CONTEÚDOS:
Módulo 1: A diversidade como força propulsora dos territórios cooperativistas
Aspectos históricos e conceituais sobre as diversidades e implicações ao desenvolvimento local e regional a partir da inclusão de uma cultura de heterogeneidade sistêmica e empática pela via da doutrina do cooperativismo.
Módulo 2: A mulher no cooperativismo
Aspectos históricos e conceituais relacionados às questões de gênero feminino e suas implicações quanto a participação no mercado de trabalho e no cooperativas.
Módulo 3: A negritude no cooperativismo
Aspectos filosóficos e sócio-históricos da necessidade e urgência de práticas antirracistas com base na equidade das relações e na justeza das negritudes negligenciadas, assim como as comunidades quilombolas remanescentes, a partir do reconhecimento e reflexão da estrutura e da institucionalização das relações de dominação e de poder.
Módulo 4: A comunidade LGBTQ+ no cooperativismo
Aspectos históricos e conceituais relacionados às questões que envolvem a comunidade LGBTQ+ e os possíveis impactos quanto a participação na cadeia produtiva cooperativista a partir do reconhecimento da força de sua produtividade.
Módulo 5: Atividade integradora cooperativista
Roda de diálogo com a participação de convidados para discussão e apresentação de propostas que visem a inclusão das diversidades nas cooperativas.