DISCIPLINAS
2019
A disciplina oferece ao discente um ambiente de exposição e discussão sobre a evolução do pensamento cooperativista, sob a ótica da perspectiva econômica e doutrinária. Permite contato com as perspectivas dos precursores e dos pioneiros do cooperativismo como movimento. Aprofunda a discussão sobre a evolução do pensamento cooperativista no Brasil. Ademais, a disciplina permite que o discente estabeleça relação entre os princípios e valores do cooperativismo, a estrutura de funcionamento e os aspectos jurídicos das cooperativas.
Aula I – 05/04/2019
Aula II – 06/04/2019
Apresenta o contexto macroeconômico brasileiro e o impacto nas cooperativas. Cooperativismo e desenvolvimento econômico. Apresentação e discussão do panorama das cooperativas do Brasil e do Estado do Rio Grande do Sul com base nos dados obtidos da Autogestão. Análise das cooperativas com base nos oito critérios do Modelo de Excelência da Gestão (MEG®) da Fundação Nacional da Qualidade. Debate e construção de estratégias de desenvolvimento, divulgação, distribuição e comercialização de serviços e produtos em prol do desenvolvimento das cooperativas.
Aula I – 17/05/2019
Aula II – 18/05/2019
Estuda a legislação do cooperativismo, responsabilidade civil e penal do cooperado e da Direção. Realiza estudos sobre a legislação brasileira, bem como sobre o direito comparado no campo das sociedades cooperativas, visando a instrumentalizar os profissionais da área nas especificidades jurídicas. Estuda o marco jurídico próprio que norteia o cooperativismo e as especificidades aplicadas em cooperativas.
Aula I – 14/06/2019
Aula II – 15/06/2019
A disciplina aborda a governança corporativa e suas implicações para as sociedades cooperativas. Permite ao discente explorar diferentes abordagens teóricas e enunciados, como direito de propriedade, direito de controle, direito de retorno, assimetria de informação, game theory, agency theory, stewardship theory e stakeholder theory, que possibilitam a discussão sobre diversas aplicação dos mecanismos e práticas de governança corporativa. Ciclo de vida de cooperativas. No âmbito dos contratos, aborda a discussão sobre a formação, interpretação, tipicidade, atipicidade, espécies contratuais e responsabilidade civil. Discute as forças internas e externas de governanças que dão suporte a diferentes práticas e mecanismos e caracteriza modelos de governança e suas aplicações em variados tipos de cooperativas. Apresenta boas práticas de governança corporativa no Brasil e no mundo, e o manual de boas práticas de governança cooperativa.
Aula I – 12/07/2019
Aula II – 13/07/2019
Estuda o regime de tributação a que estão sujeitas as sociedades cooperativas. O adequado tratamento tributário ao ato cooperado. Ato não cooperativo. Segregação dos atos. Tributos incidentes sobre o faturamento. Reorganização empresarial e planejamento tributário. Desenvolver o raciocínio lógico para a solução de problemas que envolvem cenários contábeis-tributários. Subsídios para o planejamento tributário e os reflexos nos resultados. As tendências de posicionamento das empresas frente ao planejamento tributário. Resultados de Atos Cooperativos e Não Cooperativos. Descaracterização das Cooperativas.
Aula I – 23/08/2019
Aula II – 24/08/2019
Explora os reflexos da Lei 5.764/71 na contabilidade das sociedades cooperativas. Apresenta e discute o papel do International Accounting Standards Board (IASB), Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e demais órgãos normatizadores e reguladores com impacto na contabilidade. Oferece um ambiente para discussão do processo de convergência International Financial Reporting Standards (IFRS) e as alterações na legislação societária. Explora as diferenças entre a contabilidade societária, gerencial e fiscal. Detalha a Interpretação Técnica Geral (ITG) 2004 e demais normas contábeis com impacto direto na contabilidade das cooperativas. Apresenta o caso da IFRIC 2, conhecida no Brasil como ICPC 14.
Aula I – 13/09/2019
Aula II – 14/09/2019
Apresenta e explora a estrutura das demonstrações contábeis de acordo com as normas internacionais de contabilidade e ITG 2004. Trabalha com o processo de contabilização, avaliação e apresentação dos elementos patrimoniais e do resultado. Estudo das demonstrações de sobras e perdas, do resultado abrangente, das mutações do patrimônio líquido e do fluxo de caixa pelo método direto e indireto. Aborda e discute as notas explicativas, relatório da administração, consolidação parcial e total de demonstrações contábeis, e, a contabilidade de segmentos específicos.
