Revista_RG cooperativo_ed_1.indd

Revista Rio Grande Cooperativo – 1ª edição

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS) promoveu em 2015 o lançamento da revista Rio Grande Cooperativo. A publicação, que tem circulação trimestral e está disponível em versão digital no site da entidade, traz assuntos e temas importantes ligados ao cooperativismo gaúcho e ao cenário econômico do Estado e do Brasil.

Com uma nova proposta de comunicação, a revista tem como objetivo trazer um conteúdo mais técnico, com reportagens e artigos aprofundados sobre legislação, educação, governança, sucessão familiar, intercooperação, agricultura familiar e outros temas de interesse do escopo cooperativista.

Rio Grande Cooperativo é uma publicação do Sescoop/RS que substituirá o Jornal O Interior Cooperativo. Conforme o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, as cooperativas gaúchas continuarão sendo prestigiadas, com espaço destinado a informações e notícias de fatos relevantes que ocorrem dentro do âmbito cooperativista.

A publicação também conta com uma editoria que destaca cases de sucesso das cooperativas do RS, que servem de modelo e inspiração para outras cooperativas.

Em sua primeira edição, a revista traz como reportagem principal o Dia de Cooperar (Dia C), uma iniciativa do Sistema OCB que, com apoio e participação efetiva das cooperativas, tem o objetivo de promover e estimular a integração das ações voluntárias de cooperados, colaboradores e familiares em um grande movimento de solidariedade cooperativista.

Esta será a primeira vez que o Rio Grande do Sul participa do Dia C, que em 2015, será comemorado no dia 4 de julho – Dia Internacional do Cooperativismo. “O cooperativismo gaúcho está se empenhando fortemente para participar do Dia C. Nossas cooperativas praticam serviço voluntário permanente, à medida que as sobras ficam nas comunidades locais e contribuem para o desenvolvimento das mesmas”, ressalta Perius.

A publicação conta com uma novidade e traz para os seus leitores uma entrevista com um perfil de liderança no âmbito cooperativista. Nesta edição, o entrevistado é o presidente da Central Sicredi Sul, Orlando Borges Müller, que fala sobre família, sua formação profissional, como ingressou no âmbito cooperativista, como deve se portar um líder e a importância do Sicredi como modelo de referência no cooperativismo.

A revista apresenta também uma entrevista com o secretário de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, que trata de questões importantes que envolvem o trabalho da Secretaria, com ênfase em temas como a agricultura familiar, assistência técnica rural, sucessão familiar e o cooperativismo.

A publicação online pode ser acessada através do site do Sescoop/RS.

Clique AQUI para ter acesso à primeira edição da revista Rio Grande Cooperativo.