MBA GESTÃO ESTRATÉGICA DO AGRONEGÓCIO – Turma Porto Alegre

Visa qualificar os profissionais oriundos das cooperativas agropecuárias a participarem com competência na gestão, conciliando teoria e prática, através das técnicas administrativas, com base nos conhecimentos da história e doutrina cooperativista.

A carga horária do Curso MBA Gestão Estratégica do Agronegócio é de 370 horas.

Coordenador do Curso: Prof. Derli Schmidt.

2013

Cenários Macroeconômicos e Comércio Exterior – O Cooperativismo e o contexto socioeconômico rural brasileiro. O perfil de dirigentes e gerentes mediante a nova realidade do mercado. Estuda o agronegócio brasileiro com ênfase na administração destacando aspectos de organização, direção e comercialização a nível nacional e de comercio exterior. Estuda estratégias de desenvolvimento, divulgação, distribuição e comercialização de produtos agrícolas em nível de mercado interno e externo.
Relações Públicas e Comunicação Empresarial – As diferenças entre o público da Comunicação. Público Interno: a comunicação interna como ferramenta da gestão. O Endomarketing. A mídia interna (meios veículos e técnicas). Público Externo: os diferentes grupos que compõem o público externo. Formas de relacionamento com cada segmento do público externo. A mídia externa (meios veículos e técnicas). Os critérios de classificação social. Os conceitos de mídia. Os critérios de escolha de agência. A campanha eficaz. As etapas da campanha. Os critérios de avaliação de campanha.
Gestão Ambiental e o Agronegócio – Importância estratégica da qualidade e da questão ambiental no agronegócio. Conceitos e desenvolvimento histórico da gestão da qualidade e gestão ambiental. Instrumentos e métodos da gestão da qualidade e sua implementação na gestão ambiental. Estudo legislativo da questão ambiental do agronegócio brasileiro.
Gestão Estratégica de Recursos Humanos – Cultura e o estilo de gestão como fatores do processo de mudança. A mudança a partir das pessoas e as lideranças. Relacionamento e o clima de trabalho nas equipes. Motivação humana. Clima organizacional e produtividade. Variáveis que afetam o clima organizacional. O comportamento humano nas organizações. Fatores de satisfação no trabalho.
Planejamento Estratégico de Cooperativas – A disciplina está organizada para dar uma visão geral dos principais conceitos vinculados às novas teorias administrativas. Tem como ponto de vista fundamental os executivos e dirigentes das cooperativas e suas contribuições ligadas às práticas de gestão.
Planejamento e Gestão Tributária – Estudo da administração e planejamento tributário das sociedades Cooperativas.
Governança Corporativa nas Sociedades Cooperativas – Governança em Sociedades Cooperativas. Prática de Governança, estrutura dos órgãos de Administração e de Gestão. Informação e transparência nas decisões administrativas. Responsabilidade e sua divisão. A profissionalização da gestão e as partes relacionadas.
Gestão Financeira de Cooperativas – Visão geral do mercado financeiro; políticas de captações e empréstimos de recursos financeiros adotados no âmbito das instituições financeiras. Estuda aspectos específicos na abordagem sobre controles internos.

2014

Auditoria e Controladoria – Estudo da Controladoria, os controles internos indispensáveis e da tributação das sociedades Cooperativas.
Metodologia Científica para o TCC – Estrutura do conhecimento. Epistemologia. Tipos de pesquisa. Problemas de pesquisa. Hipóteses. Métodos estatísticos. Revisão bibliográfica. Métodos e técnicas de pesquisa. Orientação para elaboração do TCC.
Estratégia de Marketing e Gestão de Vendas – Estuda a comercialização, com ênfase na administração de marketing de cooperativas, destacando aspectos de planejamento, organização, direção e controle da área comercial. Instrumentos de marketing e a atividade de vendas: estratégias de desenvolvimento, divulgação e distribuição.
Logística Empresarial no Agronegócio – Gerenciar a cadeia de suprimentos de produtos agropecuários. Apresentar os conceitos de Logística Integrada e mostrar as inter-relações entre logística e processo produtivo agrícola: plantio, tratos culturais e colheita das culturas. Incentivar a pesquisa de soluções de problemas de logística no agronegócio.
Elaboração e Análise de Projetos – Conceitos e importância do gerenciamento de projetos. Estruturas organizacionais para projetos. Fases de elaboração e execução de um projeto. Processos do gerenciamento de projetos. Áreas de conhecimento do gerenciamento de projetos. Sistemas de informação como ferramenta de planejamento e controle de projetos. Análise de viabilidade de projetos.
Políticas e Mercados Agroindustriais – Teoria e Políticas de Comércio Exterior, Globalização e Integração, Técnicas e Procedimentos em Comércio Exterior; Mercado de Câmbio, Balanço de Pagamentos; Financiamento das Exportações e Importações.
Vivências (módulo Internacional/Alemanha) – A disciplina buscará proporcionar aos alunos conhecer as experiências do cooperativismo no mundo, através de uma viagem de estudo à Alemanha, buscando uma compreensão e análise do Cooperativismo, tanto em relação ao referencial teórico-metodológico, quanto à práxis cooperativa. Os estudos a serem realizados na Alemanha buscam cotejar as práticas do cooperativismo brasileiro com o alemão e suas perspectivas e tendências e adaptação dos desafios do séc. XXI.
Orientação Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) – Orientação dos Trabalhos de Conclusão do Curso consiste na produção de artigo científico.

Sextas-feiras: Tarde e Noite
Sábados: Manhã e Tarde.

Dr. Antonio Carlos Fraquelli
Ms. Silvio Krinski
Dr. Roberto Tadeu Ramos Morais
Ms. Rogério A. F. Fernandes
Ms. Carlos C. da Silva Cyrne
Dr. Eduardo Schneider
Esp. Luciano Izar Ost

O Curso MBA Gestão Estratégica do Agronegócio foi aprovado pelo Conselho Acadêmico e Administrativo da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – ESCOOP em ATA Nº 002/12.