Teve início no dia 2 de abril, na sede da Unisinos, em Porto Alegre, o curso de Mestrado Profissional em Gestão e Negócios – Turma Especial para o Cooperativismo, com ênfase prática. A turma do Mestrado em Cooperativismo é um convênio entra a Unisinos e a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop), mantida pelo Sescoop/RS e tem duração prevista de 24 meses. A aula inaugural contou com a presença de autoridades acadêmicas das duas instituições e do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius.

O professor doutor Alsones Balestrin, pró-reitor de Administração da Unisinos, falou da satisfação em estar formando uma futura geração de líderes do cooperativismo. “O Mestrado é muito intenso, e vocês estão em um curso de Mestrado Profissional de nota máxima pelo MEC. É um momento de disrupção muito grande”, salientou.  Balestrin reforçou a tradição da Unisinos no ensino do cooperativismo e a parceria com o Sescoop/RS, quando salientou que o grupo de professores da instituição, que incluía o hoje presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, iniciou na década de 1980 na Unisinos esta tradição. “Estes professores criaram algo muito grande que até hoje tem eco no RS. Estamos há 37 anos com a especialização em cooperativismo e agora o Mestrado irá coroar esta trajetória. É um dia marcante para a trajetória de vocês enquanto profissionais e também em sua formação acadêmica”, acentuou Balestrin.

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, parabenizou o professor Mário De Conto e a equipe da Escoop pela luta em busca deste momento, bem como os alunos participantes. Perius lembrou de sua trajetória na Unisinos e disse confiar na parceria. “O Mestrado irá mostrar o DNA da cooperativa, pois é fundamental saber a essência do negócio cooperativo. Precisamos conhecer a realidade de nossas cooperativas e vocês farão esse elo com a academia”, finalizou. Vergilio Perius lembrou ainda do investimento realizado pelo Sescoop/RS em gestão de cooperativas e sinalizou que o Mestrado Profissional é fundamental nisso, para que a organização não perca a visão da gestão como parte fundamental para o bom resultado das cooperativas.

O diretor geral da Escoop, professor doutor Mário De Conto, disse estar feliz por participar da etapa que marca uma longa caminhada. Acentuou o fato de o Mestrado estar no Planejamento Estratégico tanto da Escoop quanto do Sescoop/RS e desejou sucesso aos alunos. De Conto disse que “o Sescoop/RS está, com esse Mestrado, atendendo uma demanda que é a de formar docentes. Queremos colocar o cooperativismo nas linhas de pesquisa e o Mestrado acolherá vocês para isso, o cooperativismo espera muito desta turma”, concluiu. Por fim, o diretor geral ressaltou que o apoio do presidente e do Conselho Administrativo do Sescoop/RS foi fundamental para a realidade de hoje, que é o início das aulas do Mestrado Profissional, ao reforçar que os projetos dos alunos gerarão muitos impactos nas cooperativas.

Participaram da aula inaugural os professores doutores Alsones Balestrin, pró-reitor de Administração da Unisinos, Guilherme Trez, coordenador do mestrado Profissional em Gestão e Negócios da Unisinos e Mário De Conto, diretor geral da Escoop, além do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius e dos professores que ministrarão as aulas.

CONFIRA TAMBÉM

Cooperativas  gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop  Projeto, coordenado pela professora Cinara Alves, foi aprovado pelo Conselho Acadêmico e Administrativo   As cooperativas do Rio Grande do Sul serão objeto de pesquisa da Escoop a partir deste mês. O...