Pela terceira vez, o professor Ernesto Krug escolheu a Dália Alimentos como uma das cooperativas no Estado para os alunos da Escoop conhecerem. Desta vez, um grupo de 36 estudantes da Faculdade estiveram na sede da cooperativa, em Encantado, a fim de melhor compreender o funcionamento da gestão corporativa da Dália Alimentos. Os alunos cursam as disciplinas de Governança Corporativa e Cooperativa e Mercado e Negociações.

O grupo deslocou-se de Porto Alegre e foi recepcionado pelo presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, que deu as boas-vindas e falou da satisfação em receber estudantes que buscam conhecimento na área do cooperativismo. Após o presidente Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, falou acerca do modelo de gestão adotado pela Dália Alimentos, pautado no formato europeu.

Detalhou as transformações ocorridas ao longo dos anos e o organograma da Cooperativa, em que as decisões são tomadas por um grupo chamado “Núcleo Estratégico da Governança”, constituído pelo Conselho de Administração e pelos dois presidentes: do Conselho e Executivo. Este grupo atende à demanda da Assembleia Geral dos Associados, do Conselho Fiscal e do Conselho de Administração. Freitas também detalhou a função de cada presidente, sendo um focado nos negócios e o outro na representação institucional.

Krug disse que escolheu a Dália como case para os acadêmicos visitarem por se tratar de uma cooperativa que possui um modelo diferenciado de governança corporativa. “Após cada visita realizada aqui surgem profundos e inteligentes debates sobre o tema em sala de aula. Os alunos conseguem sentir na prática como funciona uma verdadeira cooperativa. A Dália, com toda a sua tradição e modelo, é referência para nós que estudamos o cooperativismo e o colocamos em prática diariamente”, disse o professor.

Após almoço no restaurante da empresa, o grupo circulou pelo Supermercado, pela área Administrativa, seguiu para visitas externas ao Complexo Lácteo de Palmas, em Arroio do Meio, às obras do Complexo Avícola e ao Condomínio Leiteiro com Ordenha Robotizada, todos em Arroio do Meio.