Aula I – 18/10/2019
Aula II – 19/10/2019
Explora os critérios de análise das demonstrações contábeis, oferecendo aos alunos uma compreensão sobre o processo de análise empregada nas demonstrações contábeis das sociedades cooperativas. Discute a análise por meio de índices, as limitações dos índices de liquidez, estrutura e rentabilidade aplicados às ooperativas, utilização de índices de valor adicionado, vantagens e críticas ao uso do EBITIDA, aplicabilidade do EVA em cooperativas, análise do capital circulante líquido, etc. Ademais, envolve a discussão sobre os retornos gerados pelas cooperativas e a sua forma de análise bem como abarca a questão sobre os efeitos da inflação na análise das demonstrações contábeis. E discute o monitoramento como processo de inteligência antecipativa. A utilização de sistemas de informação para tomada de decisão, o caso da autogestão.
Aula I – 08/11/2019
Aula II – 09/11/2019
Gestão estratégica: conceitos e modelos. Análise do ambiente externo e setorial: Análise PESTAL, Forças Competitivas. Análise do ambiente interno. Matriz SWOT. Planejamento estratégico. Estrutura organizacional orientada à estratégia. Execução estratégica. Monitoramento estratégico, BSC e indicadores de desempenho. PDGC – Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas.
Aula I – 06/12/2019
Aula II – 07/12/2019
Carga horária total: 144h
2020
Explora as funções financeiras, gestão e criação valor, interpretação dos balanços e demonstrações de resultados, gestão dinâmica do capital de giro, geração e controle do fluxo de caixa operacional, financiamento das atividades e crescimento sustentável, fluxo de caixa livre. Administração e planejamento financeiro das sociedades cooperativas. Visão geral do mercado financeiro; políticas de captações e empréstimos de recursos financeiros no âmbito das instituições. Estuda gestão orçamentária e a integração do planejamento com o orçamento. Análise e discussão das políticas de distribuição de resultado em cooperativas.
Aula I – 13/03/2020
Aula II – 14/03/2020
A disciplina oferece uma discussão sobre os pressupostos filosóficos, paradigmas, fundamentos e principais tendências da pesquisa em ciências sociais aplicadas. Oferece fundamentos e instruções gerais sobre o que são teorias, variáveis, hipóteses e como construir o problema e objetivo de pesquisa relevante para o contexto das cooperativas. Apresenta as abordagens e tipos de pesquisa. Oferece fundamentos e instruções revisão bibliográfica. Possibilita noções sobre argumentação científica, estruturação, estilo e padrões de citações na pesquisa científica.
Aula I – 24/04/2020
Aula II – 25/04/2020
Discute sobre diferentes estratégias de pesquisas e o trade-off existente entre a profundidade de análise e o grau de generalização da pesquisa. Aprofunda o conhecimento sobre a abordagem qualitativa e suas técnicas de coleta de dados, bem como a abordagem quantitativa e os instrumentos de coleta de dados primários secundários. Explora as possibilidades de análise de dados qualitativos e quantitativos.
Aula I – 15/05/2020
Aula II – 16/05/2020
Explora o conceito, finalidade e características da auditoria contábil nas sociedades cooperativas. Apresenta e discute os instrumentos para execução dos trabalhos de Auditoria: papéis de trabalho, programa de Auditoria das Demonstrações Contábeis. Aborda em as principais normas e práticas de acordo com as Normas e Procedimentos de Auditoria Independente, ambiente regulatório, finalizando com a apresentação de normas complementares. Explora os procedimentos de auditoria, controle e testes, trabalho do auditor e o processo de amostragem. Discute os eventos subsequentes, risco e modalidades de auditoria, contingências e estimativas, controle interno e partes relacionadas. Adicionalmente, explora o relatório de opinião de auditoria, o processamento eletrônico dos dados (PEDs) e crimes contra a ordem tributária. Por fim, reflete sobre as singularidades do processo de auditoria nas sociedades cooperativas.
