Primeira instituição de ensino superior do Brasil focada em cooperativismo, a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop recebeu na noite dessa segunda-feira (29/08) a visita do presidente e da superintendente da OCB/PE, Malaquias Ancelmo de Oliveira e Cleonice Pedrosa.

Com o objetivo de promover a troca de experiências entre os estados e disseminar bons exemplos de educação cooperativista, o presidente Malaquias ministrou uma palestra aos alunos da Escoop sobre o tema “As cooperativas do Nordeste e os Projetos de Educação Cooperativista”. Na ocasião, ele apresentou um contexto histórico sobre as guerras e lutas que influenciaram na cultura da região, bem como suas dificuldades, além do cenário urbano e rural. Malaquias ainda discorreu sobre o surgimento da primeira cooperativa de Pernambuco, o cooperativismo moderno, dentre outros temas, defendendo que o cooperativismo é auto gestionário, ou seja, sem influência do poder público.

A programação da visita técnica ao Rio Grande do Sul, organizada pela analista técnica de Promoção Social do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Ubiracy Barbosa Ávila, segue até hoje, dia 31 de agosto, com a participação em reuniões sobre os projetos da Escoop, em Porto Alegre, encontro com as OCES do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e participação em reuniões e eventos do setor na Expointer, em Esteio.