No dia 10 de novembro, uma comitiva de alunos do curso de graduação da Escoop realizou visita técnica à cooperativa Santa Clara, no município de Carlos Barbosa. A visita fez parte da disciplina “Fundamentos de Administração”.

Os alunos foram recebidos por Tatiana Scheibel, e, de imediato, assistiram a apresentação do agrônomo e gerente do setor leiteiro da cooperativa, Mauricio Bonafé, que falou sobre dados societários, econômicos e financeiros da cooperativa; relacionamento da cooperativa com seus associados, colaboradores, clientes e fornecedores da cooperativa.

Em seguida, o grupo visitou a planta industrial de leite, onde o gerente industrial apresentou a planta, os processos de produção de leite longa vida e, parcialmente, o processo de queijo e respondeu questões de gestão de processo e gestão de pessoas.

Por fim, foi realizada visita a uma fazenda de produção de leite tipo “B” de um associado da cooperativa Santa Clara, onde o grupo teve a oportunidade de conhecer o processo de produção de leite, compreendendo o rebanho, a ordenha, resfriamento e transporte. Os proprietários responderam questões de gestão de fazenda de produção de leite e de sua ligação com a cooperativa.

Segundo o professor da disciplina, Geronimo Grando, as visitas técnicas contribuíram, muito para o entendimento da disciplina de Fundamentos de Gestão e mostraram a prática dos termos “cooperativismo”, muito presente na cooperativa Santa Clara.

CONFIRA TAMBÉM

Cooperativas  gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop

Cooperativas gaúchas serão objeto de pesquisa da Escoop  Projeto, coordenado pela professora Cinara Alves, foi aprovado pelo Conselho Acadêmico e Administrativo   As cooperativas do Rio Grande do Sul serão objeto de pesquisa da Escoop a partir deste mês. O...