Aula I – 19/06/2020
Aula II – 20/06/2020
Explora o conceito, objetivos, função e vantagens da auditoria interna. Ambiente de Controles Internos – COSO – “The Committee of Sponsoring Organizations”. Desenvolvimento do Plano de Auditoria Interna. Papéis de Trabalho de Auditoria. Normas e Procedimentos do Trabalho de Auditoria Monitoramento da Evolução das Ações Corretivas. Princípios e Regras de Conduta.
Aula I – 17/07/2020
Aula II – 18/07/2020
Discute os aspectos conceituais quanto a importância e tratamento dos custos no aporte para o processo de uma eficaz gestão estratégica nas cooperativas. Aprofunda os conceitos de custos na cadeia de valor, de posicionamento estratégico e a análise das atividades e dos direcionadores de custos das atividades; os sistemas de gerenciamento de custos versus sistemas de gerenciamento de custos baseados em posicionamento estratégico. Analisa os custos diferenciais para tomada de decisão englobando: a mensuração, a análise e a utilização da informação de custos no contexto da formalização, implantação e controle da gestão estratégica. Estuda, também, temas relacionados a: custos dos concorrentes, custos logísticos e custo total de propriedade.
Aula I – 21/08/2020
Aula II – 22/08/2020
Análise, discussão e compreensão das possibilidades de concepção, implantação e utilização de sistemas de informação nas cooperativas como um todo, explorando diferentes alternativas de arquitetura e técnicas para seu desenvolvimento e mplantação. Discute a importância e o sistema de análise de big data e inteligente dos dados. Dentre os conceitos, caracteriza a importância do uso eficiente e eficaz dos sistemas de informação e da tecnologia de informação como diferencial competitivo entre organizações.
Aula I – 18/09/2020
Aula II – 19/09/2020
Aborda conceitos de empreendedorismo. Características dos empreendedores. Importância dos empreendedores para o desenvolvimento. Intraempreendedorismo. Atividade empreendedora como opção de carreira. Micro e pequenas organizações e formas associativas. Introdução ao plano de negócios. Relações institucionais e operacionais das entidades cooperativas entre seus diversos segmentos e o poder público municipal, estadual e federal, numa visão educacional cooperativista. Estrutura e etapas do projeto empreendedor. Conceito de inovação. Tipologias de inovação. Competências para inovar. Modelo de negócio e proposta de valor. Ecossistema de inovação nas sociedades cooperativas. Atuação em rede e intercooperação. Leis do incentivo a Inovação.
Aula I – 16/10/2020
Aula II – 17/10/2020
Estuda usuários da informação contábil e o processo de comunicação para cada usuário. Comunicação e a redução da assimetria informacional. Comunicação como elemento da governança da cooperativa. Uso da tecnologia como ferramenta de comunicação da informação contábil-financeira. Administração de marketing em sociedades cooperativas. Instrumentos de marketing. Estratégias de pesquisas, desenvolvimento, divulgação e canais de relacionamento. Relatórios de gestão e práticas de comunicação da informação contábil-financeira das sociedades cooperativas.
Aula I – 13/11/2020
Aula II – 14/11/2020
Explora a cultura organizacional e estilo de gestão como fatores de sucesso do processo de mudança. Mudança organizacional a partir das pessoas e das lideranças. Clima organizacional, motivação e produtividade. Comportamento humano nas organizações. Liderança e gestão de equipes. O modelo de gestão de pessoas baseado em competências e a prática de feedback. Apresenta os conceitos, funções Credenciada pelo Ministério da Educação – Portaria nº 994, de 19/07/2011 – D.O.U. de 20/07/2011 Av. Berlim, 409 • Bairro: São Geraldo • Cep: 90240-581 • Porto Alegre / RS / Brasil (51) 3222-5500 e-mail: secretaria@escoop.br http://escoop.edu.br/ e estratégias do Marketing interno como recurso estratégico para melhoria da produtividade, melhorando a qualidade da comunicação interna e utilizando-o como instrumento de cidadania empresarial.
