As Diversidades nas Cooperativas

Objetivo: Proporcionar um ambiente para discussão e reflexão sobre os artefatos culturais de diferentes configurações ligados à memória e à construção de uma cultura de inclusão às minorias na perspectiva das diversidades em cooperativas de todos os ramos.

Nível: Curta Duração sem Pré-requisito de Formação

Público: Colaboradores e gestores de cooperativas

Modalidade: EAD

Turma: até 40 participantes

Carga horária: 15 horas

Coordenador: José Máximo Daronco

Informações

CONTEÚDOS:

Módulo 1: A diversidade como força propulsora dos territórios cooperativistas

Aspectos históricos e conceituais sobre as diversidades e implicações ao desenvolvimento local e regional a partir da inclusão de uma cultura de heterogeneidade sistêmica e empática pela via da doutrina do cooperativismo.

Módulo 2: A mulher no cooperativismo

Aspectos históricos e conceituais relacionados às questões de gênero feminino e suas implicações quanto a participação no mercado de trabalho e no cooperativas.

Módulo 3: A negritude no cooperativismo

Aspectos filosóficos e sócio-históricos da necessidade e urgência de práticas antirracistas com base na equidade das relações e na justeza das negritudes negligenciadas, assim como as comunidades quilombolas remanescentes, a partir do reconhecimento e reflexão da estrutura e da institucionalização das relações de dominação e de poder.

Módulo 4: A comunidade LGBTQ+ no cooperativismo

Aspectos históricos e conceituais relacionados às questões que envolvem a comunidade LGBTQ+ e os possíveis impactos quanto a participação na cadeia produtiva cooperativista a partir do reconhecimento da força de sua produtividade.

Módulo 5: Atividade integradora cooperativista

Roda de diálogo com a participação de convidados para discussão e apresentação de propostas que visem a inclusão das diversidades nas cooperativas.

Investimento:
O Curso As Diversidade nas Cooperativas tem como valor de inscrição o investimento de R$ 480,00. Para cooperados e colaboradores de cooperativas registradas e regulares no Sistema OCERGS e aderentes a pelo menos um programa de monitoramento do SESCOOP/RS, o valor será isento.

Importante: Para obter a isenção, será necessário anexar, durante o processo de inscrição, o comprovante de vínculo com a cooperativa. Será aceito o termo de vínculo com a cooperativa com data atual ou cópia da carteira de trabalho (página de identificação e página do contrato de trabalho) ou cópia de matrícula do cooperado ou cópia do cartão da conta corrente, no caso de instituições financeiras cooperativas.

Consulte a regularidade da sua cooperativa AQUI
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco:
E-mail: relacionamento@escoop.edu.br
Whatsapp: (51) 98914-0206

Observação: para a realização do curso é necessário que haja pelo menos 70% das vagas preenchidas.

Compartilhar: