MBA GESTÃO ESTRATÉGICA DO AGRONEGÓCIO – Turma Santa Maria

Visa qualificar os profissionais oriundos das cooperativas agropecuárias a participarem com competência na gestão, conciliando teoria e prática, através das técnicas administrativas, com base nos conhecimentos da história e doutrina cooperativista.

A carga horária do MBA Gestão Estratégica do Agronegócio – Turma Santa Maria é de 370 horas.

Coordenador do Curso: Prof. Derli Schmidt

Matriz curricular e Ementas

2014

Gestão Estratégica de Recursos Humanos no Cooperativismo – Cultura e o estilo de gestão como fatores do processo de mudança. A mudança a partir das pessoas e as lideranças. Relacionamento e o clima de trabalho nas equipes. Motivação humana. Clima organizacional e produtividade. Variáveis que afetam o clima organizacional. O comportamento humano nas organizações. Fatores de satisfação no trabalho.
Planejamento Estratégico de Cooperativas – A disciplina está organizada para dar uma visão geral dos principais conceitos vinculados às novas teorias administrativas. Tem como ponto de vista fundamental os executivos e dirigentes das cooperativas e suas contribuições ligadas às práticas de gestão.
Cenários Macroeconômicos – O Cooperativismo e o contexto socioeconômico rural brasileiro. O perfil de dirigentes e gerentes mediante a nova realidade do mercado. Estuda o agronegócio brasileiro com ênfase na administração destacando aspectos de organização, direção e comercialização a nível nacional e de comercio exterior. Estuda estratégias de desenvolvimento, divulgação, distribuição e comercialização de produtos agrícolas em nível de mercado interno e externo.

2015

Políticas e Mercados Agroindustriais para Cooperativas – Teoria e Políticas de Comércio Exterior, Globalização e Integração, Técnicas e Procedimentos em Comércio Exterior; Mercado de Câmbio, Balanço de Pagamentos; Financiamento das Exportações e Importações.
Relações Públicas e Comunicação Empresarial – As diferenças entre o público da Comunicação. Público Interno: a comunicação interna como ferramenta da gestão. O Endomarketing. A mídia interna (meios veículos e técnicas). Público Externo: os diferentes grupos que compõem o público externo. Formas de relacionamento com cada segmento do público externo. A mídia externa (meios veículos e técnicas). Os critérios de classificação social. Os conceitos de mídia. Os critérios de escolha de agência.  A campanha eficaz. As etapas da campanha. Os critérios de avaliação de campanha.
Responsabilidade Socioempresarial pelas Sociedades Cooperativas – Inclusão social, conservação e educação socioambiental. Vantagens do crescimento sustentado da economia mundial, regional, local e da cooperativa.
Gestão Ambiental e o Agronegócio Cooperativo – Importância estratégica da qualidade e da questão ambiental no agronegócio. Conceitos e desenvolvimento histórico da gestão da qualidade e gestão ambiental. Instrumentos e métodos da gestão da qualidade e sua implementação na gestão ambiental. Estudo legislativo da questão ambiental do agronegócio brasileiro.
Gestão Financeira de Cooperativas – Visão geral do mercado financeiro; políticas de captações e empréstimos de recursos financeiros adotados no âmbito das instituições financeiras. Estuda aspectos específicos na abordagem sobre controles internos.
Negociação e Governança em Sistemas Agroindustriais – Estuda práticas de negociação e Governança nas Sociedades Cooperativas. Prática de Governança, estrutura dos órgãos de Administração e de Gestão. Informação e transparência nas decisões administrativas. Responsabilidade e sua divisão. A profissionalização da gestão e as partes relacionadas.
Auditoria e Controladoria nas Cooperativas – Estudo da Controladoria, os controles internos indispensáveis e da tributação das sociedades Cooperativas.
Metodologia Científica para o TCC  – Estrutura do conhecimento. Epistemologia. Tipos de pesquisa. Problemas de pesquisa. Hipóteses. Métodos estatísticos. Revisão bibliográfica. Métodos e técnicas de pesquisa. Orientação para elaboração do TCC.
Planejamento e Gestão Tributária nas Cooperativas – Estudo da administração e planejamento tributário das sociedades Cooperativas.
Estratégia de Marketing e Gestão de Vendas – Estuda a comercialização, com ênfase na administração de marketing de cooperativas, destacando aspectos de planejamento, organização, direção e controle da área comercial. Instrumentos de marketing e a atividade de vendas: estratégias de desenvolvimento, divulgação e distribuição.

2016

Logística Empresarial no Agronegócio – Gerenciar a cadeia de suprimentos de produtos agropecuários. Apresentar os conceitos de Logística Integrada e mostrar as inter-relações entre logística e processo produtivo agrícola: plantio, tratos culturais e colheita das culturas. Incentivar a pesquisa de soluções de problemas de logística no agronegócio.
Direito Cooperativo – Legislação do cooperativismo, responsabilidade civil e penal do cooperado e da Direção. Realiza estudos sobre a legislação brasileira, bem como sobre o direito comparado no campo das sociedades cooperativas, visando a instrumentalizar os profissionais da área nas especificidades jurídicas. Estuda o marco jurídico próprio que norteia o cooperativismo e as especificidades dos segmentos cooperativos.
Vivências – Cooperativas SC e PR – A disciplina buscará proporcionar aos alunos conhecer as experiências do cooperativismo no mundo, através de uma viagem de estudos, buscando uma compreensão e análise do Cooperativismo, tanto em relação ao referencial teórico-metodológico, quanto à práxis cooperativa.
Orientação TCC – Orientação dos Trabalhos de Conclusão do Curso consiste na produção de artigo científico.

 

Horários
Sextas-feiras: Tarde e Noite ( das 13h às 22h30min)
Sábados: Manhã e Tarde. (das 8h às 18h30min)

Professores
Dr. Fernando Dewes

Dr. Roberto Tadeu Ramos Morais

Dr. José Eduardo Zdanowicz

Esp. Tarcisio Minetto

Ms. Sandro Kirst

Esp. Ivan Novello

Ms. Silvio Krinski

Esp. Carmen E. F. Schmidt

Esp. Dorly Dickel

Ms. Oswaldo Paleo

Ms. Rogério A. F. Fernandes

Esp. Luciano Ost

Dr. Mário De Conto

Ms. Gilberto Pinzetta

Ms. Derli Schmidt

Informações Legais
O MBA Gestão Estratégica do Agronegócio – Turma Santa Maria foi aprovado pelo Conselho Acadêmico e Administrativo da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – ESCOOP em ATA Nº 001/14.