Aula I – 04/12/2020
Aula II – 05/12/2020
Carga horária total: 160h
2021
Analisa a crise socioambiental, causas e cenários. Desenvolvimento sustentável e sustentabilidade cooperativa. Responsabilidade ambiental e gestão ambiental pública e privada. Ferramentas de gestão ambiental. Responsabilidade Social. Desenho e implementação de programas de Responsabilidade Social. Performance Social das organizações cooperativas. Instrumentos de mensuração e divulgação de resultados de ações sustentáveis: Global Reporting Initiative; Balanço Social Cooperativo; e, Relato Integrado.
Aula I – 26/03/2021
Aula II – 27/03/2021
Apresenta introdução a Gestão e Gerenciamento de Riscos, tratando sua evolução no tempo, principais conceitos e modelos existentes no mercado e cenário atual. Papeis e Responsabilidades dentro da cooperativa. Frameworks e modelos de Referência para Gerenciamento de riscos. Discute o processo de identificação e classificação dos riscos, avaliação, mensuração, tratamento, monitoramento, informação e comunicação dos riscos.
Aula I – 16/04/2021
Aula II – 17/04/2021
Explora conceito de Compliance como instrumento da Governança Corporativa e dos instrumentos para sua aplicação e sua mensuração nos processos de controle. Discussão sobre a implementação de políticas e as diretrizes nas sociedades cooperativas para cumprir com normas legais e regulamentares que as cooperativas são expostas. Oferece um ambiente para discussão sobre como desvios de conduta ou inconformidades devem ser evitadas, detectadas e tratadas. Explora o grau de responsabilidade exigido dos administradores e colaboradores quanto a observância de melhores práticas de governança para a continuidade das entidades.
Aula I – 28/05/2021
Aula II – 29/05/2021
Orientação dos Trabalhos de Conclusão do Curso consiste na produção de artigo científico.
Após Abril 2020
Apresentação do Trabalhos de Conclusão do Curso para Banca de Professores e Avaliadores vinculados ao cooperativismo.
Aula I – 10/09/2021
Aula II – 11/09/2021
Carga horária total: 74h
Professores
Prof. Deivid Ilecki Forgiarini
Prof. Luiz Fernando Santos
Prof. Leila Andressa Dissenha
Prof. Fernando Pellenz
Prof. Dorly Dickel
Prof. Clóvis Antônio Kronbauer
Prof. Marcelo Ferreira
Prof. Alfredo Kugeratski Souza
Prof. Roberto Morais
Prof. José Eduardo Zdanowicz
Prof. Rejane Inês Kieling
Prof. Dieisson Pivoto
Prof. Paulo Ricardo P. Alaniz
Prof. Ciro Weber
Prof. Cleber Rodniski
Profª. Adolfo Vanti
Prof. Carlos Alberto de Oliveira
Prof. Clea Beatriz Macagnan
Prof. Maria Cristina Bonhenberger
Prof. Camila Luconi Viana
Prof. Gisela Schaffer
Prof. José Máximo Daronco
Prof. Paola Richter Londero
Informações
Inscrições: Realizadas por meio digital
Bolsas de Estudo Associados e empregados de cooperativas têm direito a Bolsas de Estudo para cursarem atividades na ESCOOP, em nível de graduação e pós-graduação, custeadas pelo SESCOOP/RS, no valor de 70% (setenta por cento) das mensalidades.
Apoio: Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio do Sul (SESCOOP/RS).
Critérios de seleção dos alunos: (a) Colaboradores e cooperados de sociedades cooperativas que aderem aos programas do monitoramento; (b) Colaboradores e cooperados de sociedades cooperativas que aderem aos programas do monitoramento e que não receberam bolsa do SESCOOP/RS para cursos da ESCOOP no último ano; (c) Colaboradores e cooperados de sociedades cooperativas que aderem aos programas do monitoramento e que não desistiram de bolsas do SESCOOP/RS para cursos da ESCOOP no último ano; (d) Colaboradores e cooperados de sociedades cooperativas em geral; (e) Demais interessados.
**Prioridade para um participante de cada cooperativa, sendo a seleção por afinidade entre a área da pós-graduação e tempo de atuação do candidato na cooperativa. Caso haja disponibilidade, mais participantes da mesma cooperativa serão chamados.
*Serão destinadas 2 (duas) vagas para integrantes do Sistema OCERGS/SESCOOP-RS. Caso essas vagas não sejam preenchidas, o critério de seleção de alunos segue o disposto acima.