Capa_Edicao8

REVISTA RIO GRANDE COOPERATIVO – EDIÇÃO 8

A última edição de 2016 da revista Rio Grande Cooperativo traz como principal reportagem o XVII Seminário Gaúcho do Cooperativismo, que aconteceu em Gramado e reuniu cerca de 400 pessoas para buscar caminhos para o desenvolvimento cada vez mais sustentável das cooperativas gaúchas.

A publicação apresenta o perfil de liderança do presidente da Federação das Unimeds no Rio Grande do Sul nas últimas três décadas, Nilson Luiz May. O médico e escritor relata sua trajetória, sua ligação com a política, sua paixão e dedicação à literatura e ao futebol e sobre como a prática da cooperação surgiu na sua jornada, ainda na infância.

Rio Grande Cooperativo traz também uma entrevista com o diretor-presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Odacir Klein. O político tem vasta experiência em cargos do executivo, já foi deputado federal, secretário estadual da Agricultura e ministro dos Transportes e sempre esteve próximo ao cooperativismo nas funções públicas exercidas. Nessa edição, ele conta quais as atividades que exerceu a favor do sistema, a importância das cooperativas para a sociedade e quais os desafios que elas enfrentam no momento atual.

No Espaço Sescoop/RS, os destaques são para o Seminário de apresentação do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) para as cooperativas gaúchas, a entrega do Prêmio Ocergs de Cooperativismo e o Troféu Padre Theodor Amstad, o Programa de Educação e Cultura Cooperativista, a 9ª edição do Festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo, o Encontro Estadual de Comunicação Cooperativista e a entrega do Prêmio Cooperativismo Gaúcho de Jornalismo.

Na editoria Atualidades, a revista traz os diversos prêmios recebidos pelas cooperativas gaúchas, com destaque às oito agraciadas com o Prêmio Índice Aneel de Satisfação do Consumidor (IASC 2016), que reconhece as distribuidoras de energia mais bem avaliadas pelos consumidores. E ainda, a inauguração da primeira usina solar do Estado pelo Grupo Creluz e o reconhecimento da ONU ao Programa Propriedade Sustentável da Sicredi Alto Uruguai RS/SC.

O Projeto Plantando o Bem, desenvolvido pela Cooperativa Santa Clara é o case de sucesso desta edição, um projeto que ensina crianças e jovens sobre alimentação saudável e plantio de hortas, com o objetivo de estimular a conscientização sobre sustentabilidade e consumo.

Boa leitura!

LEIA AQUI