MBA GESTÃO ESTRATÉGICA DO AGRONEGÓCIO – Turma Porto Alegre

Visa qualificar os profissionais oriundos das cooperativas agropecuárias a participarem com competência na gestão, conciliando teoria e prática, através das técnicas administrativas, com base nos conhecimentos da história e doutrina cooperativista.

A carga horária do Curso MBA Gestão Estratégica do Agronegócio é de 370 horas.

Coordenador do Curso: Prof. Derli Schmidt.

 

Matriz curricular e Ementas

2013

Cenários Macroeconômicos e Comércio Exterior – O Cooperativismo e o contexto socioeconômico rural brasileiro. O perfil de dirigentes e gerentes mediante a nova realidade do mercado. Estuda o agronegócio brasileiro com ênfase na administração destacando aspectos de organização, direção e comercialização a nível nacional e de comercio exterior. Estuda estratégias de desenvolvimento, divulgação, distribuição e comercialização de produtos agrícolas em nível de mercado interno e externo.
Relações Públicas e Comunicação Empresarial – As diferenças entre o público da Comunicação. Público Interno: a comunicação interna como ferramenta da gestão. O Endomarketing. A mídia interna (meios veículos e técnicas). Público Externo: os diferentes grupos que compõem o público externo. Formas de relacionamento com cada segmento do público externo. A mídia externa (meios veículos e técnicas). Os critérios de classificação social. Os conceitos de mídia. Os critérios de escolha de agência. A campanha eficaz. As etapas da campanha. Os critérios de avaliação de campanha.
Gestão Ambiental e o Agronegócio – Importância estratégica da qualidade e da questão ambiental no agronegócio. Conceitos e desenvolvimento histórico da gestão da qualidade e gestão ambiental. Instrumentos e métodos da gestão da qualidade e sua implementação na gestão ambiental. Estudo legislativo da questão ambiental do agronegócio brasileiro.
Gestão Estratégica de Recursos Humanos – Cultura e o estilo de gestão como fatores do processo de mudança. A mudança a partir das pessoas e as lideranças. Relacionamento e o clima de trabalho nas equipes. Motivação humana. Clima organizacional e produtividade. Variáveis que afetam o clima organizacional. O comportamento humano nas organizações. Fatores de satisfação no trabalho.
Planejamento Estratégico de Cooperativas – A disciplina está organizada para dar uma visão geral dos principais conceitos vinculados às novas teorias administrativas. Tem como ponto de vista fundamental os executivos e dirigentes das cooperativas e suas contribuições ligadas às práticas de gestão.
Planejamento e Gestão Tributária – Estudo da administração e planejamento tributário das sociedades Cooperativas.
Governança Corporativa nas Sociedades Cooperativas – Governança em Sociedades Cooperativas. Prática de Governança, estrutura dos órgãos de Administração e de Gestão. Informação e transparência nas decisões administrativas. Responsabilidade e sua divisão. A profissionalização da gestão e as partes relacionadas.
Gestão Financeira de Cooperativas – Visão geral do mercado financeiro; políticas de captações e empréstimos de recursos financeiros adotados no âmbito das instituições financeiras. Estuda aspectos específicos na abordagem sobre controles internos.

2014

Auditoria e Controladoria – Estudo da Controladoria, os controles internos indispensáveis e da tributação das sociedades Cooperativas.
Metodologia Científica para o TCC – Estrutura do conhecimento. Epistemologia. Tipos de pesquisa. Problemas de pesquisa. Hipóteses. Métodos estatísticos. Revisão bibliográfica. Métodos e técnicas de pesquisa. Orientação para elaboração do TCC.
Estratégia de Marketing e Gestão de Vendas – Estuda a comercialização, com ênfase na administração de marketing de cooperativas, destacando aspectos de planejamento, organização, direção e controle da área comercial. Instrumentos de marketing e a atividade de vendas: estratégias de desenvolvimento, divulgação e distribuição.
Logística Empresarial no Agronegócio – Gerenciar a cadeia de suprimentos de produtos agropecuários. Apresentar os conceitos de Logística Integrada e mostrar as inter-relações entre logística e processo produtivo agrícola: plantio, tratos culturais e colheita das culturas. Incentivar a pesquisa de soluções de problemas de logística no agronegócio.
Elaboração e Análise de Projetos – Conceitos e importância do gerenciamento de projetos. Estruturas organizacionais para projetos. Fases de elaboração e execução de um projeto. Processos do gerenciamento de projetos. Áreas de conhecimento do gerenciamento de projetos. Sistemas de informação como ferramenta de planejamento e controle de projetos. Análise de viabilidade de projetos.
Políticas e Mercados Agroindustriais – Teoria e Políticas de Comércio Exterior, Globalização e Integração, Técnicas e Procedimentos em Comércio Exterior; Mercado de Câmbio, Balanço de Pagamentos; Financiamento das Exportações e Importações.
Vivências (módulo Internacional/Alemanha) – A disciplina buscará proporcionar aos alunos conhecer as experiências do cooperativismo no mundo, através de uma viagem de estudo à Alemanha, buscando uma compreensão e análise do Cooperativismo, tanto em relação ao referencial teórico-metodológico, quanto à práxis cooperativa. Os estudos a serem realizados na Alemanha buscam cotejar as práticas do cooperativismo brasileiro com o alemão e suas perspectivas e tendências e adaptação dos desafios do séc. XXI.
Orientação Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) – Orientação dos Trabalhos de Conclusão do Curso consiste na produção de artigo científico.

Horários
Sextas-feiras: Tarde e Noite
Sábados: Manhã e Tarde.

Professores
Dr. Antonio Carlos Fraquelli
Ms. Sandro Kirst
Ms. Silvio Krinski
Dr. Fernando Dewes
Dr. Roberto Tadeu Ramos Morais
Ms. Rogério A. F. Fernandes
Ms. Derli Schmidt
Dr. José Eduardo Zdanowicz
Ms. Carlos C. da Silva Cyrne
Dr. Eduardo Schneider
Esp. Luciano Izar Ost

Informações Legais
O Curso MBA Gestão Estratégica do Agronegócio foi aprovado pelo Conselho Acadêmico e Administrativo da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – ESCOOP em ATA Nº 002/12.