A noite dessa segunda-feira (10/11) marcou oficialmente a abertura da 1ª Semana Acadêmica, promovida pela Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop. Com o tema “Cooperativismo Rumo ao Futuro: Participe desta Mudança”, o evento organizado pela segunda turma do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas ocorre entre os dias 10 e 14 de novembro, na sede da instituição.

No primeiro dia do evento, o discurso de abertura ficou por conta do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, que agradeceu a presença de todos. O dirigente cooperativista apresentou a palestra com o tema “Panorama do Cooperativismo Atual Rumo a 2020”.

Em sua explanação, Perius falou sobre a história do cooperativismo, contextualizando as concepções teóricas para a ciência cooperativa. Além disso, o dirigente destacou a importância do equilíbrio entre o tamanho social e econômico das cooperativas, reforçando os valores dos princípios cooperativistas.

Presidente do Sistema destaca importância de jovens e mulheres no cooperativismo e apresenta expressão do cooperativismo no RS
Perius também enfatizou o papel e a importância dos jovens e das mulheres nas cooperativas. Ao apresentar os números do cooperativismo gaúcho, o presidente do Sistema demonstrou a expressão do movimento cooperativo no Estado, que em 2013 alcançou o faturamento de R$ 28,2 bilhões, registrando um crescimento de 64,5% nos últimos cinco anos. Outro destaque ficou por conta do aumento na geração de tributos, que em 2013 atingiu R$ 1,5 bilhão, registrando um crescimento de 19,2% em relação a 2012.

O presidente do Sistema também explanou sobre as tendências do cooperativismo no Brasil. Segundo Perius, entre as tendências estão o crescimento das cooperativas urbanas; o fortalecimento das cooperativas de Crédito; a gestão corporativa; o equilíbrio entre a participação social, gerando mais democracia, e a participação empresarial (gerando mais eficiência); a importância da adoção de políticas públicas adequadas; a intercooperação no ramo Agropecuário, e a questão de autonomia e dependência das cooperativas.

Em seu discurso, Perius apresentou também o panorama dos ramos do cooperativismo gaúcho e falou sobre projetos do Sistema, como o Festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo, o Programa Aprendiz Cooperativo e o Programa de Cooperação Bilateral com a Confederação das Cooperativas e Entidades de Auditoria do Sistema de Cooperativismo Alemão (DGRV).

Outro tema enfatizado pelo presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS foi a inclusão social. Perius salientou a importância da assistência técnica, da redistribuição da renda na comunidade em qual a cooperativa está inserida, na fixação do homem no campo, na transferência de tecnologia, citando como exemplo a Expodireto e a disseminação de informação e cultura.

Empreendedorismo com Qualidade de Vida
Após a palestra do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, foi a vez do sociólogo Raimundo Paula Diniz, que apresentou a palestra “Empreendedorismo com Qualidade de Vida”. Segundo Diniz, o objetivo da palestra é a sinalização de ideias e atitudes que visem à qualificação de vida.

Durante sua explanação, o sociólogo fez uma reflexão sobre o tempo de vida útil do ser humano e ressaltou a necessidade da busca da qualificação do tempo. Diniz explicou que as pessoas devem adotar estratégias para administrar as energias negativas, além de procurar empreender e deixar um legado histórico.

Ao tratar da comunicação, o sociólogo destacou que o processo deve contemplar algo positivo para o emissor e o receptor da mensagem. “Comunicação é ideia que vai e ideia que vem, palavra que vai e palavra que vem, mensagem que vai e mensagem que vem, objetivando algo bom para os dois, senão é um monólogo”, disse. O palestrante também enfatizou a importância de saber comunicar-se diante do surgimento de problemas.

Por fim, o sociólogo também elencou algumas dicas para a construção de um processo de comunicação eficiente, afirmando que um bom empreendedor deve encantar o outro, criar relações emocionais, tornar sua mensagem significativa e ser proativo.

Comunicação é ideia que vai e ideia que vem, palavra que vai e palavra que vem, mensagem que vai e mensagem que vem, objetivando algo bom para os dois, senão é um monólogo

     Raimundo Paula Diniz.

Sobre a Semana Acadêmica
O objetivo do evento é reforçar a importância da educação cooperativista, a expansão de alguns segmentos de mercado e a responsabilidade dos cidadãos para a solidificação da cultura do cooperativismo. A Semana Acadêmica é organizada pela segunda turma do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas e visa integrar a comunidade interna e externa, proporcionando espaço para troca de experiências e conhecimentos entre a Faculdade e a sociedade.

O evento contará com palestras, apresentações de trabalhos e espaços para debates sobre temas recorrentes no Cooperativismo, como a participação das mulheres e dos jovens no cenário cooperativista; contextualização do cenário atual do Cooperativismo e o panorama de desenvolvimento até 2020; perspectivas e desafios do direito cooperativo internacional, entre outros.

O primeiro dia do evento contou com a presença do diretor geral da Escoop, Derli Schmidt, além de alunos da Faculdade e analistas técnicos do Sistema. A programação também terá como palestrantes o presidente da Cooperativa Cosuel, Gilberto Piccinini; diretor da Escoop, Derli Schmidt; gerente jurídico do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Mário De Conto; diretora de Negócios da Unicred Porto Alegre, Maria Zélia Höhn; psicopedagoga, parapsicóloga e economista, Dóris Regina Anselmo e o gerente da Fundação Sicredi, Marcos Schwingel.

Programação da 1ª Semana Acadêmica da Escoop
Quando: 10 a 14 de novembro de 2014
Horário: Das 19 às 21h30
Local: Rua Berlim, 409 – Bairro São Geraldo – Porto Alegre/RS (Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop)

Terça-feira – 11/11/2014
19h – A Moderna Gestão das Cooperativas de Crédito com a Participação da Mulher
Maria Zélia Höhn – Diretora de Negócios da Unicred Porto Alegre
20h – Debate

Quarta-feira – 12/11/2014
19h – Conhecendo sua Mente Emocional que Bloqueia a Razão e a Inteligência (Autoconhecimento)
Dóris Regina Anselmo – Psicopedagoga, parapsicóloga e economista
20h – Debate

Quinta-feira – 13/11/2014
19h – A Importância da Educação Cooperativista Hoje e sua Perpetuação
Marcos Schwingel – Gerente da Fundação Sicredi
20h – Sistema de Qualidade Total na Cosuel
Gilberto Piccinini – Presidente da Cosuel
20h45 – Debate

Sexta-feira – 14/11/2014
19h – Direito Cooperativo Internacional: Perspectivas e Desafios
Mário De Conto – Gerente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS e Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão na Escoop
19h45 – A Importância do Conhecimento e sua Aplicabilidade nas Cooperativas
Derli Schmidt – Diretor da Escoop
20h30 – Debate
21h – Coquetel de encerramento

CONFIRA TAMBÉM

Cooperativas  gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop  Projeto, coordenado pela professora Cinara Alves, foi aprovado pelo Conselho Acadêmico e Administrativo   As cooperativas do Rio Grande do Sul serão objeto de pesquisa da Escoop a partir deste mês. O...