Postura Estratégica e a Gestão de Pessoas.
Direito Cooperativo – Legislação brasileira. Direito comparado no campo das sociedades cooperativas, visando a instrumentalizar os profissionais da área nas especificidades jurídicas. O marco jurídico próprio que norteia o cooperativismo e as especificidades dos segmentos cooperativos.
Relações Públicas e Comunicação Empresarial – As diferenças entre o público da Comunicação. Público Interno: a comunicação interna como ferramenta da gestão. O Endomarketing. A mídia interna (meios, veículos e técnicas). Público Externo: os diferentes grupos que compõem o público externo. Formas de relacionamento com cada segmento do público externo. A mídia externa (meios, veículos e técnicas). Os critérios de classificação social. Os conceitos de mídia. Os critérios de escolha de agência. A campanha eficaz. As etapas da campanha. Os critérios de avaliação de campanha.
Tendências na Gestão de Cooperativas – Visão geral dos principais conceitos vinculados às novas teorias administrativas. O papel dos executivos das cooperativas e suas contribuições ligadas às práticas de gestão.
Contabilidade em Cooperativas - Estudo da contabilidade, dos controles internos indispensáveis e da tributação das sociedades cooperativas.
Cenários Econômicos – O Cooperativismo e o contexto econômico brasileiro e internacional. O perfil de dirigentes e gerentes diante da nova realidade do mercado.
Marketing para Sociedades Cooperativas – Comercialização com ênfase na administração de marketing de cooperativas – planejamento, organização, direção e controle da área comercial. Instrumentos de marketing e a atividade de vendas: estratégias de desenvolvimento, divulgação e distribuição
Gestão Financeira nas Sociedades Cooperativas – Visão geral do mercado financeiro. Políticas de captações e empréstimos de recursos financeiros adotados no âmbito das instituições financeiras.
Gestão Tributária de Sociedades Cooperativas – Estudo da legislação tributária brasileira, cotejando com a legislação cooperativa na área de tributos. Planejamento Tributário.
Metodologia da Pesquisa – Estrutura do conhecimento. Epistemologia. Tipos de pesquisa. Problemas de pesquisa. Hipóteses. Métodos estatísticos. Revisão bibliográfica. Métodos e técnicas de pesquisa.

Planejamento Estratégico de Cooperativas - Identidade organizacional. Plano estratégico: objetivo, estratégia, estrutura. Análise de ambiente e organização. Integração dos planos (estratégia, tática, operacional).
Negociação Estratégica para Cooperativas – Caracterização do sistema cooperativista diante das transformações econômicas, políticas e sociais atuais; lógica que rege seu comportamento; fraquezas e fortalezas deste sistema e perspectivas para o futuro. Visando a negociação estratégica nas cooperativas.
Elaboração e análise de projetos – Estrutura e análise de projetos de intercooperação no movimento cooperativo.
Auditoria e Controladoria nas Sociedades Cooperativas – Problemas contábeis e financeiros das sociedades cooperativas – aspectos mais relevantes com influência na apuração dos resultados, detalhamento dos aspectos tributários específicos e abordagem sobre os controles internos
Cooperativismo de Crédito  – Instrumento de desenvolvimento do cooperativismo. Organização e funcionamento sistêmico de cooperativas de crédito – estrutura, governança e políticas corporativas.
Responsabilidade Sócio-Empresarial pelas Sociedades Cooperativas – As organizações cooperativas como empresas de economia social e as diferenças em relação a empresas de capital, estudando a responsabilidade sócio empresarial nas cooperativas.
Orientação de TCC – Orientação para a pesquisa e para a realização do trabalho monográfico.

Sextas-feiras: Tarde e Noite
Sábados: Manhã e Tarde.

Dra. Vera Regina Schmitz
Dr. Mário De Conto
Ms. Gerônimo Grando
Ms. Jorge Marcelo Wohlgemuth
Ms. Oswaldo Paleo
Ms. Claralúcia Prates Machado
Ms. Rogério A. F. Fernandes
Ms. Rejane Inês Kieling
Dr. Roberto Tadeu Ramos Morais
Ms. Ernesto E. B. Krug
Ms. Carlos Alberto Oliveira de Oliveira
Esp. Paulo Learsi P. C. da Silva
Esp. Ivan Novello

O Curso MBA Gestão de Cooperativas foi aprovado pelo Conselho Acadêmico e Administrativo da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – ESCOOP em ATA Nº 001/13.